Dúvidas sobre Papagaios

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
ccigarra
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 21, 2003 10:45 am

segunda jul 21, 2003 11:21 am

Viva,

Desde o passado Sábado que tenho um papagaio em casa. No entanto este papagaio tem um passado atribulado:

Ele foi encontrado pelo meu sogro à 15 anos atrás perto da estrada. A princípio ele dava-se bem com os novos donos mas passados alguns anos começou a arrancar as penas ( à cerca de 8 anos que as arranca). Os meus sogros nunca o levaram ao veterinário e nem lhe davam muitas coisas para brincar.

Agora arranjaram um periquito e como consideram o papagaio muito chato queriam arranjar alguém que ficasse com ele. Eu como tive pena dele convenci o meu marido a ficarmos com ele e sinceramente não me arrependo.

Só o tenho desde Sábado passado e já o adoro, é extremamente carinhoso e precisa de imenso amor.

Mas eu tenho algumas questões, dúvidas que espero que alguém me possa ajudar:

1- Gostava de saber de um bom veterinário de aves em Lisboa para poder levar o Gugu lá.

2 - Eu tenho lhe dado muita fruta (uvas, melão, pessegos, laranja, etc) , sementes variadas e pão... gostaria de saber se lhe devia dar mais alguma coisa ( o pão não lhe faz mal, pois não?)

3- Infelizmente, ele passa grande parte do dia sozinho, por isso gostava de saber o que posso fazer para lhe tornar os dias melhores, já li que um companheiro era uma boa ajuda .. mas gostaria de saber se há outras opções.

Se alguém tiver mais dicas para me dar agradeço

Obrigado

Candida
Red_Fox
Mensagens: 3
Registado: quinta jul 03, 2003 10:43 am

segunda jul 21, 2003 1:13 pm

Oi! kt a essas duvidas n te posso ajudar, mas li um site, k ta num dos topicos aki do forum, k m pareceu mt interessante e informativo. se kiseres da-lhe uma olhadela, o site e http://www.papagaiosbrasil.hpg.ig.com.br/index.html
espero k t ajude, e boa sorte ;)

:D jks
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

segunda jul 21, 2003 10:41 pm

Boa noite,

antes demais só tenho a cumprimenta-la pela atitude que teve em recolher o papagaio de um futuro incerto.
Quanto as questões, existe uma boa clinica em Lx, a clinica de telheiras em telheiras, telefone 21 7574648.
Quanto a alimentação, fruta pode dar toda á excepção de abacate e pera abacate, o pao se não for muito não tem problemas, tente encontrar um granulado para papagaios (das marcas Kaytee, Pretty Bird) nas lojas de animais pois são formulados para eles e contem todos os nutrientes que necessitam, evitar de dar girassol em excesso.
Quanto á companhia, ele está num poleiro ou em gaiola? Se está em gaiola é mais simples, arranje alguns brinquedos para pendurar, os brinquedos caso ele não esteja habituado a ter, deverá de ser ensinado a brincar com eles de modo a que ele não tenha medo deles e se entretenha quando está sozinho. Pode tambem deixar um radio ligado para ele ouvir. Quanto a opção de um companheiro pode resultar ou não.

Felicidades para a si e para o Gugu.

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
ccigarra
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 21, 2003 10:45 am

terça jul 22, 2003 9:08 am

Obrigado a todos pelas dicas...

O Gugu (Aratinga Mitrata) está numa gaiola de 130x46x56cm onde tem imensos poleiros de vários tamanhos e alguns brinquedos que ele ainda não sabe utilizar bem. Para grande felicidade dele até tem uma banheirinha para tomar banho.

Até agora está a dar-se muito bem conosco: nunca nos mordeu e deixa fazer festas ... até parece que ele sabe que nós só lhe queremos dar uma vida melhor!

Mais uma vez obrigado

Cândida
drlpfae
Membro Veterano
Mensagens: 330
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm
Localização: papagaia

quinta jul 24, 2003 12:48 pm

de que especie é o papagaio? sabendo a especie talvez seja mais fácil recomendar sites especificos para cada tipo de papagaio
ccigarra
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 21, 2003 10:45 am

quinta jul 24, 2003 2:24 pm

drlpfae,

O meu papagaio é uma Aratinga de face vermelha ( mitrata). Até agora não encontrei nenhum site específico para esta espécie.
Se conheceres algum avisa...

Cândida
drlpfae
Membro Veterano
Mensagens: 330
Registado: sábado set 07, 2002 12:28 pm
Localização: papagaia

quinta jul 24, 2003 6:44 pm

ccigarra
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 21, 2003 10:45 am

sexta jul 25, 2003 11:37 am

Viva,

Aqui estou eu com mais dúvidas ...

Eu já comprei o granulado Pretty Bird para o Gugu mas até agora ele ainda não tocou nele, nem mesmo quando eu tento dar-lo à mão. Se alguém tiver truques para dar granulados a papagaios que praticamente só comeram sementes de girassol toda a vida agradeço que os partilhe comigo ... :)

Em relação ao problema de arrancar penas: há alguma forma de saber se estas vou nascer? É que o Gugu ao longo dos anos arrancou grande parte das penas e tem o corpo completamente depenado.
Já agora, há algum produto que fomente o nascimento das penas?

Obrigado

Cândida
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

sexta jul 25, 2003 11:50 am

Boa tarde,

a mudança de sementes para granulado tem de ser gradual e demora o seu tempo, experimente a misturar meio por meio sementes e granulado para ele se ir habituando ao sabor do granulado, consoante ele se vai habituando ao sabor, deve de aumentar a percentagem de granulado em relação as sementes. De a entender ao papagaio que o granulado é bom simulando que o esta a comer e a deliciar-se.

Quanto ao arrancar as penas, coloque brinquedos estimulantes para que ele se distrai-a com eles e não arranque as penas, nas lojas existem estimulantes para o crescimento das penas (não sei os nomes).

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
ccigarra
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: segunda jul 21, 2003 10:45 am

sexta jul 25, 2003 2:15 pm

Magelan,

Obrigado pelas dicas. Eu tinha posto os granulados ao lado das sementes e ele não pareceu muito interessado. Hoje à noite vou juntar os dois a ver o que acontece...

Em relação aos brinquedos, eu já fui a algumas lojas e sinceramente não vi muito brinquedos para papagaios, o que vi era mais para periquitos e pareceram-me fracos para o Gugu.

Por agora ele tem um sino que adora, um cubo com espelhos, uma maçaroca de milho, 2 cenouras inteiras e um pedaço de cortiça para roer, no entanto não sei se são suficientes para ele se divertir... se tiver alguma sugestão será bem vinda...

Obrigado

Cândida
Miguel_Alambre
Membro
Mensagens: 120
Registado: domingo jul 13, 2003 11:00 pm

segunda jul 28, 2003 6:54 pm

Você própria pode fabricar brinquedos para o seu pássaro...~
Arranje alguns pedaços de madeira, couro e fio de sisal, pinte as madeiras de várias cores com corante VEGETAL para alimentos (sem sabor), faça-lhe sum furo e enfie num pedaço de fio, alternando de vez em quando com couro... a sua imaginação é o limite!
Com imaginação e bom senso pode criar brinquedos baratos e muito interessantes para o seu animal (especialmente se ele tem um problema de stress, o que o leva a arrancar as penas).
Se precisar de mais alguma informação, peça!!!
Parabéns pela "coragem" qu eteve e aceitar esse animal n sua casa!!!
Responder

Voltar para “Aves”