Na passada terça-feira encontrei um pardaleco bebé (ja com penas e tentando voar) preso no respirador da minha casa de banho. Tentei ir soltá-lo no jardim em frente à minha casa, mas o pequeno, mesmo já voando um pouquito. agarrou-se com todas as forças ao meu dedo e não quis ir à sua vida. O pior é que lembrou-se de voar dentro de casa e uma das minhas gatas mordeu-o...
Desde então, tenho-o alimentado com uma mistura de papa para criação de canários juntamente com papa insectívora. Dou-lhe também maçã, pêra e diversificados bagos de arroz cozidos, que ele adora e tem assim sobrevivido desde então...
Agora o meu problema é q ele, quando quer comer pia que se farta, mas ao fim de um tempo, se não lhe dou de comer, vai comer o q tem no fundo da gaiola, mas só come o arroz, nem pega nas frutas mesmo quando pede sofregamente que lhas dê ao bico, para depois debicá-las sozinho!
E agora também já vai recusando a papa que lhe estou a dar através da seringa...
Vinha assim, se não for incómodo, pedir ajuda em relação a algumas das minhas questões:
1- de quanto em quanto tempo lhe devo dar de comer? (visto trabalhar e não poder estar sempre em casa, por vezes por um período superior a 8h)
2 - Será que quando ele fica sozinho em casa o arroz é suficiente para que se sinta satisfeito, até eu chegar a casa e lhe dar a papa? E devo eu continuar a dar-lhe esta papa?
3 - E de noite, devo-lhe dar de comer? Ele dorme num poleiro com a cabeça enrolada sobre as asas, nas primeiras noites ainda lhe dava de comer de 2h em 2h, mas ele agora ja nem pia a noite para comer...
4 - Ele costuma andar á solta por casa quando estou (sem gatas por perto) e fica na gaiola quando fica sozinho em casa, mas outro problema e q quando estou em casa e ele na gaiola, farta-se de piar e assim q abro as portas ele vem para a minha mao, e qd anda à solta, procura smp meter-se dentro dos meus lençois, encostado a mim... Era suposto eu devolvê-lo à natureza, mas tenho medo da impregnação, q me parece estar a ocorrer, o q devo fazer para desabituá-lo?
5 - E que devo eu dar-lhe de comer que seja o mais apropriado para a sua raça, de modo a não haverem carências nutricionais? Até porque tenho reparado nas suas fezes e ás vezes são um pouco sólidas mas transparentes, outras vezes são sólidas mas verdes, tendo ele já tido diarreia há 2 ou 3 dias atrás...
Peço desculpa pelo testamento, mas é a primeira vez q estou a criar um pássaro à mão, e ao contrário do q toda a gente me dizia, d q ele iria morrer, ja está cmg há 7 dias!!!
Agradeço toda a ajuda q me possam dar...
Obrigado