Catatuas são ilegais em Portugal?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
caturra1fofa
Membro
Registado: sexta jul 10, 2009 2:10 pm

segunda jul 13, 2009 2:49 pm

Ouvi dizer que catatuas são ilegais em Portugal, mas no entanto há petsites de pessoas que têm catatuas e 2 conhecidos de um amigo meu também têm.
Queria saber se elas são ilegais em Portugal ou não?
Obrigado.
Fabluis
Membro
Registado: quinta abr 24, 2008 7:42 pm

segunda jul 13, 2009 3:03 pm

nao, mas tem de ter o CITES
caturra1fofa
Membro
Registado: sexta jul 10, 2009 2:10 pm

segunda jul 13, 2009 3:38 pm

e o que é o CITES?
tang
Membro Veterano
Registado: sexta mar 28, 2003 1:37 pm
Localização: westie,york,papagaio,tartarugas,peixes de agua salgada,muitos passaros,kois

segunda jul 13, 2009 6:30 pm

eu tenho uma e desde que tenha comprovativo de compra e devidamente anilhada
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça jul 14, 2009 12:06 am

tang Escreveu:eu tenho uma e desde que tenha comprovativo de compra e devidamente anilhada
Sim, mas a documentação da ave deve incluir o CITES dos pais que deverá depois ser enviado para o ICN, juntamente com a declaração de cedência/comprovativo de compra (pode ser através de fax). Só após o pagamento da legalização e a recepção do CITES da própria ave, por parte do ICN, a mesma se encontra legal.
Cumprimentos
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 14, 2009 12:34 am

caturra1fofa Escreveu:e o que é o CITES?
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57680

Mas se não quer perder tempo, então cá vai...

http://portal.icnb.pt/ICNPortal/vPT2007 ... n+-+CITES/

Siga os links à direita e em baixo...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Keen
Membro Júnior
Registado: terça abr 06, 2010 2:09 pm

terça abr 06, 2010 2:55 pm

Uma saudação a todos os membros. Sou novo no forum e tenho vindo a tirar duvidas antes da entrada de um novo membro para a familia (Catatua Alba) já vi muitos anuncios na net, mas na sua maioria parecem-me de particulares que em principio não devem ter facturas para passar e possivelmente muitos não terão o cites. Julgava que uma anilha legal era o suficiênte, que problemas poderão surgir se só tiver anilha, e será possivel a legalização desde que a anilha seja legal. Agradeço a quem me possa tirar estas duvidas pois estava decidido a que o novo membro viesse ainda este mês, e desde já o meu muito obrigado
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça abr 06, 2010 3:34 pm

Olá,
Aconselho a leitura da legislação actualmente em vigor a este respeito (encontra tópicos bem recentes sobre o tema aqui mesmo neste fórum).
Adianto-lhe no entanto desde já que todas as aves devem estar legalizadas, independentemente de se encontrarem na posse de particulares ou de ‘empresas’. Aliás, a maioria dos criadores destas aves em Portugal são mesmo pessoas particulares e não ‘Empresas’. Assim sendo, desde que a ave esteja legal e a pessoa em causa esteja registada como criador junto do ICNB, não tem porquê não adquirir uma ave passível de legalização a criadores particulares.
O meu conselho neste âmbito é apenas que esteja muito atento aos anúncios da net, e NUNCA envie dinheiro adiantado a NINGUÉM. O pagamento deve ser feito mediante a entrega de ave, e como o vendedor naturalmente também não quererá enviar-lhe a ave sem ter o dinheiro, aconselho sempre a que se desloque ao local onde a ave se encontra para adquiri-la. Isto até porque é impensável também adquirir uma ave sem a ver “ao vivo e a cores” ;).
Keen
Membro Júnior

quarta abr 07, 2010 7:29 am

Obrigado pela resposta. De qualquer forma a unica coisa de que eu tinha a certeza era não comprar sem ver, e ver a sociabilidade da ave que em principio se tiver sido criada à mão deve ser boa. Um abraço.
Keen
Membro Júnior

quinta abr 08, 2010 10:43 am

Embora se desvie um pouco do topico, venho só para encerrar o meu capitulo.
Já tenho mais um membro na familia, uma catatua alba, a CATY por ser catatua, se for macho é que vai ser uma chatice, é super sociavel, pois o criador agarrou- a pelo pescoço e pelo corpo para rapidamente a por numa pequena caixa de cartão, e aí eu pensei " quando chegares a casa vais estar uma fera", no entanto no caminho para casa abriu um buraco na caixa e só queria festas. Em casa so pede mimos. Já fala, diz olá, toma lá, e dá cá(esta ainda não ouvi) e faz um som que parece que se está a rir baixinho, mas o que ela gosta mais de dizer é "olá". Em principio vou já hoje registá-la a Santa Marta. Eu vou continuar por cá porque ainda estou na fase de aprendizagem para porporcionar o melhor bem estar à CATY e este forum foi o que eu encontrei melhor para isso. Um abraço a todos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta abr 08, 2010 11:04 am

Keen Escreveu:Embora se desvie um pouco do topico, venho só para encerrar o meu capitulo.
Já tenho mais um membro na familia, uma catatua alba, a CATY por ser catatua, se for macho é que vai ser uma chatice, é super sociavel, pois o criador agarrou- a pelo pescoço e pelo corpo para rapidamente a por numa pequena caixa de cartão, e aí eu pensei " quando chegares a casa vais estar uma fera", no entanto no caminho para casa abriu um buraco na caixa e só queria festas. Em casa so pede mimos. Já fala, diz olá, toma lá, e dá cá(esta ainda não ouvi) e faz um som que parece que se está a rir baixinho, mas o que ela gosta mais de dizer é "olá". Em principio vou já hoje registá-la a Santa Marta. Eu vou continuar por cá porque ainda estou na fase de aprendizagem para porporcionar o melhor bem estar à CATY e este forum foi o que eu encontrei melhor para isso. Um abraço a todos.
E não se esqueça de colocar Fotos ;)
luisbatrax25
Registado: sábado abr 10, 2010 6:29 pm

sábado abr 10, 2010 7:37 pm

olá a todos, estou cada vez mas interessado em comprar uma catatua alba mas não o queria fazer atraves de classificados, etc.. algum de voces sabe algum local/criador de confiança a quem possa comprar uma e ja agora :) uma estimativa do seu preço.

Cumprimentos Luis
Keen
Membro Júnior

terça abr 20, 2010 12:06 pm

Olá a todos,
Como tinha dito fui registar a Katy ao ICNB, e fiquei à espera que seja contactado para ir pagar (disseram que demorava três a quatro semanas),
no entanto vim agora a descobrir através da leitura do D.L. 211/2009 (art 13), que os certificados de propriedade só têm validade de três anos, isto para todas as especies , incluindo papagaios, araras, e outros abrangidos pelo cites. Assim e pelo que entendi de três em três anos temos que registar os nossos animais, para não entrar em incomprimento com os problemas que daí poderão advir.
Será que entendi mal, alguém conhecedor do assunto que se pronuncie.
Obrigado
Responder

Voltar para “Aves”