Bom dia a todos,
Adquiri um papagaio cinzento a poucos dias, gostava de esclarecer umas duvidas com vocês.
Então é o seguinte, o papagaio tem cerca de 10 semanas, quando o fui buscar o criador disse que ele já só comia papa 1 vez ao inicio da noite para aguentar durante a noite.
Trouxe-o para casa e coloquei na gaiola com ração, fruta e agua sempre disponível (tal como ele tinha com o criador). Passado alguns momentos já estava a comer maçã, um pouco de ração e agua.
No entanto nos dias seguintes já nao comeu por ele. O criador avisou-me que isso podia acontecer por ele ser retirado de junto dos irmaos e assim deixar de "imitar" e ter iniciativa propria.
O que tenho feito é solda-lo em cima de um cobertor, fazer-lhe alguns mimos e dar-lhe racao/fruta para ver se ele come, no entanto ele come muito pouco ou quase nada o que me levou a começar a dar outra dose de papa de manha e meia dose depois de almoço para que o papagaio sobreviva.
Não sei se terei feito o mais correcto pois assim ele está a regredir e a habituar-se de novo à papa, mas caso não o fizesse ele podia morrer pois já estava com o papo vazio.
Agora estou um bocado à nora, sem saber se estou a ser correcto, ou como devo proceder daqui para a frente, agradecia a vossa ajuda.
Desde já o meu obrigado.
obs.
papa e nutribird A19
Quando refiro 1 dose sao 40ml
Ajuda com Papagaio cinzento
Se o alimentar a papa, ele realmente não comerá sozinho.
Mas se não alimentar de todo, ele pode ficar subnutrido. O que deve fazer, é dar menor quantidade de papa de manhã e só tornar a dar à noite, para que fique durante o dia com alguma comida no papo e assim não passe fome, quando ao fim do dia chega a casa, deve dar ração e fruta pela mão, para que o estimule a comer, ele a essa hora estará com fome e terá de comer...
O desmame é uma fase óptima, que deve ser aproveitada ao máximo. Use algumas sementes de girassol, nozes ou amendoins, para lhe dar pela mão, que isso ele come de certeza e assim desperta-lhe o instinto de se alimentar sozinho. Mas, não exagere, pode dar umas 10 a 15 sementes de girassol ou 1 a 2 amendoins crus, ou 1 noz, para que assim ele comece a comer, depois só tem fruta ou ração e comerá, que remédio. Ração para pombos demolhada é algo que também gostam muito e lhes faz muito bem, o ideal é que possa encontrar um columbófilo que lhe ceda pois a mistura de primeira qualidade só se vende em sacos de 50kg...
Se quiser uma ajuda mais directa, envie-me o seu msn por mensagem privada que poderei ir tirando duvidas. Boa sorte
www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
Mas se não alimentar de todo, ele pode ficar subnutrido. O que deve fazer, é dar menor quantidade de papa de manhã e só tornar a dar à noite, para que fique durante o dia com alguma comida no papo e assim não passe fome, quando ao fim do dia chega a casa, deve dar ração e fruta pela mão, para que o estimule a comer, ele a essa hora estará com fome e terá de comer...
O desmame é uma fase óptima, que deve ser aproveitada ao máximo. Use algumas sementes de girassol, nozes ou amendoins, para lhe dar pela mão, que isso ele come de certeza e assim desperta-lhe o instinto de se alimentar sozinho. Mas, não exagere, pode dar umas 10 a 15 sementes de girassol ou 1 a 2 amendoins crus, ou 1 noz, para que assim ele comece a comer, depois só tem fruta ou ração e comerá, que remédio. Ração para pombos demolhada é algo que também gostam muito e lhes faz muito bem, o ideal é que possa encontrar um columbófilo que lhe ceda pois a mistura de primeira qualidade só se vende em sacos de 50kg...
Se quiser uma ajuda mais directa, envie-me o seu msn por mensagem privada que poderei ir tirando duvidas. Boa sorte
em algumas lojas, eles vendem a comida das pombas a bulso, ou seja, compras os Kilograma que quiseres, eu sei porque o meu pai tem bastantes pombas, e compra dessa comida, que é a que eu tambem uso para dar as minhas caturras, fazendo o germinado para elas...
boa sorte com o papagaio
boa sorte com o papagaio

Boas,
Obrigado pelas vossas dicas e disponibilidade.
Felizmente o papagaio já está a comer melhor, temos dado comida de pombo (demolhada de um dia para o outro) e ele come bem.
Hoje já não lhe demos papa de manha nem a tarde pois ele tem comido sozinho e tem sempre comida no papo.
Vou só dar papa agora à noite para aguentar ate de manhã.
Já agora, os papagaios têm boa visão nocturna? onde quero chegar é, durante a noite se lhe der a fome ele consegue comer se tiver ás escuras?
Felizmente o papagaio já está a comer melhor, temos dado comida de pombo (demolhada de um dia para o outro) e ele come bem.
Hoje já não lhe demos papa de manha nem a tarde pois ele tem comido sozinho e tem sempre comida no papo.
Já agora, os papagaios têm boa visão nocturna? onde quero chegar é, durante a noite se lhe der a fome ele consegue comer se tiver ás escuras?
As aves no geral não têm visão nocturna de todo. Excepção feita a algumas aves de rapina.luisfdgon Escreveu:Boas,
Mas não é por aí. À noite não deve ter luz (nem sons), aliás, até deve ter a gaiola coberta por um tecido escuro. Se se está a alimentar devidamente, aguentará sem problemas até a manhã.
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 05, 2009 2:41 pm
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India
olá,
eu tb tenho um papagaio cinzento, e tive problemas para o desmamar, mas por outras razões...
mas dessa experiencia consegui aprender algumas coisas, experimenta de manha em vez de papa, dar-lhe o granulado demolhado, deixas durante a noite uns 10 pedaços de granulado dentro de um copo de água, de manha ele vai tar inchado, tiras o resto da agua que ainda estiver no copo, e o granulado esmigalhas-o todo com um garfo, depois metes dentro da seringa, e dás-lhe a boca, para que ele apanhe o sabor do granulado e começe a habituar-se a comer daquilo, depois durante o dia, deixas um comedouro com granulado partido em bocados pequeninos, para que nao haja tanto desperdicio, e ele ao apanha-lo com o bico, conseguir praticamente o engolir...
depois passados uns 3 dias de dar o granulado demolhado pela manha começas a dar, menos quantidade de manha, e das noite sim, noite não, alternado com a papa...
exemplo:
- 10ml de granulado de manha na seringa, e a noite dose completa de papa (nao sei que quantidades ainda dás)
-no outro dia, 10 ml de granulado de manha, e a noite dose completa tb de ração...
e assim sucessivamente, durante uns dias, vais ver que vai desmamar num instante...
cumprimentos,
Ricardo
eu tb tenho um papagaio cinzento, e tive problemas para o desmamar, mas por outras razões...
mas dessa experiencia consegui aprender algumas coisas, experimenta de manha em vez de papa, dar-lhe o granulado demolhado, deixas durante a noite uns 10 pedaços de granulado dentro de um copo de água, de manha ele vai tar inchado, tiras o resto da agua que ainda estiver no copo, e o granulado esmigalhas-o todo com um garfo, depois metes dentro da seringa, e dás-lhe a boca, para que ele apanhe o sabor do granulado e começe a habituar-se a comer daquilo, depois durante o dia, deixas um comedouro com granulado partido em bocados pequeninos, para que nao haja tanto desperdicio, e ele ao apanha-lo com o bico, conseguir praticamente o engolir...
depois passados uns 3 dias de dar o granulado demolhado pela manha começas a dar, menos quantidade de manha, e das noite sim, noite não, alternado com a papa...
exemplo:
- 10ml de granulado de manha na seringa, e a noite dose completa de papa (nao sei que quantidades ainda dás)
-no outro dia, 10 ml de granulado de manha, e a noite dose completa tb de ração...
e assim sucessivamente, durante uns dias, vais ver que vai desmamar num instante...
cumprimentos,
Ricardo
<p> </p>
Muito bem RGaspar, vejo que aprendeste muito bem.
Esse tito ainda vai ser uma estrela, abraço
www.clubedospapagaios.wordpress.com
Esse tito ainda vai ser uma estrela, abraço
www.clubedospapagaios.wordpress.com
Bom dia,
Obrigado desde já a todos pelas respostas.
Não pude cá vir antes pois a vida por vezes trás-nos surpresas desagradáveis as quais não podemos fugir.
Posso dizer-vos que o papagaio já se alimenta bem sozinho, acorda cheio de apetite
Segui ali o conselho do joaoejoca com a comida de pombo demolhada e resultou muito bem, de manha era o que ele comia melhor.
Neste momento já cortei com a comida de pombo e tem comido só granulado e fruta.
Estou no entanto ainda a dar papa a noite, apesar de ele comer sozinho ao longo do dia dá-me ideia que à noite o papo nao estará suficientemente cheio para ele aguentar até ao dia seguinte sem comer.
Mas tenho também cortado na papa à noite, pois agora só lhe dou 25ml.
Tenho reparado nestes últimos dias que ás vezes ele faz um cócó com liquido avermelhado, em vez de transparente como seria normal, o que poderá ser? deverei preocupar-me com isso?
Algumas sugestões para acabar com a papa a noite?
Obrigado desde já a todos pelas respostas.
Não pude cá vir antes pois a vida por vezes trás-nos surpresas desagradáveis as quais não podemos fugir.
Posso dizer-vos que o papagaio já se alimenta bem sozinho, acorda cheio de apetite

Segui ali o conselho do joaoejoca com a comida de pombo demolhada e resultou muito bem, de manha era o que ele comia melhor.
Neste momento já cortei com a comida de pombo e tem comido só granulado e fruta.
Estou no entanto ainda a dar papa a noite, apesar de ele comer sozinho ao longo do dia dá-me ideia que à noite o papo nao estará suficientemente cheio para ele aguentar até ao dia seguinte sem comer.
Mas tenho também cortado na papa à noite, pois agora só lhe dou 25ml.
Tenho reparado nestes últimos dias que ás vezes ele faz um cócó com liquido avermelhado, em vez de transparente como seria normal, o que poderá ser? deverei preocupar-me com isso?
Algumas sugestões para acabar com a papa a noite?
As sementes de pombo demolhadas, ou de preferência germinadas, são óptimas como alimento diário. As minhas comem todos os dias e é do que mais gostam, não lhes dou suficiente para que só comam disso mas todos os dias lhes dou. As sementes germnadas são consideradas o "super alimento" para os papagaios. Eu não posso retirar, das coisas que mais gostam é quando de manhã as coloco na gaiola de exterior que lhes dê as sementes germinadas, a arara fica mais de meia hora de volta do comedouro a come-las.
Quanto ao liquido avermelhado, deves ver o que pode originar isso que não é normal, que ração come?
Se a ração tem muito corante pode ser por aí, e se for, aconselho que mudes a ração, se a ração nao é colorida, então deves consultar um veterinario...
Boa sorte
Quanto ao liquido avermelhado, deves ver o que pode originar isso que não é normal, que ração come?
Se a ração tem muito corante pode ser por aí, e se for, aconselho que mudes a ração, se a ração nao é colorida, então deves consultar um veterinario...
Boa sorte
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Caro forista luisfdgon
Outro alimento que poderá incluir no seu menu será o milho demolhado~ou de maçarocas verdes.
O milho é doce e eles adoram. O milho também é um alimento rico e energético.
Atenção que o milho que deverá fornecer é milho geralmente adquirido em lojas de animais e não o milho que se compra em latas no supermercado.
Como diz e bem o forista Joãoejoca verifique se a ração não tem demasiado corante vermelho.
"Nunca exite", se tiver dúvidas sobre o estado do seu papagaio corra para o veterinário pois as aves são geralmente animais com alguma resistência às doenças e geralmente quando nos apercebemos que algo não está bem, a doença já se encontra em estado avançado.
Vou deixar aqui "passando a publicidade" a ração que utilizo e que em meu entender será a mais adequada para cinzentos
Pretty Bird - african special
boa sorte
lmgcardoso
Outro alimento que poderá incluir no seu menu será o milho demolhado~ou de maçarocas verdes.
Atenção que o milho que deverá fornecer é milho geralmente adquirido em lojas de animais e não o milho que se compra em latas no supermercado.
Como diz e bem o forista Joãoejoca verifique se a ração não tem demasiado corante vermelho.
"Nunca exite", se tiver dúvidas sobre o estado do seu papagaio corra para o veterinário pois as aves são geralmente animais com alguma resistência às doenças e geralmente quando nos apercebemos que algo não está bem, a doença já se encontra em estado avançado.
Vou deixar aqui "passando a publicidade" a ração que utilizo e que em meu entender será a mais adequada para cinzentos
boa sorte
lmgcardoso
O milho das lojas de animais leva algum tratamento?lmgcardoso Escreveu:Caro forista luisfdgon
Eu tenho quem me arranje milho de cultivo, à problema em usar esse milho crú demolhado?
Pois eu penso que seja da ração pois isso acontece em algumas alturas do dia, não é continuo, deve ter a ver quando ele come mais ração. Até porque ele adora a ração vermelha e laranja, a verde não lhe toca muito...lmgcardoso Escreveu: Como diz e bem o forista Joãoejoca verifique se a ração não tem demasiado corante vermelho.
Estou a utilizar ração da nutribird que me foi fornecida pelo criador. Por acaso desconhecia outras marcas.lmgcardoso Escreveu: Vou deixar aqui "passando a publicidade" a ração que utilizo e que em meu entender será a mais adequada para cinzentos
Ainda em relação à alimentação, fará mal dar todos os dias fruta? é que já li que apenas recomendam 2/3 vezes por semana, mas isso suponho que seja numa fase adulta certo? é que ele come muito bem maçã e pera e tem sido um bom aliado à ração nesta fase do desmame.
Cumps,
Luis
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Caro forista luisfdgon
Você deverá ter em atenção ao fornecer frutas e legumes ao seu papagaio nesta fase.
Deve faze-lo pois as frutas e legumes são um bom alimento mas nesta altura deverá controlar as fezes do seu papagaio, ver se estão demasiado líquidas ou se estão normais. Os papagaios novos são mais atreitos a desinterias ou "desarranjos intestinais" e se não tivermos em atenção que o animal está a perder demasiados líquidos nas fezes, podemos depararmo-nos sem saber ler nem escrever com um caso de desidratação.
boa sorte
lmgcardoso
Você deverá ter em atenção ao fornecer frutas e legumes ao seu papagaio nesta fase.
Deve faze-lo pois as frutas e legumes são um bom alimento mas nesta altura deverá controlar as fezes do seu papagaio, ver se estão demasiado líquidas ou se estão normais. Os papagaios novos são mais atreitos a desinterias ou "desarranjos intestinais" e se não tivermos em atenção que o animal está a perder demasiados líquidos nas fezes, podemos depararmo-nos sem saber ler nem escrever com um caso de desidratação.
boa sorte
lmgcardoso