Ajuda com Papagaio cinzento

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
luisfdgon
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 7:53 am

quarta out 14, 2009 8:07 am

Bom dia a todos,

Adquiri um papagaio cinzento a poucos dias, gostava de esclarecer umas duvidas com vocês.

Então é o seguinte, o papagaio tem cerca de 10 semanas, quando o fui buscar o criador disse que ele já só comia papa 1 vez ao inicio da noite para aguentar durante a noite.

Trouxe-o para casa e coloquei na gaiola com ração, fruta e agua sempre disponível (tal como ele tinha com o criador). Passado alguns momentos já estava a comer maçã, um pouco de ração e agua.

No entanto nos dias seguintes já nao comeu por ele. O criador avisou-me que isso podia acontecer por ele ser retirado de junto dos irmaos e assim deixar de "imitar" e ter iniciativa propria.

O que tenho feito é solda-lo em cima de um cobertor, fazer-lhe alguns mimos e dar-lhe racao/fruta para ver se ele come, no entanto ele come muito pouco ou quase nada o que me levou a começar a dar outra dose de papa de manha e meia dose depois de almoço para que o papagaio sobreviva.

Não sei se terei feito o mais correcto pois assim ele está a regredir e a habituar-se de novo à papa, mas caso não o fizesse ele podia morrer pois já estava com o papo vazio.

Agora estou um bocado à nora, sem saber se estou a ser correcto, ou como devo proceder daqui para a frente, agradecia a vossa ajuda.

Desde já o meu obrigado.

obs.
papa e nutribird A19
Quando refiro 1 dose sao 40ml
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta out 15, 2009 3:05 pm

Se o alimentar a papa, ele realmente não comerá sozinho.
Mas se não alimentar de todo, ele pode ficar subnutrido. O que deve fazer, é dar menor quantidade de papa de manhã e só tornar a dar à noite, para que fique durante o dia com alguma comida no papo e assim não passe fome, quando ao fim do dia chega a casa, deve dar ração e fruta pela mão, para que o estimule a comer, ele a essa hora estará com fome e terá de comer...
O desmame é uma fase óptima, que deve ser aproveitada ao máximo. Use algumas sementes de girassol, nozes ou amendoins, para lhe dar pela mão, que isso ele come de certeza e assim desperta-lhe o instinto de se alimentar sozinho. Mas, não exagere, pode dar umas 10 a 15 sementes de girassol ou 1 a 2 amendoins crus, ou 1 noz, para que assim ele comece a comer, depois só tem fruta ou ração e comerá, que remédio. Ração para pombos demolhada é algo que também gostam muito e lhes faz muito bem, o ideal é que possa encontrar um columbófilo que lhe ceda pois a mistura de primeira qualidade só se vende em sacos de 50kg...
Se quiser uma ajuda mais directa, envie-me o seu msn por mensagem privada que poderei ir tirando duvidas. Boa sorte

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
jorge009
Membro Júnior
Registado: sexta out 02, 2009 3:10 pm

quinta out 15, 2009 3:39 pm

em algumas lojas, eles vendem a comida das pombas a bulso, ou seja, compras os Kilograma que quiseres, eu sei porque o meu pai tem bastantes pombas, e compra dessa comida, que é a que eu tambem uso para dar as minhas caturras, fazendo o germinado para elas...

boa sorte com o papagaio :lol:
luisfdgon
Membro

sábado out 17, 2009 7:56 pm

Boas,

Obrigado pelas vossas dicas e disponibilidade.

Felizmente o papagaio já está a comer melhor, temos dado comida de pombo (demolhada de um dia para o outro) e ele come bem.
Hoje já não lhe demos papa de manha nem a tarde pois ele tem comido sozinho e tem sempre comida no papo.
Vou só dar papa agora à noite para aguentar ate de manhã.

Já agora, os papagaios têm boa visão nocturna? onde quero chegar é, durante a noite se lhe der a fome ele consegue comer se tiver ás escuras?
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado out 17, 2009 8:31 pm

luisfdgon Escreveu:Boas,

Obrigado pelas vossas dicas e disponibilidade.

Felizmente o papagaio já está a comer melhor, temos dado comida de pombo (demolhada de um dia para o outro) e ele come bem.
Hoje já não lhe demos papa de manha nem a tarde pois ele tem comido sozinho e tem sempre comida no papo.
Vou só dar papa agora à noite para aguentar ate de manhã.

Já agora, os papagaios têm boa visão nocturna? onde quero chegar é, durante a noite se lhe der a fome ele consegue comer se tiver ás escuras?
As aves no geral não têm visão nocturna de todo. Excepção feita a algumas aves de rapina.

Mas não é por aí. À noite não deve ter luz (nem sons), aliás, até deve ter a gaiola coberta por um tecido escuro. Se se está a alimentar devidamente, aguentará sem problemas até a manhã.
rgaspar
Membro Júnior
Registado: sábado set 05, 2009 2:41 pm
Chihuahua
Turtles
Peixes
Porcos da India

terça out 20, 2009 7:43 pm

olá,

eu tb tenho um papagaio cinzento, e tive problemas para o desmamar, mas por outras razões...

mas dessa experiencia consegui aprender algumas coisas, experimenta de manha em vez de papa, dar-lhe o granulado demolhado, deixas durante a noite uns 10 pedaços de granulado dentro de um copo de água, de manha ele vai tar inchado, tiras o resto da agua que ainda estiver no copo, e o granulado esmigalhas-o todo com um garfo, depois metes dentro da seringa, e dás-lhe a boca, para que ele apanhe o sabor do granulado e começe a habituar-se a comer daquilo, depois durante o dia, deixas um comedouro com granulado partido em bocados pequeninos, para que nao haja tanto desperdicio, e ele ao apanha-lo com o bico, conseguir praticamente o engolir...

depois passados uns 3 dias de dar o granulado demolhado pela manha começas a dar, menos quantidade de manha, e das noite sim, noite não, alternado com a papa...

exemplo:
- 10ml de granulado de manha na seringa, e a noite dose completa de papa (nao sei que quantidades ainda dás)
-no outro dia, 10 ml de granulado de manha, e a noite dose completa tb de ração...

e assim sucessivamente, durante uns dias, vais ver que vai desmamar num instante...

cumprimentos,

Ricardo
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano

terça out 20, 2009 10:30 pm

Muito bem RGaspar, vejo que aprendeste muito bem.
Esse tito ainda vai ser uma estrela, abraço

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
www.clubedospapagaios.wordpress.com
luisfdgon
Membro

quinta out 22, 2009 8:23 am

Bom dia,

Obrigado desde já a todos pelas respostas.

Não pude cá vir antes pois a vida por vezes trás-nos surpresas desagradáveis as quais não podemos fugir.

Posso dizer-vos que o papagaio já se alimenta bem sozinho, acorda cheio de apetite :)
Segui ali o conselho do joaoejoca com a comida de pombo demolhada e resultou muito bem, de manha era o que ele comia melhor.
Neste momento já cortei com a comida de pombo e tem comido só granulado e fruta.
Estou no entanto ainda a dar papa a noite, apesar de ele comer sozinho ao longo do dia dá-me ideia que à noite o papo nao estará suficientemente cheio para ele aguentar até ao dia seguinte sem comer.
Mas tenho também cortado na papa à noite, pois agora só lhe dou 25ml.

Tenho reparado nestes últimos dias que ás vezes ele faz um cócó com liquido avermelhado, em vez de transparente como seria normal, o que poderá ser? deverei preocupar-me com isso?

Algumas sugestões para acabar com a papa a noite?
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta out 22, 2009 7:19 pm

As sementes de pombo demolhadas, ou de preferência germinadas, são óptimas como alimento diário. As minhas comem todos os dias e é do que mais gostam, não lhes dou suficiente para que só comam disso mas todos os dias lhes dou. As sementes germnadas são consideradas o "super alimento" para os papagaios. Eu não posso retirar, das coisas que mais gostam é quando de manhã as coloco na gaiola de exterior que lhes dê as sementes germinadas, a arara fica mais de meia hora de volta do comedouro a come-las.
Quanto ao liquido avermelhado, deves ver o que pode originar isso que não é normal, que ração come?
Se a ração tem muito corante pode ser por aí, e se for, aconselho que mudes a ração, se a ração nao é colorida, então deves consultar um veterinario...
Boa sorte
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sexta out 23, 2009 8:30 am

Caro forista luisfdgon

Outro alimento que poderá incluir no seu menu será o milho demolhado~ou de maçarocas verdes.
O milho é doce e eles adoram. O milho também é um alimento rico e energético.
Atenção que o milho que deverá fornecer é milho geralmente adquirido em lojas de animais e não o milho que se compra em latas no supermercado.

Como diz e bem o forista Joãoejoca verifique se a ração não tem demasiado corante vermelho.
"Nunca exite", se tiver dúvidas sobre o estado do seu papagaio corra para o veterinário pois as aves são geralmente animais com alguma resistência às doenças e geralmente quando nos apercebemos que algo não está bem, a doença já se encontra em estado avançado.

Vou deixar aqui "passando a publicidade" a ração que utilizo e que em meu entender será a mais adequada para cinzentos
Pretty Bird - african special

boa sorte
lmgcardoso
luisfdgon
Membro

sexta out 23, 2009 12:16 pm

lmgcardoso Escreveu:Caro forista luisfdgon

Outro alimento que poderá incluir no seu menu será o milho demolhado~ou de maçarocas verdes.
O milho é doce e eles adoram. O milho também é um alimento rico e energético.
Atenção que o milho que deverá fornecer é milho geralmente adquirido em lojas de animais e não o milho que se compra em latas no supermercado.
O milho das lojas de animais leva algum tratamento?
Eu tenho quem me arranje milho de cultivo, à problema em usar esse milho crú demolhado?
lmgcardoso Escreveu: Como diz e bem o forista Joãoejoca verifique se a ração não tem demasiado corante vermelho.
"Nunca exite", se tiver dúvidas sobre o estado do seu papagaio corra para o veterinário pois as aves são geralmente animais com alguma resistência às doenças e geralmente quando nos apercebemos que algo não está bem, a doença já se encontra em estado avançado.
Pois eu penso que seja da ração pois isso acontece em algumas alturas do dia, não é continuo, deve ter a ver quando ele come mais ração. Até porque ele adora a ração vermelha e laranja, a verde não lhe toca muito...
lmgcardoso Escreveu: Vou deixar aqui "passando a publicidade" a ração que utilizo e que em meu entender será a mais adequada para cinzentos
Pretty Bird - african special
Estou a utilizar ração da nutribird que me foi fornecida pelo criador. Por acaso desconhecia outras marcas.

Ainda em relação à alimentação, fará mal dar todos os dias fruta? é que já li que apenas recomendam 2/3 vezes por semana, mas isso suponho que seja numa fase adulta certo? é que ele come muito bem maçã e pera e tem sido um bom aliado à ração nesta fase do desmame.

Cumps,
Luis
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado out 24, 2009 5:38 pm

Caro forista luisfdgon

Você deverá ter em atenção ao fornecer frutas e legumes ao seu papagaio nesta fase.
Deve faze-lo pois as frutas e legumes são um bom alimento mas nesta altura deverá controlar as fezes do seu papagaio, ver se estão demasiado líquidas ou se estão normais. Os papagaios novos são mais atreitos a desinterias ou "desarranjos intestinais" e se não tivermos em atenção que o animal está a perder demasiados líquidos nas fezes, podemos depararmo-nos sem saber ler nem escrever com um caso de desidratação.

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”