Dúvida sobre criação de mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

sábado jul 26, 2003 1:27 am

Hoje trago-vos uma questão sobre ovos de mandarins, para a qual conto com a vossa ajuda.

Na sexta de manha fui surpreendido com meu casal de mandarins com o aparecimento de dois ovos na gaiola, um no chão e outro no comedouro de vitaminas. Desse modo, decidi adquirir um ninho para exóticos e material para este, gostava de saber se pode por esses ovos no ninho. Além disso, hoje a noite pareceu-me que a fêmea estava com intenção de colocar um novo ovo no comedouro das vitaminas, assim retirei o para ver onde irá ela colocar o novo ovo.

Gostava saber a vossa opinião sobre este tipo de comportamento.

Grato pela vossa atenção.

kool
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

sábado jul 26, 2003 9:14 pm

Boa Noite,

Possivelmente ela irá colocar o ovo no chão. Que ninho tens? Regra geral eles gostam de ninhos fechados e como tal aconselho-te um ninho de madeira para Pardal de Java ou para Periquitos (apesar do primeiro ser o mais indicado), compra também fibras, por exemplo pelo de cabra. Colocas as fibras fora do ninho e deixa-los construir , e depois é só esperar que a fêmea começe a colocar os ovos.

Penso que este comportamente se deve ao facto de não gostarem desse ninho. Eles dormem lá dentro ou nem sequer entram?
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

domingo jul 27, 2003 11:09 pm

Olá Sac!

Obrigado pela tua atenção.

C/o deves saber tenho dois casais de mandarins, um deles já tem ninho e dão-se bem, a fêmea dorme dentro do ninho (é do tipo de cilíndrico feito a base de corda enrolada numa estrutura de arames). Esse casal até ao momento ainda não colocou um ovo.

A surpresa foi com o segundo casal o qual sem ninho, a fêmea começou a colocar ovos na gaiola. Contudo, desta vez comprei um outro ninho (desculpa não segui o teu conselho acerca dos ninhos, pois a loja que fui não tinha nenhum de fácil fixação) tem a forma de uma pêra com uma janela a meia altura, é feito em "verginha".

Além disso, coloquei fibras de coco no ninho e na gaiola, as quais foram colocadas no ninho pelo casal. Neste momento, já tenho um ovo no ninho, e espero por outro na terça-feira. Tudo parece normal, resta saber se estão fertilizados. Estou a espera que a fêmea coloque mais ovos para colocar novamente o comedouro de vitaminas.

Em relação aos teus mandarins, há novidades? Tinhas dito que estavas a espera pelo regresso de férias para te dedicares.

Cumprimentos.

kool
Responder

Voltar para “Aves”