preciso de ajuda ....em domesticar os periquitos bebes...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Periquita007
Membro
Registado: sexta jan 16, 2009 3:51 pm

domingo jul 26, 2009 9:05 pm

Olá ... Tenho 3 periquitos que estao no ninho, o mais velho nasceu dia 5 de julho, o 2º dia 7 de julho e o 3º dia 11 de julho...

Sei que para domesticar eles posso ir lá ao ninho com cuidado dar carinho a eles...etc....

Mas:

Hoje fui ao ninho tentei dar carinho a eles so que os 2 mais velhos começam a bicar a abrir o bico para bicar... :o

depois de alguns minutos tirei o periquito mais velho do ninho num instantinho e pôs ele na minha mao e começei a tentar fazer cariçias com muito cuidado... :roll: só que o periquito começou a piar baixinho e depois começou me a picar.. :( entao lá foi eu por ele no ninho...

Isto nao tem sido nada fácil, a mãe dos periquitos já nao anda tanto no ninho (embora á noite dorma lá para aquece-los e claro da de comer )..
Assim tenho mais opurtunidades de ir ao ninho mas os bebes sao muito arisco e têm medo de mim :cry:

Que faço:?:

Se alguem me podesse ajudar,ficava muito agradecida :wink: !!
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo jul 26, 2009 9:44 pm

Tem de ter paciência, não pode esperar que a primeira vez que lhe toca que ele seja logo seu amigo e lhe assobie...
Quanto bicarem, é a forma que conhecem para se defenderem, para se alimentarem e até para trocar carinhos com os irmãos. Tem de ter muita paciência se quer mesmo domesticar o piriquito, já num outro tópico penso que foi a si que respondi que seria melhor domesticar uma ave de cada postura, um a um é muito mais facil e provavel ter sucesso. Escolha um deles, e esse retire-o diariamente do ninho e esteja com ele na mão uns minutos e comece a mostrar-lhe as sementes e mostre-lhe que deve bicar as sementes e não os dedos, fugindo com os dedos e pondo a comida o mais perto do bico possivel. Pelas idades o maior deve estar a começar a cobrir de penas, assim que esteja totalmente coberto, já quase consegue ser independente mas faça como lhe digo, mantenha o contactop diário e vá oferecendo comida ao bico, quando começar a comer da sua mão, mais uma semana e pode separar dos pais e assim domesticar e ensinar a andar solto, vindo sempre comer as guloseimas da sua mão. Mantenha-nos informados das evoluções para podermos ajudar à medida que for crescendo. Por agora apenas acaricie durante uns minutos TODOS os dias, para que reconheça assim que abre o ninho e queira ir para a sua mão, onde sabe vai receber carinho e comidinha, pode começar a dar-lhe maçã que tentará bicar e assim aprende mais rápido a comer sozinho. Se conseguir a próxima vez que o retirar tire foto e coloque aqui para ter uma melhor ideia do seu desenvolvimento. Um piriquito que a reconheça desde o ninho será um grande amigo de certeza, o ultimo que acabei de criar dei a um amigo que tem sempre solto em casa e vai para o ombro sempre que ele chama, partilha a mesa com ele, anda em cima da mesa do computador quando ele lá está e até vê televisão na sala depois de jantar. Faça as coisas com muita calma e paciencia e vai ter um piriquito muito simpático, atenção que erros nesta fase pagam-se caros, atenção a que não apanhe nenhum susto nesta fase pois pode traumatiza-lo e depois é muito mais dificil recuperar a sua confiança. Boa sorte
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

segunda jul 27, 2009 1:24 pm

Boas Periquita

Isso não é logo à primeira, afinal sempre tomaste a decisão acertada, pois criar à mão é algo que é preciso muita paciência pois os resultados podem não ser o que queremos. Tens de ter mais paciência com eles porque depois eles se habituam à tua mão. A mãe não os vai rejeitar, só rejeitava se tirasses um para criar à mão e deixar os outros no ninho :wink: . Como vai essa gaiola?

Cumprimentos,
Ricardo

Boas Criações Para Todos !!

Visitem o meu blog:

http://passarosecompanhia.blogspot.com
Responder

Voltar para “Aves”