Fauna europeia

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
tiago26
Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

sábado abr 25, 2009 10:53 am

Bom dia, após ter visto o programa na sic sobre os direitos dos animais gostava de saber qual a opinião dos menbros em relação a legalização de ter fauna em cativeiro.Será bom ou mau?e porque?
Cmp
Tiago Ferreira
tente
Membro
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

sábado abr 25, 2009 2:15 pm

Tive finalmente o conhecimento que as directivas que portugal assinou em relação á fauna euro não tem nada a ver com as de Espanha e então eles fazem o seguinte
Quando os passaros novos saiem debaixo da alçada dos progenitores todo o amante destas aves pode apanhar no máximo 5 por dia durante um certo tempo que depois de terem eventualmente criado(descendentes) em cativeiro no ano seguinte teem que soltar uma certa quantidade de passaros que é visualizada e conduzida atravez de associações e entidades estatuais como por exemplo policia florestal etc pra se certificarem que essas pessoas soltam mesmo á liberdade certa quantia por individuo ,chegam até a dormir no local da caça dias ,vejam só
Agora compriendo porque é que teem tanta variedade de aves ,obrigado apanham 50 e no ano seguinte soltam 40
Cá infelizmente não se faz isso ,aliás está uns videos no youtube com a solta e uma grande patuscada e convivio ,assim sim
Por cá penso que isso nunca será possivél ,derivado á porcaria destes politicos que nada fazem ou fizeram por os portugueses.
Directivas iguais não acredito e não é só nisto, tb nas leis do trabalho não são iguais como a nivel de segurança social e finanças ,mesmo como da noite pró dia :? :?
PORTUGAL SEMPRE FOI ATRASADO ,COMO DIZEM OUTROS EUROPEUS .
tiago26
Membro

sábado abr 25, 2009 2:43 pm

eu também já vi diversos videos desses mas a minha dúvida é se as aves sao auto-didatas?será que elas subrevivem mesmo sem os pais lhe terem passado os "conhecimentos" de caça?
giim
Registado: sábado abr 25, 2009 9:04 pm

sábado abr 25, 2009 9:29 pm

Boas

Eu acho que tem que se legalizar a posse de fauna europeia,tal como se faz em qualquer pais,porque é que se pode manter bicos curvos e outras aves em cativeiro e fauna europeia nao?

Quais os direitos que estes animais tem? Os mesmos que os outros de estimação,estima-los e trata los com carinho e dedicação.Nem mais nem menos.
Nao vejo uma sequer razão de nao se poder ter aves em cativeiro.

Quanto a lei que os espanhóis tem é estúpida e anti natural,nao se devia soltar aves se nao estiverem em perigo de extinção,nem tao pouco retirar da natureza,deviam somente criar um suficiente numero em cativeiro,se ao fim de tantos anos ainda nao o conseguiram é porque nao sao la grandes criadores,nesse caso deviam tentar criar moscas.
As aves que retiraram da natureza para criar em cativeiro devia continuar em cativeiro,para criar mais e nao ter que se estar a repetir esse processo continuamente.

cumprimentos
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado abr 25, 2009 9:45 pm

Bom dia, após ter visto o programa na sic sobre os direitos dos animais gostava de saber qual a opinião dos menbros em relação a legalização de ter fauna em cativeiro.Será bom ou mau?e porque?
Depende muito da forma como essa 'legalização' for feita.
Pessoalmente não me passa sequer pela cabeça pensar em legalização de capturas. Já há demasiados elementos agressores na natureza que colocam em causa o futuro dessas aves, não é preciso que ainda o façam perigar mais por meio de capturas.
No entanto, não vejo porquê não estabelecer um momento no tempo e legalizar a posse de todas as aves que se encontram em cativeiro, mesmo que ilegais face à lei actual. Isto, é claro desde que essas aves sejam comprovadamente de cativeiro, seja porque estão anilhadas, seja porque são mutações não presentes na natureza ou hibridos.
Só a legalização possibilitará que aqueles que pretendem fazer criação destas aves o possam fazer de forma legal. E só com uma oferta consolidada para venda de aves legais se pode combater verdadeiramente o mercado de ilegais. Uma vez estas condições estabelecidas, é ter braço de ferro para quem captura, vende ou detém aves que não sejam legais.
tiago26
Membro

sábado abr 25, 2009 9:58 pm

mas uma questão é que se manter aves em cativeiro é um "erro" porque é que se há de ter mais ainda?
Cumps
Tiago Ferreira
PauloC1
Membro Veterano

sábado abr 25, 2009 10:15 pm

tiago26 Escreveu:mas uma questão é que se manter aves em cativeiro é um "erro" porque é que se há de ter mais ainda?
Manter aves em cativeiro, na minha opinião pessoal, não é um erro. Tudo depende da forma como se faz. Por exemplo será um erro é soltar para a liberdade os canários que actualmente temos em cativeiro e que são resultado de seculos de domesticação. Na minha prespectiva, ter aves em cativeiro será um erro tão grande como ter peixes num aquário, um cão em casa ou um cavalo no seu estábulo. Tudo depende da forma como se trata e da origem do animal em questão.
O erro, no meu ponto de vista, não está em ter uma ave em cativeiro, mas sim em tornar cativas aves selvagens ameaçadas. Pior ainda quando as mantêm em condições deploráveis e sem o minimo de conhecimentos para mantê-las. Isso sim é um erro e é condenável.
Mas aceito a opinião de quem acha que não se devem ter aves em cativeiro, sejam quais forem. É o direito à opinião que cada um tem. Simplesmente não acho que essa opinião me deva condicionar, e não é por causa disso que vou já soltar os meus canários e condená-los à morte.
tiago26
Membro

sábado abr 25, 2009 10:55 pm

Exatamente, eu também partilho dessa opinião até porque sou um amante de canários de canto, soltar as aves agora está completamente fora de hipotese, não há nem vai haver legislação para as aves que já temos domesticadas...mas esse factor de ser contra por fauna em cativeiro também pode ser vista pelo seu lado positivo, nao sera bom te-las em cativeiro?assim certamente elas nao se extinguiam...até porque ha criadores de aves que certemente se iam interessar por esses tipos de aves e dedicarem-se a sua criação e aumento do numero de exemplares...só ai acho que ia deixar de ser uma espécie ameaçada...
Cumps
Tiago Ferreira
PauloC1
Membro Veterano

sábado abr 25, 2009 10:59 pm

tiago26 Escreveu:Exatamente, eu também partilho dessa opinião até porque sou um amante de canários de canto, soltar as aves agora está completamente fora de hipotese, não há nem vai haver legislação para as aves que já temos domesticadas...mas esse factor de ser contra por fauna em cativeiro também pode ser vista pelo seu lado positivo, nao sera bom te-las em cativeiro?assim certamente elas nao se extinguiam...até porque ha criadores de aves que certemente se iam interessar por esses tipos de aves e dedicarem-se a sua criação e aumento do numero de exemplares...só ai acho que ia deixar de ser uma espécie ameaçada...
E estamos de acordo. Na minha opinião a preservação de aves como o pintassilgo não passa pela proibição da captura pura e simples. Já se viu que isso não resulta. Desde logo porque a fiscalização não é eficaz, mas também porque o hábito de manter esta especie em cativeiro já está de tal maneira arreigado que dificilmente acaba. Assim, só mesmo pelo incentivo à criação em cativeiro e pelo estabelecimento de um circuito comercial de aves criadas desta forma (tal como ém alguns outros paises), e em conjunto com uma fiscalização eficaz e penas duras, se pode realmente minimizar o problema.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo abr 26, 2009 2:05 pm

tente Escreveu:Tive finalmente o conhecimento que as directivas que portugal assinou em relação á fauna euro não tem nada a ver com as de Espanha e então eles fazem o seguinte
Quando os passaros novos saiem debaixo da alçada dos progenitores todo o amante destas aves pode apanhar no máximo 5 por dia durante um certo tempo que depois de terem eventualmente criado(descendentes) em cativeiro no ano seguinte teem que soltar uma certa quantidade de passaros que é visualizada e conduzida atravez de associações e entidades estatuais como por exemplo policia florestal etc pra se certificarem que essas pessoas soltam mesmo á liberdade certa quantia por individuo ,chegam até a dormir no local da caça dias ,vejam só
Agora compriendo porque é que teem tanta variedade de aves ,obrigado apanham 50 e no ano seguinte soltam 40
Cá infelizmente não se faz isso ,aliás está uns videos no youtube com a solta e uma grande patuscada e convivio ,assim sim
Por cá penso que isso nunca será possivél ,derivado á porcaria destes politicos que nada fazem ou fizeram por os portugueses.
Directivas iguais não acredito e não é só nisto, tb nas leis do trabalho não são iguais como a nivel de segurança social e finanças ,mesmo como da noite pró dia :? :?
PORTUGAL SEMPRE FOI ATRASADO ,COMO DIZEM OUTROS EUROPEUS .
Está a distorcer tudo...

A directiva em causa é a mesma sim! Trata-se da Directiva Comunitária 79/409/CEE, mais conhecida por Directiva Aves e que pretende que cada um dos Estados Membros tome as medidas necessárias para garantir a protecção das populações selvagens das várias espécies de aves no seu território da União Europeia.

Simplesmente Espanha (em algumas províncias) tinha legislação própria sobre Silvestrismo e que entrou como regime de excepção quando a dita Directiva foi ratificada e regulamentada. Ou seja: "é proibido isto e aquilo, exceptuando o que está previsto na legislação x e y".

O Silvestrismo, dependendo das provincias em causa, funciona mais ou menos assim em Espanha:
- São autorizadas 2 épocas de captura: A de Verão (pós-nidificação) e a de Outono (passagem).
- Apenas é permitido um número de exemplares constante da quota de captura (não sei quantos, mas creio que varia de província para província).
- Apenas é permitido ficar com machos jovens (do ano). Tudo o que é fêmeas e machos adultos é libertado na hora.
E não, não andam a libertar aves nascidas em cativeiro. Libertam sim, após alguns meses, todas as aves que capturaram entretanto e que não servem para concurso (aves que não se adaptaram bem ao cativeiro, aves que cantam mal, etc.).

Se eu concordo com este sistema? Não.
1- Não incentiva a criação em cativeiro, baseando-se os concursos em aves capturadas, ano após ano.
2- São libertadas muitas aves que já estiveram demasiado tempo em cativeiro, muitas das quais não se irão adaptar convenientemente.
3- Embora com uma fiscalização bastante eficaz, é algo fácil um furtivo passar despercebido e andar à conta disto a capturar aves para venda sem o mínimo de condições.
Podem ver aqui um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=u_qy35UKTMs

Concordo com a legislação base existente em Portugal, onde está prevista a detenção de avifauna europeia comprovadamente de cativeiro.

Só não concordo que a regulamentação para tal, esteja há 4 (QUATRO) anos para sair e continue ainda hoje algures pelas gavetas da Secretaria de Estado.
Como também não concordo com quem continua a capturar aves silvestres, baseado em "desculpas" de que é impossivel criar em cativeiro...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
tiago26
Membro

domingo abr 26, 2009 2:47 pm

já agr uma pergunta, parece que algumas pessoas são contra a libertaçao das aves, mas se elas "se safam" se forem soltas (coisa que eu nao sei se é verdade mas gostava que saiba me diga) porque não soltar essas mesmas aves que nascem em cativeiro?
Cumps
Tiago Ferreira
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

domingo abr 26, 2009 3:32 pm

porque não se vão adaptar como as verdadeiras selvagens, isto se na sua maioria sobreviver, e não é preciso ler muito para se saber que sempre que o homem tenta introduzir alguma especie á sempre M****
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
luist
Membro
Registado: terça jan 02, 2007 5:38 pm

domingo abr 26, 2009 5:47 pm

Então sr.papa isso diz-se?!?!?!?!?!?!?!?
tiago26
Membro

domingo abr 26, 2009 6:40 pm

realmente, temos que exprimir a nossa opiniao da melhor maneira, mas que é um facto que o pais assim nao desenvolve é, mas aqui o que se poe em causa é o porque de não sair a legislação de uma vez...
Cumps
Tiago Ferreira
PauloC1
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 7:16 pm

Só não concordo que a regulamentação para tal, esteja há 4 (QUATRO) anos para sair e continue ainda hoje algures pelas gavetas da Secretaria de Estado.
Como também não concordo com quem continua a capturar aves silvestres, baseado em "desculpas" de que é impossivel criar em cativeiro...
Essa é que é essa. É que muita gente que gostava de fazer criação à séria tem de continuar na marginalidade, pois nem as mutações inexistentes na natureza são legais. E muitos dos verdadeiros pervaricadores, com a desculpa que o legislador não ata nem desata, vão continuando os seus abusos porque "não se pode criar" e assim como assim, ilegal por ilegal sempre é mais fácil e barato capturar aves ou comprar aves capturadas.
Acho é que muitas das pessoas que pretendem a legalização da posse de aves da fauna estão convencidas que a legislação que há-de vir lhes vai permitir legalizar as aves que compraram ao passarinheiro e que têm lá em casa há vários anos, o que não é verdade. O que irá ser legal é deter fauna COMPROVADAMENTE de cativeiro, e isso só se prova com PAPEIS. E aves da fauna com papeis não são portuguesas de certeza ;)
Por isso, quando a fauna for legal, ou se dispõem a dar um saltinho ao estrangeiro e compram aves legais e devidamente documentadas, ou nada feito!
Pela minha parte, uma ave anilhada com anilhas de medida oficial era suficiente para provar a sua origem de cativeiro, mas duvido que o legislador pense assim.
Responder

Voltar para “Aves”