Eu estou a pensar em adquirir um casal jovem, e o criador disse-me que sao filhos do mesmos pais, so que os pais nao sao irmaos, entao que nao fazia mal em juntar o casal jovem, e era so para ter a certeza, se me pudessem ajudar foristas..
Aguardo resposta
Duvida sobre ring necks
Juntar irmãos não é boa ideia, a consanguinidade pode trazer problemas nas crias e se está a comprar um casal para ter crias, não quer estar sempre a correr riscos cada vez que criarem pois não? Muitas vezes vemos que se comete esse erro de deixar irmãos criarem mas sou contra, a consanguinidade quanto mais não seja irá produzir aves mais frágeis e mais propicias a doenças. Vemos por exemplo pessoas que colocam um casal de mandarins num viveiro e ao fim de uns meses têm mais de 20, não é só o primeiro casal que cria, os filhotes do casal também criam e são todos irmãos... Se calhar os que iriam ter problemas são aqueles que vão morrendo nas criações... Já ouvi também a teoria de que nas aves em colónia, desde que se introduza sangue novo de vez em quando que não há problema, mas prefiro jogar pelo seguro e ter bons exemplares, tanto os progenitores como as crias que deles vão nascer.
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
-
- Membro
- Mensagens: 88
- Registado: quinta set 04, 2008 11:48 pm
Joaoejoca Escreveu:Juntar irmãos não é boa ideia, a consanguinidade pode trazer problemas nas crias e se está a comprar um casal para ter crias, não quer estar sempre a correr riscos cada vez que criarem pois não? Muitas vezes vemos que se comete esse erro de deixar irmãos criarem mas sou contra, a consanguinidade quanto mais não seja irá produzir aves mais frágeis e mais propicias a doenças. Vemos por exemplo pessoas que colocam um casal de mandarins num viveiro e ao fim de uns meses têm mais de 20, não é só o primeiro casal que cria, os filhotes do casal também criam e são todos irmãos... Se calhar os que iriam ter problemas são aqueles que vão morrendo nas criações... Já ouvi também a teoria de que nas aves em colónia, desde que se introduza sangue novo de vez em quando que não há problema, mas prefiro jogar pelo seguro e ter bons exemplares, tanto os progenitores como as crias que deles vão nascer.
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Muito obrigada pelas dicas, tipo eu sou criador de exoticos de pequeno e medio porte , mas a cerca dos psitacideos de grande porte conheço pouco, por isso estava a pensar em adquirir esse casal e o criador disse me isso, eu tambem achei estranho, mas obrigada a mesma:D
-
- Membro Veterano
- Mensagens: 588
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Criar com os irmãos oviamente que não é o ideal, mas é possivel sem qualquer problema. Conheço grandes criadores que dizem que não há qualquer problema nisso. Não se deve é de juntar depois os filhos do casal original, pois esses sim poderam ter problemas genéticos.
As aves tal como na natureza selvagem não se devem de juntar uma colonia de irmãos e primos porque ficam mais susceptiveis a possiveis virús e se um na tem defesas os outros também não.
Cps
As aves tal como na natureza selvagem não se devem de juntar uma colonia de irmãos e primos porque ficam mais susceptiveis a possiveis virús e se um na tem defesas os outros também não.
Cps
O acasalamento entre irmãos é só e apenas aconselhado fazer por pessoas experientes e em casos excepcionais, como apurar uma espécie ou determinadas características dessa.
Além disso existem diversos outros cuidados a ter em conta, como saber a linhagem das aves e os cuidados a ter posteriormente com as crias.
Cruzamento entre irmãos não é sinónimo de problemas, mas por um sem fim de factores é desaconselhado a pessoas inexperientes.

Além disso existem diversos outros cuidados a ter em conta, como saber a linhagem das aves e os cuidados a ter posteriormente com as crias.
Cruzamento entre irmãos não é sinónimo de problemas, mas por um sem fim de factores é desaconselhado a pessoas inexperientes.
