"Caroço" de manga- brinquedo ou veneno?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
eutamias37
Membro Veterano
Mensagens: 530
Registado: quinta set 27, 2007 3:29 pm
Localização: Dálmata, agapornis, tartaruga, gerbos, bengalim do japão, conure de cabeça preta

terça ago 11, 2009 1:19 pm

Bem, é assim, eu tenho um conure de cabeça preta, e de vez em quando compro manga para ele (e para mim confesso) e tem aquele enorme "caroço". Será que se podia aproveitar para fazer um brinquedo ou seria venenoso para ele?
Cumprimentos
Eduardo
<p>Cumprimentos</p>
<p>Eduardo</p>
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça ago 11, 2009 1:54 pm

Sinceramente não sei a resposta, mas existem muitos caroços que contêm substâncias tóxicas. A maçã e pêssego são exemplo disso. Até ter a certeza se pode dar, não arrisque e não dê.
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta ago 26, 2009 12:26 pm

Alface. Causa diarreia à maioria dos animais.

Couve nunca tinha ouvido falar que fazia mal, aliás muito pelo contrário.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta ago 26, 2009 1:19 pm

Bem, mais uma vez entramos nos temas em que ou se faz asneira e se dá demasiado ou se entra em extremismos e não se dá nada.
Tirando os conhecidos alimentos proibidos como o chocolate, abacate, caroços, algumas plantas de casa,etc., tudo o resto pode ser dado, alface, amendoins, girassol, tudo aquilo que os extremistas dizem ser proibido pode ser dado, desde que na dose certa. Porque será que os papagaios não podem comer girassol mas trazem aquela habilidade inata de os abrir? Porque os periquitos não podem comer alface, se for uma folha por dia não podem, por causa dos desarranjos intestinais, mas uma folha por semana não faz mal nenhum e adoram, a alface é "doce", quanto a couves, realmente há algumas que não gostam, mas se forem rebentos novinhos comem de quase todas as couves, especialmente as que nascem das sementes da comida deles, adoram quando são rebentos frescos.
Claro que sabemos que não devemos comer mcdonald´s todos os dias, mas se lá formos uma vez por mês faz mal? Ou comer chocolate, se for todos os dias faz-nos mal, se for de vez em quando sabe bem.
Os animais em geral também são assim, ainda no outro dia recebi um mail de uma filmagem na selva, onde varias espécies iam comer um fruto de uma arvore que os deixava bebados, era elefantes, avestruzes, macacos, girafas, javalis, enfim, todos lá iam comer daquela fruta para apanhar a bebedeira, mas como é obvio, iam lá uma vez,apanhavam aquela, mas não faziam daquele fruto a base da sua alimentação.
O ideal é mesmo que se possa variar o máximo possivel a alimentação das nossas aves, sempre com o cuidado de ter a certeza que podem comer o que lhes estamos a oferecer, mas desde que seja variada a alimentação, tendo como base uma boa ração ou uma boa mistura de sementes, todos os extras são bons, nem que seja para obrigar o organismo a trabalhar e assim a funcionar melhor. As minhas papagaia e arara descobri no outro dia que gostam imenso de malaguetas que tenho ali numa arvore, de vez em quando dou-lhes uma malagueta a cada uma, mas não dou todos os dias nem varias cada vez que dou, se for pouco de cada vez não fará mal nenhum. Uma alimentação com uma boa base, e muita variedade é o melhor que podemos fornecer as aves, que é como fazem na natureza, quando há fartura, nas épocas de criação, comem de tudo um pouco, apesar de haver muito de algo que gostam, sabem que precisam variar e comem de tudo, na gaiola, comem o que lá têm... Compete-nos a nós variar o que lá metemos.

Isto é uma opinião muito pessoal, sempre vi as coisas desta forma em relação aos animais em geral, não sou veterinário mas sempre tive muitos animais e nunca tive problemas causados pela alimentação. Não quero com isto dizer que seja a verdade absoluta ou que deva ser aplicado por todos, cada um tem a sua própria opinião e deve construi-la em função da informação recolhida e depois forma-la por si próprio.


www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Responder

Voltar para “Aves”