Dúvidas sobre Rolas
Boas,
Gostava que alguém me respondesse a algumas perguntas:
1ª Podem-se dar ovos de galinha às rolas ou só a gema ou a clara??
2ª Que material devo pôr na gaiola para elas fazerem o ninho??
3ª Devo dar alguma vitamina para que elas nidifiquem melhor??
Não precisava abrir outro tópico. Podia ter feito as suas questões no outro.ze4ever Escreveu:Boas,
1. Pode dar ovo de galinha cozido com gema, clara e casca. Partidos, claro.
Tenha sempre à disposição delas osso de choco ou bloco mineral assim como grit.
2. Não sou eu que cuido das rolas aqui de casa, mas as que tenho estão num espaço semelhante a um pombal. Aproveitam umas palhas e "pauzinhos" que apanham do fundo do "pombal" para fazer os seus ninhos. Não sei se existe algo melhor para "rolas de gaiola". Mas espere mais um pouco que alguém virá responder a isso.
3. Pode dar um complemento vitamínico de AD3E durante duas semanas antes de lhes colocar os ninhos ou antes de épocas de criação.
Porque quer dar cru? Ovo dá-se cozido depois de frio.ze4ever Escreveu:Mas o ovo não pode ser cruu,ou seja sem estar cozido?
São tudo fontes de cálcio e minerais. Tenha sempre disponível.ze4ever Escreveu:E o que é isso de osso de choco, bloco mineral e grit??
Grit é semelhante a areia, tem pequenas pedras e casca de ostra. Entre osso de choco e bloco mineral escolha o que lhe der mais jeito. Mas tal como o grit nunca deve faltar. Osso de choco é... Osso de choco, o que os chocos têm dentro. Bloco mineral é um cubo de características semelhantes ao osso.
Não sei se têm época exacta. Tenho ideia que as que tenho em casa criam o ano todo.ze4ever Escreveu:E quando é a época de acasalamento das rolas?
olhe acerca do grit nem sei se vale a pena comprar, pois o meu pai é dono de um aviário e cheguam sacos de 50kg de casca de ostra e por isso é só pedir um bocado e colocar na gaiola. ao ao bloco talvez tenha que comprar. Eu já li algures sobre umas vitaminas papôr 2 semanas antes do acasalamento, mas não valerá mais colocar o ninho e as vitaminas durante todo o ano?
As vitaminas devem ser administradas todo o ano, mas não sempre o Ad3E, esse é um complemento a dar antes da criação, depois na muda deve dar complexo B, e depois existem uns complementos de vitamina total, que são um complemento que é uma mistura de quase todas apenas para reforçar a vitalidade das aves.
Sim, deixar cair penas e ir repondo é normal, mas muda da pena, em que mudam as penas practicamente todas é só numa época do ano, normalmente do meio do verão para a frente. O que deves fazer é dar o suplemento Ad3E antes de pores o ninho e depois manter um multivitaminico durante o resto do ano, se for na dose certa não faz mal nenhum e sempre é um suplemento alimentar.
Na minha opinião dê AD3E durante duas semanas antes da primeira criação do ano e não deixe as suas aves fazerem mais de 3 criações seguidas sem lhes dar alguns meses de descanso. Eu optaria mesmo por fazer apenas 3 num ano.
Use um desparasitante interno aí um mês antes de iniciar as criações e volte a dar 6 meses depois e quando as aves não estiverem a criar.
Se quiser pode dar um suplemento de complexo B durante o ano, durante 3 a 5 dias por mês.
Para prevenir problemas nas crias após o nascimento deve dar FP20/20 durante uma semana e antes destas nascerem. Já me tenho "esquecido" e tenho feito isto com elas já nascidas logo após o nascimento da primeira ou segunda cria.
O que não aconselho é que misture vitaminas. Se estiver a dar de um tipo não dê do outro nem imediatamente a seguir. Dê pelo menos 5 dias de intervalo entre vitaminas.
Tenha sempre grit e osso/bloco disponível e mantenha sempre as suas aves livres de parasitas externos. Aliada a uma alimentação saudável não terá problemas com as suas aves.

Use um desparasitante interno aí um mês antes de iniciar as criações e volte a dar 6 meses depois e quando as aves não estiverem a criar.
Se quiser pode dar um suplemento de complexo B durante o ano, durante 3 a 5 dias por mês.
Para prevenir problemas nas crias após o nascimento deve dar FP20/20 durante uma semana e antes destas nascerem. Já me tenho "esquecido" e tenho feito isto com elas já nascidas logo após o nascimento da primeira ou segunda cria.
O que não aconselho é que misture vitaminas. Se estiver a dar de um tipo não dê do outro nem imediatamente a seguir. Dê pelo menos 5 dias de intervalo entre vitaminas.
Tenha sempre grit e osso/bloco disponível e mantenha sempre as suas aves livres de parasitas externos. Aliada a uma alimentação saudável não terá problemas com as suas aves.