Papagaio Cinzento bebe

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
OctZagalo
Membro Júnior
Registado: segunda mai 07, 2007 10:51 pm

quinta mai 07, 2009 3:10 pm

Adquiri à coisa de uma semana um papagaio cinzento com 2 meses e uma semana criado a partir dos 10 dias sempre à mão.

Ate ao momento so tive boas experiencias com ele e dá um gosto imenso assistir ao desenvolvimento da ave nesta fase em que se nota quase tudo. Por exemplo quando veio para mim ainda nao tinha o pescoço completo de penas coisa que agora apenas uma semana depois já tem.

Outra coisa engraçada é que com o passar dos dias ele explora cada vez mais a gaiola e ja começa a tentar subir pela mesma so que nao tem força para o fazer :lol:

agora é o seguinte, tenho algumas questoes que penso que aqui me irao tirar

o papagaio esta actualmente com 3 refeiçoes diarias de papa, tenho notado que cada dia que passa, principalmente à hora "do almoço" come menos e que a seguir à refeiçao da papa ele vai picar as sementes e a racao que ele tem na gaiola e vai comendo qualquer coisa, a questao entao é: quando sei que o papagaio esta pronto para deixar as 3 refeiçoes para passar a 2?

outra questao é: o poleiro, a gaiola que ele tem é grande e espaçosa e tem varios poleiros para ele mas o que gostava de perguntar é se ele "aprende" sozinho a estar no poleiro ou tenho que o ir "forçando" a estar no poleiro? hoje quando o estava a limpar meti o levezinho em cima do poleiro mais baixo que tenho (caso ele caisse por alguma razao nao se magoava pois estava a so 3 dedos do chao) mas vi que ele "tremia", que tinha medo, que nao estava habituado...

terei que fazer algo para ele perder esse medo ou é so com o tempo?

Obrigado e agradeco a ajuda de pessoas mais entendidas :D
anarossa30
Registado: sábado abr 04, 2009 7:13 pm

quinta mai 07, 2009 7:19 pm

Ola

Meu nome é ana cristina e sou de setubal tenho uma papagaia de quase 7 meses.
Eu nao tenho muita esperiencia com papagaios mas vou contar a historia da minha pipoca.
A pipoca fez agora 3 meses que está cá em casa e acho que tinha 3 meses feitos quando chegou a mim ou ia fazer 4.
Nao tinha penas atras do pescoço era muito engraçada.
Em relaçao ao comer nao lhe posso adiantar muito porque a minha já comia o comer dela mas nós faziamos um miminho com bolacha maria e agua tudo desfeito.
Agora posso dizer-lhe que ela durante 1 mes e meio andou á solta em casa ate voar depois quando começou a voar tivemos que decidir por uma gaiola.
Poeliros só poleiros nao aconselho porque pode nao estar em casa e se tiver corrente pode voar e depois ficar pendurado e lá vai o seu amigo papagaio.
Compramos gaiola e desistimos do poleiro ela ate gosta de estar na gaiola .
Tiramos de vez em quando da gaiola mas como já voa vai logo para a a gaiola.
Os meus vizinhos que sao piores que animais fizeram barulho eu moro num r/c e por causa do barulho tive que a tirar da cozinha e pola no escritorio.
Tem uma personalidade muito forte e só faz o que lhe apetece.
Nao o obrigue a ir para o poleiro é muito pequenino e pode assustar-se.
Ela só foi para a agaiola ao fim de quase 2 meses de estar cá em casa.
Ela gosta de musica, já fala começou logo com 3 meses assobiar.
Já diz ola, rui (meu marido, Ana (eu ), imita um burro porque ouve RFM quando nós nao estamos em casa.
Amigo tenha paciencia e desfrute o seu amigo é um animal que faz companhia.
Vá dizendo como esta o seu papgaio e já agora como se chama ele.
Ate um dia

Ana Rossa
Pipoca
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta mai 07, 2009 9:02 pm

Bem, parece-me que ambos devem pesquisar bastante acerca do tema para poderem dar uma boa qualidade de vida aos vossos amiguinhos que vos irão dar muitas alegrias.
Quanto à alimentação via seringa, dê-lhe até ele querer, os criadores gostam de desmamar com 3 meses, mas isso é um mito, as araras por exemplo, aos 10 meses apesar de comerem sozinhas, ainda recebem alguma comida dos pais, isto na natureza claro.
Agora pense, o seu papagaio toma-o como a mãe dele, quem lhe dá comida? Logo, quanto mais tempo o ritual de alimenta-lo durar maior afinidade criará consigo. Pense sempre no seu papagaio como sendo uma criança, neste momento é um bebe de 2 meses que poderia comparar a uma criança com 3 a 6 meses, come, dorme e começa a perceber quem lhe faz coisinhas boas. Mas claro que um papagaio desenvolve-se mais rápido que uma criança, aos 4 anos são adultos com maturidade para acasalar. Aproveite estes próximos meses muito bem, pois nos próximos 6 meses o seu papagaio será um adolescente de 13 anos naquela fase chamada do armário... Tem de lhe dar a melhor educação possivel para que se torne um adulto educado, simpatico e que gosta muito de si.
Quando começar a voar, deve ensina-lo a vir ter consigo, pode usar o momento da alimentação para isso, quando ele começar a voar deixe-o solto e afaste-se e vá chamando, isto com a ave no chão, e cada vez que ele for ter consigo faça uma festa e dê-lhe comida, aproveite o momento da alimentação para o ensinar a vir ter consigo, inicialmente a andar e depois a voar, assim, quando crescer virá a voar ter consigo sempre que o chamar. Espero que dê para perceber a ideia, não queria treinar nada nesta fase mas sim ensinar os habitos que gostava que o seu papagaio tivesse.
Quanto a viver no poleiro ou em gaiola, penso que é uma decisão individual, não concordo que porque voa de um lado para o outro se feche na gaiola, eles adoram voar, se os ensinarmos a vir ao chamamento podem voar para vir ter conosco e assim não andam a voar para todo o lado. Eu infelizmente e por na altura não saber mais, cortei as guias às minhas mas estão a começar a crescer e vou ensinar-lhes mais tarde vôo livre, por agora quero que comecem a voar em casa...
As minhas vivem soltas num parque de diversões e não fazem muitas asneiras, claro que sei que arrisco ao deixa-las soltas na cozinha quando não estou em casa, estou até a pensar em comprar uma gaiola para quando não estou. O ideal é que tenham uma gaiola e um poleiro, quando estão sozinhos em casa ficam na gaiola e quando estamos deixamos que andem pela casa e fiquem no poleiro.

A corrente na pata é algo imensamente errado, traumatiza a ave e é muito perigoso, imagine que se enrola e passa o dia todo sem beber nem comer, pode daí desencadear uma doença, isto para não falar que com um susto podem saltar do poleiro e partir a pata com o esticão.... Enfim, corrente NÃO.

Espero ter ajudado, e peço desculpa se feri alguma susceptibilidade mas acreditem, um papagaio é uma ave muito complexa, o estudo é imprescindivel a um dono dedicado.
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta mai 07, 2009 9:12 pm

OctZagalo Escreveu:Adquiri à coisa de uma semana um papagaio cinzento com 2 meses e uma semana criado a partir dos 10 dias sempre à mão.

Ate ao momento so tive boas experiencias com ele e dá um gosto imenso assistir ao desenvolvimento da ave nesta fase em que se nota quase tudo. Por exemplo quando veio para mim ainda nao tinha o pescoço completo de penas coisa que agora apenas uma semana depois já tem.

Outra coisa engraçada é que com o passar dos dias ele explora cada vez mais a gaiola e ja começa a tentar subir pela mesma so que nao tem força para o fazer :lol:

agora é o seguinte, tenho algumas questoes que penso que aqui me irao tirar

o papagaio esta actualmente com 3 refeiçoes diarias de papa, tenho notado que cada dia que passa, principalmente à hora "do almoço" come menos e que a seguir à refeiçao da papa ele vai picar as sementes e a racao que ele tem na gaiola e vai comendo qualquer coisa, a questao entao é: quando sei que o papagaio esta pronto para deixar as 3 refeiçoes para passar a 2?

outra questao é: o poleiro, a gaiola que ele tem é grande e espaçosa e tem varios poleiros para ele mas o que gostava de perguntar é se ele "aprende" sozinho a estar no poleiro ou tenho que o ir "forçando" a estar no poleiro? hoje quando o estava a limpar meti o levezinho em cima do poleiro mais baixo que tenho (caso ele caisse por alguma razao nao se magoava pois estava a so 3 dedos do chao) mas vi que ele "tremia", que tinha medo, que nao estava habituado...

terei que fazer algo para ele perder esse medo ou é so com o tempo?

Compreendo perfeitamente as suas dúvidas e a sua preocupação em proporcionar à sua ave as melhores condições possiveis.

O que me preocupa nesta situação é que estas dúvidas não tenham sido devidamente esclarecidas por quem lhe vendeu a ave, ainda para mais, quando ainda de encontra numa fase de dependência.

Cabe ao criador a responsabilidade de transmitir conselhos, dar apoio e acompanhar na medida do possivel a evolução da ave nos primeiros tempos nas mão do novo proprietário.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
OctZagalo
Membro Júnior

quinta mai 07, 2009 11:37 pm

Em primeiro lugar obrigado pelas respostas...

Quanto á questao do criador e que ele me devia ter esclarecido nesse ponto estou super contente com o mesmo porque qualquer coisa é so ligar e ele prontamente me tira as duvidas.

as duvidas que coloquei foi para nao estar a "incomudar" o sr, e com as duvidas que coloquei aqui, coloquei tambem quando adquiri a ave ao criador e ele disse-me que aos poucos a ave ia começando a comer cada vez menos da papa e cada vez mais o alimento que eu lá puser, e de facto isso está a acontecer a minha unica duvida era perceber quando devo "retirar" o almoço dado por mim.

quanto à questao do poleiro lembrei-me quando estava a escrever o post e segui embalado e perguntei aqui...

uma coisa que hoje comecei a tentar fazer foi a pouco e pouco ir segurando no meu amigo pelas patas so que ele ainda se sente bastante nervoso com o facto de eu lhe tocar nas patas..mas penso que com paciencia daqui a uns dias ele já nao terá qualquer problema em que lhe mexa na patita:)

o meu papagaio esta numa gaiola grande das que têm o poleiro por fora (para alem dos interiores) e quando estou em casa ele vem comigo para o meu quarto para se ir ambientando às outras partes da casa, penso que faço bem nisso ate porque foi assim que me "ensinaram".

p.s. o meu novo amigo é o levezinho :lol:
OctZagalo
Membro Júnior

quinta mai 07, 2009 11:41 pm

PaulloSantos Escreveu:
OctZagalo Escreveu:Adquiri � coisa de uma semana um papagaio cinzento com 2 meses e uma semana criado a partir dos 10 dias sempre � m�o.

Ate ao momento so tive boas experiencias com ele e d� um gosto imenso assistir ao desenvolvimento da ave nesta fase em que se nota quase tudo. Por exemplo quando veio para mim ainda nao tinha o pesco�o completo de penas coisa que agora apenas uma semana depois j� tem.

Outra coisa engra�ada � que com o passar dos dias ele explora cada vez mais a gaiola e ja come�a a tentar subir pela mesma so que nao tem for�a para o fazer :lol:

agora � o seguinte, tenho algumas questoes que penso que aqui me irao tirar

o papagaio esta actualmente com 3 refei�oes diarias de papa, tenho notado que cada dia que passa, principalmente � hora "do almo�o" come menos e que a seguir � refei�ao da papa ele vai picar as sementes e a racao que ele tem na gaiola e vai comendo qualquer coisa, a questao entao �: quando sei que o papagaio esta pronto para deixar as 3 refei�oes para passar a 2?

outra questao �: o poleiro, a gaiola que ele tem � grande e espa�osa e tem varios poleiros para ele mas o que gostava de perguntar � se ele "aprende" sozinho a estar no poleiro ou tenho que o ir "for�ando" a estar no poleiro? hoje quando o estava a limpar meti o levezinho em cima do poleiro mais baixo que tenho (caso ele caisse por alguma razao nao se magoava pois estava a so 3 dedos do chao) mas vi que ele "tremia", que tinha medo, que nao estava habituado...

terei que fazer algo para ele perder esse medo ou � so com o tempo?

Compreendo perfeitamente as suas d�vidas e a sua preocupa��o em proporcionar � sua ave as melhores condi��es possiveis.

O que me preocupa nesta situa��o � que estas d�vidas n�o tenham sido devidamente esclarecidas por quem lhe vendeu a ave, ainda para mais, quando ainda de encontra numa fase de depend�ncia.

Cabe ao criador a responsabilidade de transmitir conselhos, dar apoio e acompanhar na medida do possivel a evolu��o da ave nos primeiros tempos nas m�o do novo propriet�rio.

Sr Paulo Santos, tenho 2 pastores alemaes, 1 esquilo e 1 aquario de metro e 20...e coisa que faço sempre questao é que os animais tenham tudo o que precisam, porque entendo que se os adquiri tenho que os tratar da melhor maneira possivel para que se sintam felizes.

Eu ofereci o papagaio à minha mae no dia da mae no entanto acabo por ser eu a passar mais tempo com ele (tenho 20 anos, apenas estudo, o que me dá tempo para tratar da bixarada toda com amor e carinho).

todas as questoes que aqui colocar gostava que me ajudassem porque se à coisa que admiro é o saber dos mais velhos e aprende-se muito com as coisas que nos dizem e nisso espero contar com a vossa ajuda :D
Responder

Voltar para “Aves”