Ajuda: Canários de factor vermelho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta ago 14, 2009 1:16 pm

Boa tarde,

Há vários anos que possuo psitacideos, mas no início do ano adquiri um casal de canários, percebendo pouco sobre a espécie. Até ao verão perdi uma criação, mas consegui duas com sucesso.

Mas a minha dúvida prende-se agora com a muda do macho. A fêmea é completamente amarela, por sua vez o macho parece um pardalinho vermelho.
Semelhante a este, mas em vermelho:
Imagem

Agora com a muda tenho lhe fornecido colorante, mas ele está a ficar com as penas do peito em tom amarelo "esverdeado". É normal?

O colorante que lhe tenho dado foi comprado num hipermercado. Deveria comprar alguma marca em particular? Devo ter mais algum cuidado acrescido?

As criações deste casal são na sua maioria aves semelhantes ao pai, mas em tons de castanho-claro e amarelo. Penso que não apresentam factor vermelho, ou tenho de lhes dar colorante para eles ficarem como o pai?

Desde já obrigado por qualquer esclarecimento,
Cumprimentos.
Última edição por Zahn em sexta ago 14, 2009 8:05 pm, editado 1 vez no total.
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

sexta ago 14, 2009 1:24 pm

boas eu já tive criaçao de canários.

é assim eu tive o mesmo problema

o meu maxo é vermelho e estava a ficar cor de laranja.

na muda tive de por colorante vermelho. entao ele voltoe ao normal.

mas a fêmea era amarela e na altura da muda tive de a separar do maxo senao iria mudar de cor.

espero ter conseguido esclarecer as suas duvidas

comprimentos,

werewolf_
Zahn
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 1:30 pm

Como disse, já lhe estou a colocar colorante à disposição. Fora da época de criação o casal partilha a gaiola, mas encontra-se separado.
werewolf
Membro Veterano
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

sexta ago 14, 2009 2:15 pm

faz bem estarem separados

pois na altura de criaçao tem maisfacilidades de acasalar.

ficao com "vicio" :lol:

cumps
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

sexta ago 14, 2009 5:14 pm

eu tenho um casal de canarios vermelhos ele intenso e ela nevado
ñ sendo grande entendido mas acho que os colorantes são dados todo o ano com mais regularidade nas alturas das criações e na muda
o meu canario que era todo vermelho como ñ dei coloração nenhuma agora comecou a muda e esta a ficar amarelo e vermelho mas a partir de agora tem sempre coloração vermelha e os amarelos coloração amarela :wink:
ajudei???
so eu sei porque ñ fico em casa
Zahn
Membro Veterano

sexta ago 14, 2009 5:18 pm

Tenho lhe fornecido coloração vermelha. Para o cativar a ir lá bicar tenho misturado algumas sementes (poucas) das que ele mais gosta. Vai na volta aquilo não está a fazer efeito ou ele não está a comer.

Alguma marca em especial que eu deva escolher de coloração vermelha? E amarela, uma vez que também dou aos outros?
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta ago 14, 2009 11:59 pm

Quando criava canários, tinha varios casais iguais a esse macho que colocou na foto, não me lembro ao certo o nome da sub especie, mas eu dava-lhe um corante que era um pó que misturava na papa amarela e esta ficava laranja, dava-lhes todo o ano, pouca e muita na época de criação e muda que é quando necessitam mais, o resto do ano é só para manter o vermelho vivo. Atenção na época de criação que se as crias começarem logo a comer papa com corante as penas nascerão todas vermelhas e perde-se um bocado a definição das outras cores como o castanho nessa sub especie, mas de resto é dar-lhes sempre misturado na papa. A marca não me lembro mas há grande diferença entre marcas, se não está a resultar o que eu faria era comprar outra marca... boa sorte
Zahn
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 12:13 am

Muito obrigado pelas respostas até agora.

O mais rápido possível trocarei de papa. Pelo que leio deve ser trocada diariamente pois exposta ao sol perde os seus factores, no entanto não me é possível fazê-lo todos os dias, sendo que tento trocar de dois em dois. Ainda assim não está exposta a sol directo, obviamente. Poderá isto ter alguma influência indesejada?

Também li que na muda os canários de factor vermelho também devem estar em interior ao abrigo do sol. Tenho as aves no exterior e agora não me dá jeito nenhum mudar apenas este macho. Não é má vontade, é que não é nada prático. Poderá isto também ter algum efeito a curto ou longo prazo?

Outra questão. Às aves de factor vermelho crescem logo penas vermelhas quando começam a crescer dos seus primeiros canudos, ou na altura da muda é lhes dado o corante para adquirirem a sua cor definitiva? Não sei se me estou a fazer entender.
Pergunto isto porque a criação deste casal nunca me pareceu ter qualquer pontinha de vermelho, mas agora ao ver o pai a ficar amarelo começo a não ter certezas de nada.
Joaoejoca
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 4:30 pm

Estimado Zahn, não necessita trocar a papa todos os dias mas sim mexê-la. Se trocasse a papa todos os dias não ganhava para a papa, o que deve fazer é colocar pouca de cada vez de maneira a que dure esses dois dias e quando mexe acrescenta mais à que está de sobra.
Nunca tinha ouvido falar de manter os canários no interior em época de muda tirando climas mais frios onde pela fragilidade da muda podem apanhar demasiado frio e ficar doentes, mas o apanhar sol, isso sim, devem apanhar sol, tendo uma parte da gaiola sempre à sombra para que a ave possa escolher onde quer estar, se ao sol, se à sombra. Deve ter é banheira sempre com agua fresca, os canários adoram tomar banho e isso é bom na época da muda.
As crias começam a criar penas vermelhas assim que nascem os primeiros canudos se lhes der colorante, caso contrário ficarão amareladas ou acastanhadas dependendo da sub especie, mas se der na muda colorante ficam vermelhas novamente. Tanto o pai como as crias se tiverem colorante vão ficar vermelhas, até a fêmea se não tiver papa amarela vai comer da com corante e ficar avermelhada. Compre um corante novo, esse deve estar fora de validade ou algo assim pois não está a fazer o seu papel. Existem umas saquetas com o rótulo em vermelho que são excelentes, compra-se uma saqueta por kg de papa e pinta-os todos, uma época qualquer pus todas as crias juntas e até os brancos começaram a ficar avermelhados, os amarelos ficaram laranjas e os de factor vermelho ficaram vermelhinhos. Se usar um bocadinho de colorau na papa também funciona mas deve ser pouco para não causar desarranjos intestinais. Mas o melhor é mesmo comprar o colorante numa loja da especialidade e pedir que lhe indiquem a dosagem.
Zahn
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 5:55 pm

Novamente muito obrigado. =)
Vou tratar de tudo o mais rápido possível. Ver se as crias ficam também vermelhas como o pai. ;)
Zahn
Membro Veterano

sábado ago 15, 2009 9:08 pm

Já agora só mais uma dúvida. Provavelmente o meu canário não vai recuperar o vermelho por completo antes da próxima muda, não?
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 1:20 am

ele já acabou a muda deste ano? acho estranho, ainda vamos a meio de agosto e os meus acabavam a muda só no meio de setembro, mas dê-lhe papa com corante bom e ele vai ficar vermelho, tem lá o factor...
Zahn
Membro Veterano

domingo ago 16, 2009 1:28 am

Não não, longe disso. Há dias notei que no peito junto às asas estava a ficar com penas mais claras, agora essas duas manchas são maiores deixando apenas uma risca vermelha ao centro. O resto do corpo ainda continua normal. Penas "velhas" provavelmente.

Uma vez mais obrigado pela sua participação neste tópico. ;)
Responder

Voltar para “Aves”