Olá pessoal, faz uma semana apareceu um periquito australiano azul no jardim da minha empresa.
Pelo que pesquisei é macho e filhotão, ainda não tem todas as penas bem formadas, nem aquelas bolas pretas no pescoço.
Ele está numa gaiola enorme que era da minha papagaia, se alimentando de ração trill, propria para periquitos.
Mas o que estranhei desde o começo foi que ele está ofegante, achei que no começo era porque tinha voada, estava cansado mesmo, mas passada 1 semana e ele esta do mesmo jeito.
Bom hoje ele deu um espirro...
E assim, ele é quietão, as vezes fia, mas bem de leve e fica quietinho no puleiro.
Como não tenho experiencia com a especie não sei se é normal devido a adaptação, ou se seria um problema de saude.
Disconheço um bom veterinario de aves aqui na minha cidade.
Muito Obrigada desde já.
Periquito resfriado?
Está muito calor no local onde ele está alojado? Ele faz algum ruído ao respirar? Se está calor, não faz ruídos a respirar, come e bebe normalmente (nem demais nem a menos) e não está embolado, provavelmente será apenas calor que ele sente e seria conveniente mudá-lo para um local mais fresco. Um outro sinal de que têm calor é afastarem as asas do corpo. Já o viu fazer isso?
Um espirro de vez em quando é normal, não é sinal de doença.
Quanto ao facto de estar muito quieto, talvez estivesse habituado a ter companhia de onde veio e se sinta só.
Em todo o caso, era bom que tentasse encontrar um veterinário de exóticos na sua zona.
Um espirro de vez em quando é normal, não é sinal de doença.
Quanto ao facto de estar muito quieto, talvez estivesse habituado a ter companhia de onde veio e se sinta só.
Em todo o caso, era bom que tentasse encontrar um veterinário de exóticos na sua zona.
Sim, não me lembrei disso: eles ficam ofegantes (i.e., respiram com o bico aberto) se estão assustados. Mas isso ocorre quando alguém em quem ainda não confiam se aproxima ou quando algo os assusta: tente observá-lo de longe e veja se esse comportamento é constante ou está relacionado com a sua aproximação. Se for a segundo caso, deve ser só stresscarloscc Escreveu:Pode ser da adaptação ao novo "lar". Não o stress e tente acalmá-lo falando com ele regularmente. Vigie se come e bebe, embora seja natural que na 1ª semana não coma muito.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
- Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant
O coisa que podes fazer para aliviar, é quando tomares banho, mete a gaiola na casa de banho, para estar sujeito ao vapor, isso ajuda bastante
caso isso continua, poderá ser ácaros no sistema respiratório, vai a alguma loja e procura algo eficaz contra isso, dá-lhe o produto, vais ver que melhora se for disso
Cprs
caso isso continua, poderá ser ácaros no sistema respiratório, vai a alguma loja e procura algo eficaz contra isso, dá-lhe o produto, vais ver que melhora se for disso
Cprs