Papagaio cinzento ferido

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jmv33
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 3:04 am
Localização: Papagaio cinzento africano, Betta, Peixes vermelhos

domingo jan 17, 2010 3:46 am

Boa noite amigos,

Estou a estrear-me aqui no fórum, pena que tenha sido por este motivo.

É o seguinte, tenho um papagaio cinzento com cerca de 3 meses e ontem tirei-o da gaiola a coloquei-o em cima de um suporte que tinha na cozinha só que como é um pouco escorregadio ele escorregou e como tem uma das asas aparada não conseguiu aparar a queda e acabou por cair magoando-se numa pata e começou a sangrar na parte da unha.

Passei por água fria e com limpei a pata, e felizmente agora já não tem nada (pelo menos não pareçe).

Aconselham tomar precauções e fazer alguma coisa?

Já agora, é o meu primeiro papagaio e estou a adorar, a inteligência dele (ou dela :P) é simplesmente espantosa. É como se fosse da familia. Nunca pensei que fosse gostar tanto dum pássaro. Quando estou a trabalhar até fico com saudades.

Cump's
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

domingo jan 17, 2010 1:25 pm

Cara forista jmv33

É necessário ter cuidado.
É uma ave muito nova para ficar num puleiro alto, convém ter a ave numa superfície que ela tenha um bom equilíbrio, exemplo o topo da gaiola.

Quanto ao sangrar da unha, veja se ele apoia bem a pata, se foi só uma pequena rachadura na unha ou se foi algo mais grave.
Se a ave apoia bem a pata, se não sangra, julgo não ser necessário ir ao vet.
Se a ave não apoia bem a pata, se fica muito tempo parada e sonolenta, se a unha cotinuar a sangrar, será melhor ir ao vet e aproveitar a ida ao Doc para fazr umas série de exames para ver se está tudo ok.

mande noticias

boa sorte
lmgcardoso
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo jan 17, 2010 1:27 pm

Se a pata não está inchada nem aparenta nenhum ferimento deve ter apenas partido a unha e sangrou por isso...
Se ele tem uma asa aparada, devia fazer o mesmo na outra, pois assim ele nunca conseguirá safar-se caso caia de algum lado, ao bater as asas entra em desequilíbrio e isso pode ser muito traumatizante para ele.
Pena que já tenham cortado as penas da asa, isso é o pior que podemos fazer, eu quando não sabia cometi o mesmo erro e arrependi-me bastante, felizmente as penas já cresceram e agora podem voar.
Uma vez que é o primeiro papagaio, e que gosta tanto dele, aconselho a inscrever-se no Clube dos Papagaios, temos a decorrer um mini curso sobre estudo do comportamento dos papagaios que penso ser muito útil a todos os donos de papagaios. Estes cursos são inteiramente grátis e aprende todos os passos para uma relação de sucesso com o seu papagaio, ele tem muito para lhe oferecer, desde que o saiba educar...

www.clubedospapagaios.wordpress.com
www.papagaiosinteligentes.com
jmv33
Membro

domingo jan 17, 2010 1:33 pm

lmgcardoso Escreveu:Cara forista jmv33

É necessário ter cuidado.
É uma ave muito nova para ficar num puleiro alto, convém ter a ave numa superfície que ela tenha um bom equilíbrio, exemplo o topo da gaiola.

Quanto ao sangrar da unha, veja se ele apoia bem a pata, se foi só uma pequena rachadura na unha ou se foi algo mais grave.
Se a ave apoia bem a pata, se não sangra, julgo não ser necessário ir ao vet.
Se a ave não apoia bem a pata, se fica muito tempo parada e sonolenta, se a unha cotinuar a sangrar, será melhor ir ao vet e aproveitar a ida ao Doc para fazr umas série de exames para ver se está tudo ok.

mande noticias

boa sorte
lmgcardoso
Obrigado pelo seu apoio :D

Felizmente agora já não pareçe ter nada. Só notei algumas pequenas gotas de sangue no chão mas após limpar passou imediatamente. Já vi minunciosamente e não encontrei nada na unha, nem rachadura. Provavelmente foi muito pequena e já não é visivel.

Já estive a brincar com ele com mais cuidado e não mostra nenhum comportamento anormal.

Pareçe-me que a queda foi devido à unha ser curvada, mas ainda deve ser cedo demais para cortar ou limar não?

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,

João Cardoso
jmv33
Membro

domingo jan 17, 2010 1:41 pm

Joaoejoca Escreveu:Se a pata não está inchada nem aparenta nenhum ferimento deve ter apenas partido a unha e sangrou por isso...
Se ele tem uma asa aparada, devia fazer o mesmo na outra, pois assim ele nunca conseguirá safar-se caso caia de algum lado, ao bater as asas entra em desequilíbrio e isso pode ser muito traumatizante para ele.
Pena que já tenham cortado as penas da asa, isso é o pior que podemos fazer, eu quando não sabia cometi o mesmo erro e arrependi-me bastante, felizmente as penas já cresceram e agora podem voar.
Uma vez que é o primeiro papagaio, e que gosta tanto dele, aconselho a inscrever-se no Clube dos Papagaios, temos a decorrer um mini curso sobre estudo do comportamento dos papagaios que penso ser muito útil a todos os donos de papagaios. Estes cursos são inteiramente grátis e aprende todos os passos para uma relação de sucesso com o seu papagaio, ele tem muito para lhe oferecer, desde que o saiba educar...

Sim, felizmente não aparenta nenhum desses sintomas.

A unica coisa que noto é que ele já não vai para o fundo da gaiola e para o "tecto" onde tem as grades, mas isso já acontecia antes do acidente por isso penso que seja mesmo por ele não gostar.

Como está aí a época de muda, não deve faltar muito para crescerem novamente as penas, por isso vou considerar bem sobre cortar ou não.

Estou muito empenhado em educar o papagaio, já estive a ver o site e provavelmente vou mesmo inscrever-me.

Obrigado
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 1:59 pm

Se não tivesse as asas cortadas, podia ter imagens como esta daqui a algum tempo, com bastante treino e dedicação...

Imagem

Mas eu quando falei em cortar a outra asa, é no sentido de tentar dar-lhe equilíbrio, já que não pode voar, ao menos que as quedas sejam menos aparatosas, pois agora apenas com uma asa inteira, ele bate as asas e voa às voltas, o que pode tornar as quedas aparatosas, falo por experiência pois fiz o mesmo quando a minha Joca era novinha (cortar apenas uma asa) , a "conselho" do criador e acabei por cortar também a outra asa, ao fim de uns dias, para evitar quedas perigosas.
Já vi que é do Porto, o que nos deixa um pouco longe, mas inscreva-se e tentaremos dar resposta às suas duvidas e aconselhá-lo o melhor possível.

jmv33
Membro

domingo jan 17, 2010 2:03 pm

Joaoejoca Escreveu:Se não tivesse as asas cortadas, podia ter imagens como esta daqui a algum tempo, com bastante treino e dedicação...

Imagem

Mas eu quando falei em cortar a outra asa, é no sentido de tentar dar-lhe equilíbrio, já que não pode voar, ao menos que as quedas sejam menos aparatosas, pois agora apenas com uma asa inteira, ele bate as asas e voa às voltas, o que pode tornar as quedas aparatosas, falo por experiência pois fiz o mesmo quando a minha Joca era novinha (cortar apenas uma asa) , a "conselho" do criador e acabei por cortar também a outra asa, ao fim de uns dias, para evitar quedas perigosas.
Já vi que é do Porto, o que nos deixa um pouco longe, mas inscreva-se e tentaremos dar resposta às suas duvidas e aconselhá-lo o melhor possível.

Pois, de facto é um pouco longe.

No meu caso, também foi o criador que a cortou, a conselho do mesmo.

Cumprimentos,

João Cardoso
Joaoejoca
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 3:24 pm

Se conseguir poste uma foto da asa cortada para poder ver o tamanho do estrago, porque se uma está cortada rente e a outra inteira, isso é muito mau para o papagaio!!!
lmgcardoso
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 4:38 pm

Caro forista jmv33

Você por norma não deve cortar ou aparar as unhas.
Existem no mercado puleiros que ajudam a limar um pouco as unhas, se houver necessidades para isso, ou para não ficarem tão pontiagudas.
S´devem ser cortadas em caso de bem estar ou saúde da ave.

Siga os conselhos do forista Joaoejoca em respeito das penas cortadas da asa. Não deve manter cortadas as penas de apenas de um dos lados pois como disse e bem o forista Joaoejoca o papagaio ao tentar voar vai entrar em parafuso.

boa sorte
lmgcardoso
lmgcardoso
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 4:39 pm

Caro forista Joaoejoca

belas fotos

boa sorte
lmgcardoso
jmv33
Membro

domingo jan 17, 2010 6:12 pm

Joaoejoca Escreveu:Se conseguir poste uma foto da asa cortada para poder ver o tamanho do estrago, porque se uma está cortada rente e a outra inteira, isso é muito mau para o papagaio!!!
Certo, vou tentar ainda hoje fazer isso.

Cumprimentos
tiago26
Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

domingo jan 17, 2010 7:53 pm

Eu sei que pode parecer uma pergunta muito estupida, mas é uma dúvida que eu tenho...depois de cortar as penas elas nao voltam a crescer?as penas que o forista joaoejoca cortou não voltaram a nascer?nunca podera mais a arara fazer voo livre?
Cumps
Tiago Ferreira
lmgcardoso
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 7:59 pm

Caro forista tiago26

Sim as penas serão substituídas por novas mas isso irá demorar algum tempo, variando de espécie para espécie e em alguns casos podendo demorar vários e longos meses para as asas voltarem ao normal.

boa sorte
lmgcardoso
tiago26
Membro
Registado: terça fev 10, 2009 9:45 am

domingo jan 17, 2010 8:05 pm

É que eu comprei um periquito á algum tempo atras mas o problemas é que esse perequito não voa, e ate hoje vao consegue voar, e eu fiquei com essa dúvida, mas eu achava que voltavam a nascer porque quando uma ave muda a pena, saem umas e nascem penas novas por isso achar que elas voltariam a crescer.

Obrigado forista lmgcardoso
e já agora para quando esse livro? :lol:
Cumps
Tiago Ferreira
lmgcardoso
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 10:21 pm

Caro forista tiago26

Se Deus quiser...para breve.

Estou na revisão final mas tem me faltado tempo e paciência.

boa sorte
lmgcardoso
Responder

Voltar para “Aves”