A sua ave ainda é bastante jovem, se não sofreu grandes traumas nos sitios onde ja passou, ainda vai bem a tempo de a domesticar. Se é um sozinho então, precisa mesmo de atenção e de alguem com quem interagir.
Tudo deve começar nos habitos, especialmente na alimentação, deve dar uma alimnetação variada e perceber quais os alimentos favoritos dele, com eles poderá criar uma relação de troca com a ave, que lhe proporcionará facilidade de ensinar o que seja. Tem de saber desde já que necessita muita calma, persistência e repetição, mas procure informação acerca de reforço positivo e comece desde já a reforçar todos os comportamentos que lhe agradam, e a desprezar os que lhe desagradam, pode iniciar por apenas reforçar com palavras simpáticas e tentar que venha comer da sua mão aquilo que mais gostar. Alimentá-lo através da sua mão, segurando a comida e deixando que venha buscar é a melhor forma de lhe dar a segurança que necessita para a aceitar como companheira/o.
Aquela que descobrir ser a sua guloseima favorita, retire totalmente da alimentação e a ave só tem acesso a ela pela sua mão. Pode aproveitar as horas de alimentação da ave para retirar o comedouro e tentar que venha comer da mão, por exemplo, ao apagar a luz à noite, retirar a comida e de manhã dar pela mão, tentar que venha durante uns minutos e se não se aproximar sequer, afastar-se uns 10 minutos e depois colocar o comedouro para que a ave possa comer. Na manhã seguinte repetir até que perca o med. Não recoloque o comedouro assim que desiste de esperar que venha comer da mão se não estará a recompensar não ter vindo ter consigo, daí o tempo de espera entre o desistir e o repor o comedouro, para que a ave se esqueça que esteve lá com a mão e não se aproximou, qualquer aproximação deve ser gratificada com palavras simpáticas em tom alegre e deixar que coma o que quiser que está na mão. Depois retirar a mão, a ave afasta-se e recomeçar até que venha assim que chegamos perto e chamamos.
Depois haveria muito mais para dizer mas não quero aqui deixar um testamento ainda maior, boa sorte
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com