caturra brava com caturra mansa - sera boa ideia junta-las?
-
- Membro
- Registado: sexta jul 10, 2009 2:10 pm
Olá. Neste momento tenho uma caturra que não foi criada à mão e ainda não está domesticada. Ela come na nossa mão dentro da gaiola mas não se deixa tocar e nem sobe para o dedo. Estava a pensar comprar uma outra caturra, desta vez uma criada à mão para fazer companhia à que já tenho e também companhia a nós. Mas eu ouvi dizer que se juntar uma caturra brava com uma caturra mansa, a mansa acaba por se tornar brava. Isto é verdade?
E a caturra que eu vou comprar é mais nova que a que eu já tenho, será que a mais velha não se vai importar de partilhar o espaço com uma mais nova?
Obrigado, espero por respostas.
E a caturra que eu vou comprar é mais nova que a que eu já tenho, será que a mais velha não se vai importar de partilhar o espaço com uma mais nova?
Obrigado, espero por respostas.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
Uma vez que ainda não criou laços com a que tem, o mais provável é que essa ave crie laços com a nova caturra, sendo muito mais difícil de domesticar, porque depois tem um companheiro da própria espécie.
Em geral, as aves criadas à mão quando juntas a um companheiro da mesma espécie tornam-se mais ariscas e criam laços mais fortes entre si, relegando os companheiros humanos para segundo plano.
Se fosse eu, optaria por "trabalhar" primeiro a que tem, mas cada um sabe de si...
Em geral, as aves criadas à mão quando juntas a um companheiro da mesma espécie tornam-se mais ariscas e criam laços mais fortes entre si, relegando os companheiros humanos para segundo plano.
Se fosse eu, optaria por "trabalhar" primeiro a que tem, mas cada um sabe de si...
Cumprimentos
-
- Membro
Pois..Kikas123 Escreveu:Uma vez que ainda não criou laços com a que tem, o mais provável é que essa ave crie laços com a nova caturra, sendo muito mais difícil de domesticar, porque depois tem um companheiro da própria espécie.

A senhora tem uma ou mais caturras? se tiver, elas preferem estar consigo ou com os membros da mesma espécie?
Obrigado por responder

-
- Membro
então e se eu der muuuiiitaa atenção à caturra que foi criada à mão? Ela mesmo assim fica mais brava? E se eu der muita atenção à que foi criada à mão, a outra caturra amansa? 

-
- Membro
- Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm
Eu não sou peritacaturra1fofa Escreveu:então e se eu der muuuiiitaa atenção à caturra que foi criada à mão? Ela mesmo assim fica mais brava? E se eu der muita atenção à que foi criada à mão, a outra caturra amansa?

Porque não tenta primeiro fazer com que a sua caturra brava se habitue mais a si? Se ela já lhe come na mão ( especialmente com a mão dentro da gaiola ) acho que não vai durar muito até que ela comece a deixar você fazer-lhe festinhas

Espero ter ajudado

Cumprimentos! 

-
- Membro Veterano
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
Olácaturra1fofa Escreveu:Pois..Kikas123 Escreveu:Uma vez que ainda não criou laços com a que tem, o mais provável é que essa ave crie laços com a nova caturra, sendo muito mais difícil de domesticar, porque depois tem um companheiro da própria espécie.
Se fosse eu, optaria por "trabalhar" primeiro a que tem, mas cada um sabe de si...mas eu também ouvi dizer que a brava acaba também por amansar. Mas diga-me uma coisa, por favor
.
A senhora tem uma ou mais caturras? se tiver, elas preferem estar consigo ou com os membros da mesma espécie?
Obrigado por responder
Por agora tenho 1 caturra, o Kiko. Mas quando o Kiko chegou (não foi criado à mão), tinha outras duas irmãs que estava a criar à mão (que entretanto faleceram devido a complicações), e chegaram a estar as 3 juntas. Eu nunca consegui tocar no Kiko nessa altura ou interagir com ele, embora as outras estivessem sempre a chamar-me na gaiola e ansiosas para que me chegasse a elas, ele preferia sempre a companhia delas e nunca a minha. Só após a morte delas e com alguma paciência consegui conquistá-lo. No entanto, as caturras que estavam com ele eram criadas por mim desde os 10 dias de idade mais ou menos, logo, tinham uma forte ligação a mim, não se tornando mais ariscas por causa do Kiko. Tu estás a querer juntar uma caturra com a qual ainda não tens ligação com outra que, apesar de criada à mão, não o foi por ti, logo também não tem relação contigo. O que esperas que aconteça? Eu acho bastante precisível, para quem conhece psitacídeos. Mesmo duas aves, criadas à mão, e com relações com o dono, ao serem juntas, principalmente se formarem casal e procriarem, relegam o dono para segundo plano. No entanto, aconselho-o a pesquisar sobre o assunto. Existem diversos sites internacionais sobre psitacídeos em geral e caturras em particular que explicam isso mesmo.
Boa sorte
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
Olácaturra1fofa Escreveu:Pois..Kikas123 Escreveu:Uma vez que ainda não criou laços com a que tem, o mais provável é que essa ave crie laços com a nova caturra, sendo muito mais difícil de domesticar, porque depois tem um companheiro da própria espécie.
Se fosse eu, optaria por "trabalhar" primeiro a que tem, mas cada um sabe de si...mas eu também ouvi dizer que a brava acaba também por amansar. Mas diga-me uma coisa, por favor
.
Obrigado por responder
Por agora tenho 1 caturra, o Kiko. Mas quando o Kiko chegou (não foi criado à mão), tinha outras duas irmãs que estava a criar à mão (que entretanto faleceram devido a complicações), e chegaram a estar as 3 juntas. Eu nunca consegui tocar no Kiko nessa altura ou interagir com ele, embora as outras estivessem sempre a chamar-me na gaiola e ansiosas para que me chegasse a elas, ele preferia sempre a companhia delas e nunca a minha. Só após a morte delas e com alguma paciência consegui conquistá-lo. No entanto, as caturras que estavam com ele eram criadas por mim desde os 10 dias de idade mais ou menos, logo, tinham uma forte ligação a mim, não se tornando mais ariscas por causa do Kiko. No seu caso, quer juntar uma caturra com a qual ainda não tem ligação formada, com outra que, apesar de criada à mão, não o foi por si, logo também não tem relação consigo (sim, porque mesmo aves criadas à mão precisam de formar um laço com os novos donos, lá porque estão habituadas ao contacto humano não quer dizer que, imediatamente confiem no novo dono, as aves não são como os cães). O que espera que aconteça? Eu acho bastante precisível, para quem conhece um pouco psitacídeos. Mesmo duas aves, criadas à mão, e com relações com o dono, ao serem juntas, principalmente se formarem casal e procriarem, relegam o dono para segundo plano, não quer dizer que o reneguem mas deixa de ser o ser e a relação mais importante na vida deles, como é natural. No entanto, aconselho-o a pesquisar sobre o assunto. Existem diversos sites internacionais sobre psitacídeos, em geral e caturras em particular, que explicam isso mesmo e muitos outros aspectos.
Boa sorte
Cumprimentos
-
- Membro
Então, ( desculpem eu estar a ser insistente
) kikas, mas se eu der muiiittaaa atenção à caturra criada à mão, ou se ela for fêmea, ou eu as separar com tipo aquelas gaiolas que tem uma coisinha para separar ou entao ficarem em gaiolas separadas... não há nenhuma dessas maneiras?
Obrigado

Obrigado

-
- Membro
ah e kikas123, aqui a senhora também me aconselhou a ter outra: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=69699
A minha mãe disse que eu podia ter outra
-
- Membro Veterano
Quando disse isso estava a brincar, está lá o smilecaturra1fofa Escreveu:ah e kikas123, aqui a senhora também me aconselhou a ter outra: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=69699

E penso que, uma vez que não tem experiência em aves, deve aproveitar para conhecer a que tem, pesquisar e informar-se sobre essa espécie e os cuidados que devem ter (vitaminas, desparasitações, tudo o que envolve aves, no fundo e é bastante) e formar uma ligação com ela e daqui a uns tempos pensar noutra, antes de se aventurar numa nova ave quando ainda nem conhece bem a que tem. Mas isso tem a ver com a minha noção de responsabilidade que envolve animais de estimação. E nem sequer me vou pronunciar mais neste assunto, cada um sabe de si, logo, exprimi a minha opinião, baseada na minha experiência e no conhecimento que adquiri pesquisando sobre o assunto, mas cada um faz o que lhe parecer mais adequado.
Boa sorte
Cumprimentos
Consigo entender a sua vontade de ter já uma caturra criada à mão com o objectivo de ter logo uma ave com quem possa criar uma relação muito mais facilmente e só depois conquistar a que já aí tem, processo que exigirá mais de si, mas concordo com os outros foristas, dedique-se a essa enquanto tem apenas uma pois elas necessitam de companhia e agora você pode ser essa companhia que ela necessita. Quando essa lhe for comer à mão e lhe subir para o dedo, então aí pense em comprar outra, mas acabe de a criar, compre-a quando estiver a começar a comer e a comer apenas 3 vezes por dia, assim cria uma relação muito próxima com a nova, e mantém e estimula a que já tem a dar-se mais. Mas comece por conquistar essa e só depois pense noutra se não a ova vai aprender com essa a ser brava e mesmo criada à mão fica meio brava...
Não se pode ter uma relação forte em dois dias, as coisas demoram a conquistar. Descubra qual a guloseima preferida dela e retire da alimentação, dando-lhe apenas pela mão, inicialmente através da grade e depois dentro da gaiola até que lhe coma da mão e suba para o dedo.
Pode retirar a comida durante a noite e tentar dar-lhe pela mão logo de manhã antes de lhe fornecer comida para o dia. Se repetir este ritual varias vezes por dia, sempre com as guloseimas preferidas, num instante ele começa a responder.
Não se pode ter uma relação forte em dois dias, as coisas demoram a conquistar. Descubra qual a guloseima preferida dela e retire da alimentação, dando-lhe apenas pela mão, inicialmente através da grade e depois dentro da gaiola até que lhe coma da mão e suba para o dedo.
Pode retirar a comida durante a noite e tentar dar-lhe pela mão logo de manhã antes de lhe fornecer comida para o dia. Se repetir este ritual varias vezes por dia, sempre com as guloseimas preferidas, num instante ele começa a responder.
-
- Membro Veterano
Concordo com tudo à excepção de uma coisa, as caturras são das poucas espécies de psitacídeos que não precisam de serem criadas à mão para se afeiçoarem aos donos tal e qual tivessem sido. Basta que sejam adquiridas pelos novos donos assim que comecem a comer por si só, habitualmente uma a duas semanas após saírem do ninho. Não existe diferença entre caturras criadas à mão e caturras adquiridas nessa idade específica e depois domesticadas. Falo isto não só por experiência própria, como por contacto com criadores e conhecedores desta espécie em especial e pesquisa apurada sobre esta questão. Além de que se evitam todos os possíveis contratempos e complicações do criar à mão, já que o forista em causa é inexperiente no assunto, as aves são mais baratas e o resultado é exactamente o mesmo. Claro que este psitacídeo é uma excepção, não conheço muitas espécies de bicos curvos que possam ser domesticados após serem criados pelos pais com esta facilidade, no entanto, posso afiançar que é mesmo assim. A prova é que no próximo fim de semana irei buscar mais duas criadas pelos pais que só agora começaram a comer por si só e que aceitam muito bem o contacto humano. No entanto, a ave tem de ser adquirida nessa idade específica. Três semanas após saída do ninho, já será tarde demais para uma domesticação tão fácil.Joaoejoca Escreveu:Consigo entender a sua vontade de ter já uma caturra criada à mão com o objectivo de ter logo uma ave com quem possa criar uma relação muito mais facilmente e só depois conquistar a que já aí tem, processo que exigirá mais de si, mas concordo com os outros foristas, dedique-se a essa enquanto tem apenas uma pois elas necessitam de companhia e agora você pode ser essa companhia que ela necessita. Quando essa lhe for comer à mão e lhe subir para o dedo, então aí pense em comprar outra, mas acabe de a criar, compre-a quando estiver a começar a comer e a comer apenas 3 vezes por dia, assim cria uma relação muito próxima com a nova, e mantém e estimula a que já tem a dar-se mais. Mas comece por conquistar essa e só depois pense noutra se não a ova vai aprender com essa a ser brava e mesmo criada à mão fica meio brava...
Cumprimentos
-
- Membro
Desculpem a demora para responder mas, obrigado pela vossa ajuda. Quando a minha estiver domesticada ( acho que nem vou conseguir mas pronto..) talvez pense em adquirir outra.
Muito obrigado
Muito obrigado