Gaiola para criação de caturras

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
109876543210
Membro
Registado: segunda jul 06, 2009 12:27 pm

domingo ago 02, 2009 6:36 pm

Olá.
Em principio e quando puder, vou fazer criação de caturras e queria saber o que é necessário para elas procriarem. Também gostava de saber se a gaiola precisa de certes dimensões ou basta ter um espaço suficientemente grande para elas procriarem?
Obrigada :)
Cumprimentos! :)
Pekeka
Membro Veterano
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo ago 02, 2009 9:46 pm

Boas

Se o caso for só mesmo para tirar criação a gaiola só precisa de um bebedouro,comedouro/comedouros, 1 ninho ( o material do fundo pode ser farpas de madeira bem fininhas de preferência ), se usar uma gaiola de rede galvanizada sai mais barato e pode fazer as dimensões que quiser mas sempre é melhor um viveiro :D . Penso que uma gaiola com 50 cm de altura, 1 m de comprimento, e 50 de largura chega para 1 casal se o ninho foi exterior é claro :wink: . Se for um viveiro penso que 2.50 m de comprimento, 2 m de largura e 1.50 de altura compensa porque sempre que tiver criação n tem de se preocupar em fazer as gaiolas. Atenção que as medidas do viveiro podem ser mais pequena mas essas da para um monte de caturras ,acho!

Depois mostre esse casal quando o adquirir e também pode mostrar as aves que tem se tiver é claro :lol: ! :D

Cumprimentos,
Ricardo

Boas Criações para todos!!!! :P

Visitem o meu blog:

Http://passarosecompanhia.blogspot.com
Pekeka
Membro Veterano

domingo ago 02, 2009 9:54 pm

Boas

Tive a ver a sua nina, gostei muito dela :P , mas acho que a gaiola n é a melhor pois é redonda( causa vertigens as aves) e só tem um poleiro e um balouço acho! As caturras gostam muito de saltar de poleiro em poleiro.

Penso que uma gaiola assim era melhor, esta gaiola é da mesma medida que eu dei na resposta atras desta ou seja dá perfeitamente para um casal se o ninho for exterior :wink: :

http://images01.olx.pt/ui/2/47/98/25793998_1.jpg

Essa rede encontra-se em qualquer loja de ferragens a 2.50 euros ao metro( depende das lojas) e pode comprar com 50 cm de altura ou 1 m de altura!

Pense no que lhe disse acerca da gaiola redonda pois penso que quer que a sua ave tenha as melhores condições e penso que a ave quando tá com vertigens vai ficar muito stressada ( tipico das caturras ) :wink:

Cumprimentos,
Ricardo

Boas Criações para todos!!!!

Visitem o meu blog:

109876543210
Membro

segunda ago 03, 2009 8:58 am

Olá. Obrigada pelas suas respostas, foram muito úteis :D.
A Nina já não se encontra naquela gaiola, felizmente. Eu vi aqui no fórum e uma pessoa disse que dava vertigens aos animais. Ela está numa gaiola grande suficiente para duas caturras mas acho que não dá para mais nenhuma :roll:. É assim eu não sei se vou mesmo fazer criação, na volta nem vou :roll: porque o meu pai tanto diz uma coisa como diz outra :lol: .
Mais uma vez obrigada, depois quando tiver a máquina tiro fotos da gaiola e meto aqui.
E uma vez que a Nina ainda não está domesticada se eu obter outra caturra uma delas vai ficar na gaiola redonda. A Nina dava-se muito bem na gaiola redonda, saltava e pulava. Se eu vir que a caturra que eu vou comprar (em princípio, e vai ser criada à mão) mostra "medo" na gaiola redonda a Nina vai para a gaiola redonda, porque não posso comprar outra gaiola, e a Nina não pode ficar com a que vou comprar se não fica mais brava e a outra também :?
Se comprar outra gaiola é para criação e se o meu pai concordar em fazer criação.
Obrigada, mais uma vez :D
Pekeka
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 1:52 pm

Boas

Tal como disse acima não precisa de comprar gaiola! Basta fazer uma de rede galvanizada! Na Maxmat vendem essa rede a 10 euros. São 5 metros de comprimento e 50 cm de altura. É a medida direita da gaiola,não sobra mais 1 cm :lol:

Pode sempre comprar uma caturra para fazer companhia à outra sem fins lucrativos ( sem tirar criação :idea: ) e porque não domesticar as 2 :wink: :?:

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

109876543210
Membro

segunda ago 03, 2009 1:59 pm

O problema é que não tenho quintal e também não as vou por na varanda, se fizer criação tem de ser mesmo numa gaiola.
É assim, neste momento estou a tentar domesticar a Nina. Se eu tiver outra caturra sem a Nina estar domesticada não as posso juntar, porque depois é mais dificil de as domesticar se estiverem juntas :?
Mas se comprar outra caturra vai ser uma criada à mão :), mas só quando a Nina estiver domesticada é que podem ficar na mesma gaiola.
Pelo menos andei a pesquisar e dizia isso.
Pekeka
Membro Veterano

segunda ago 03, 2009 9:57 pm

Boas

Pelo que sei se juntar a criada à mão à NINA vai ser mais fácil domestica-la pois a nina vai ver a outra vir a sua mão e depois vai perceber mais facilmente que você n lhe quer fazer mal! Acho que é melhor assim :wink:
mas aqui no fórum há muitos foristas que lhe podem dar a certeza do que disse pois posso tar errado :wink: , mas penso que n :lol:

Não sei porque não pode te-las na varanda, na minha casa n querem que eu ponha bichos dentro de casa :twisted:. So mesmo em dias de tempestade intensa

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

109876543210
Membro

segunda ago 03, 2009 10:22 pm

Não posso pô-las na varanda porque 1º: o meu pai grelha lá coisas, o que faz fumo e faz mal aos pássaros e o meu pai não tem outro sitio para grelhar no fogareiro.
2º: Porque se as pusesse na varanda, não as poderia tirar, pois podiam voar e fugir.
Elas podem ficar na varanda, mas não podem ficar lá a viver :? . De vez em quando ponho a Nina na varanda para ver a rua e tal, mas não vive lá :lol: .
Quanto ao juntar duas caturras, a minha ideia era a de que a Nina estivesse na gaiola, enquanto me via a fazer festinhas ao outro pássaro e etc. Ela ficava com "ciúmes" e depois era mais fácil.
Tem ai um tópico que por acaso me ajudou a decidir se queria outra caturra ou não. Acho que é: "caturra mansa com caturra brava - será boa ideia juntá-las?". Li esse tópico e pelos vistos não é lá muito boa ideia juntá-las na mesma gaiola :wink:
109876543210
Membro

terça ago 04, 2009 1:05 pm

Aqui está as fotos da gaiola em que a Nina está:

Imagem

Imagem

Editei para dizer: não consegui pôr as fotos maiores :oops: , para as ver maior clique nas fotos :)
109876543210
Membro

terça ago 04, 2009 8:31 pm

Obrigada pelos elogios, sarina! :D
Fui eu que aconselhei a minha mãe a comprar uma gaiola com grades direitas, pois vi pessoas a falarem que dava vertigens às aves. Ela a princípio não acreditou, mas depois mostrei-lhe os fóruns e etc, e lá com o meu dinheiro e com o da minha mãe comprámos uma gaiola grande até para ela se exercitar (porque ainda não está domesticada, então agora já não a soltamos, porque às vezes é preciso agarrá-la e ela não gosta, mas quando tiver a gaiola vai estar quase sempre aberta, menos quando é para dormir ou quando não estamos cá) e agora está toda feliz na sua nova gaiolita :D!
Quanto à fruta, ainda só experimentei pêro. Ela já come pêro, mas agora tirei de lá para ela vir comendo na minha mão, e come. Ainda não experimentei legumes, já experimentei uva, mas por pouco tempo. Depois volto a tentar com uva.
Muito obrigada pelas dicas :), especialmente a de cozer e depois deixar arrefecer.
Boa semana :D
Pekeka
Membro Veterano

terça ago 04, 2009 8:51 pm

Boas

Tenho uma gaiola igual a essa desocupada. Essas sao de boa qualidade pois são em inox. Eu de momento tenho 4 periquitos e 2 rolas mas em breve vou por uma caturra na tal gaiola para domesticar a caturra! A caturra ainda ta no ninho quando começar a comer já vem para a minha casa! :D

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

109876543210
Membro

terça ago 04, 2009 10:18 pm

Pekeka Escreveu:Boas

Tenho uma gaiola igual a essa desocupada. Essas sao de boa qualidade pois são em inox. Eu de momento tenho 4 periquitos e 2 rolas mas em breve vou por uma caturra na tal gaiola para domesticar a caturra! A caturra ainda ta no ninho quando começar a comer já vem para a minha casa! :D

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

Então boa sorte :wink:
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça ago 04, 2009 10:21 pm

Pelo que sei se juntar a criada à mão à NINA vai ser mais fácil domestica-la pois a nina vai ver a outra vir a sua mão e depois vai perceber mais facilmente que você n lhe quer fazer mal! Acho que é melhor assim :wink:
mas aqui no fórum há muitos foristas que lhe podem dar a certeza do que disse pois posso tar errado :wink: , mas penso que n :lol:

Não sei porque não pode te-las na varanda, na minha casa n querem que eu ponha bichos dentro de casa :twisted:. So mesmo em dias de tempestade intensa

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

O autor do tópico está a pensar correctamente. Tem de domesticar primeiro a sua caturra antes de juntá-la a outra, seja ou não criada à mão...
Cumprimentos
109876543210
Membro

quarta ago 05, 2009 11:53 am

Kikas123 Escreveu:

Cumprimentos,
Ricardo

Visitem o meu blog:

O autor do tópico está a pensar correctamente. Tem de domesticar primeiro a sua caturra antes de juntá-la a outra, seja ou não criada à mão...
Se bem que está a ser um pouco dificil.. :roll:
Pekeka
Membro Veterano

quarta ago 05, 2009 4:32 pm

Boas kikas123

N tenho experiencia com caturras mas já fiz a experiencia com periquitos e deu resultado :wink:

Cumprimentos,
Ricardo
Responder

Voltar para “Aves”