Caturra Com asa Magoada
Boas tardes.....necessito de ajuda! Há cerca de 5 meses comprei uma caturra numa loja de animais,k desde de entao nunca tinha saido de uma gaiola,a caminho de casa ela arrancou várias penas da assa direita, as maiores. Andei a por betadine para ver se melhorava e deixei a acalmar. Passado uma semana começei a abrir a porta da gaiola para ela sair, e fui ganhando a confiança dela, entretanto esta foi tentando voar sem qualquer sucesso,ela nunca conseguiu voar passado este tempo todo. Cada vez k tentava a ferida da pena maior abria e deitava sangue, obriguei-a a ficar 15 dias na gaiola presa. Melhorou,ou seja, kada vez k tenta voar já não deita sangue,mas as penas nunca mais cresceram e na zona k sangrava esta com um altinho,em k eu estou sempre a ver se lhe cresce a pena! Passado 5 meses as penas estao a crescer "as grandes",e ela as vezes pia quando mexe nelas,fui espreitar na tal zona e não me parece k esteja a crescer,nao me parece k tenha mais o altinho,mas uma coisa é certa,cada vez k tenta um voo tipico dela, k cai no chão,como disse não voa,ela fica com a asa levantada tipo o "ombro" e afastada do corpo dela e a tremer...não é sempre,mas a maioria das vezes! Não sei k fazer, isto não é normal certo? Fora isso é uma ave k canta muito e muito esperta.....
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta nov 26, 2009 11:42 am
- Localização: Ringnecks, Red rumped, Bourkes, Caturras, canários malinois, Papagaio Africano, Cães da Serra da Est
Olá,
É normal que essa ferida demore a sarar. Patas e asas feridas são sempre dois pontos onde nas aves a cura leva tempo, pois são os membros que estas mais movimentam. Deixe a sua caturra estabelecer-se completamente. Ao soltá-la com a asa por sarar completamente vai fazer com que esta a exercite mais e retarde o processo.
Boa sorte,
Ricardo Mendão Silva
www.psicopata.net
É normal que essa ferida demore a sarar. Patas e asas feridas são sempre dois pontos onde nas aves a cura leva tempo, pois são os membros que estas mais movimentam. Deixe a sua caturra estabelecer-se completamente. Ao soltá-la com a asa por sarar completamente vai fazer com que esta a exercite mais e retarde o processo.
Boa sorte,
Ricardo Mendão Silva
www.psicopata.net
Mas já se passaram 5 meses desde que esse problema surgiu!? Veterinário, não?
Uma das coisas que pode ter atrasado o desenvolvimento das penas na asa foi o betadine... Ao desinfectar mata os tecidos e fecha os poros por onde iriam crescer as penas.
Uma das coisas que pode ter atrasado o desenvolvimento das penas na asa foi o betadine... Ao desinfectar mata os tecidos e fecha os poros por onde iriam crescer as penas.
Veterinário, sim já pensei nisso muitas vezes, a questão aki é k tenho k me dirigir a um hospital com ela, ou seja, se fosse perto de casa ai ja tinha ido há muito, a questao é k se ela arrancou o que arrancou quando veio da loja de animais para minha casa, que é perto, o que fará ir até algés! Mas o mais provavel é fazer isso, pk depois do sismo, pois já estava a sarar muito bem a asa,ela abriu outra vez o tal local da ferida,quando acordei estava cheia de sangue. Bom pelos vistos voltei a por betadine.....o que eu acho é k vou ter que comprar calmante para por na agua e tentar leva-la depois ao vet, e seja o que deus quiser.....pois já não sei o k fazer mais! Eu sou de sintra, conhecem um sitio mais perto que vejam aves exoticas,é k os veterinários normais dizem k não vem, e mandaram-me para o hospital de algés! bigada