Poleiro/Gaiola para papagaio? (Nova gaiola e problema 27/03)
-
- Membro
- Registado: domingo jan 17, 2010 3:04 am
- Localização: Papagaio cinzento africano, Betta, Peixes vermelhos
Boa noite,
Mais uma vez, e (felizmente) sem o ultimo problema do ferimento, venho pedir a vossa ajuda pois sinto realmente essa necessidade.
O que se passa é que a gaiola onde está agora o papagaio parece-me bem pequena (40cm X 45cm X 45cm), até que quando o ponho cá fora a primeira coisa de ele faz é abrir as asas e esticar-se todo, pelo que pensei em comprar uma gaiola maior, só que hoje e depois de var alguns poleiros (se se podem assim chamar) agradou-me imenso a ideia de criar uma espécie de casa para o papagaio sem que tenha de estar atrás das grades.
Parece-me uma escolha mais razoável pois assim o papagaio tem mais espaço e além disso penso que fica mais barato que uma gaiola (que ficaria por volta de 150 euros)
O espaço que tenho é de cerca de 1,50 m de largura e 80 cm de profundidade.
A minha ideia era criar uns suportes em madeira natural e alguns brinquedos, escadas, etc, ... E obviamente com a "prateleira" em baixo para as necessidades no papagaio.
Gostei muito desta (se me é permitido publicar):
http://img136.imageshack.us/img136/1381/s6005306nt1.jpg
Um familiar meu é eng. e faria concerteza a estrutura do poleiro, embora esta do exemplo me pareça um pouco elaborada.
Agora vem o pedido, será que me poderiam dar algumas ideias para a construção da casa do "Nico"?
Mais uma vez, e (felizmente) sem o ultimo problema do ferimento, venho pedir a vossa ajuda pois sinto realmente essa necessidade.
O que se passa é que a gaiola onde está agora o papagaio parece-me bem pequena (40cm X 45cm X 45cm), até que quando o ponho cá fora a primeira coisa de ele faz é abrir as asas e esticar-se todo, pelo que pensei em comprar uma gaiola maior, só que hoje e depois de var alguns poleiros (se se podem assim chamar) agradou-me imenso a ideia de criar uma espécie de casa para o papagaio sem que tenha de estar atrás das grades.
Parece-me uma escolha mais razoável pois assim o papagaio tem mais espaço e além disso penso que fica mais barato que uma gaiola (que ficaria por volta de 150 euros)
O espaço que tenho é de cerca de 1,50 m de largura e 80 cm de profundidade.
A minha ideia era criar uns suportes em madeira natural e alguns brinquedos, escadas, etc, ... E obviamente com a "prateleira" em baixo para as necessidades no papagaio.
Gostei muito desta (se me é permitido publicar):
http://img136.imageshack.us/img136/1381/s6005306nt1.jpg
Um familiar meu é eng. e faria concerteza a estrutura do poleiro, embora esta do exemplo me pareça um pouco elaborada.
Agora vem o pedido, será que me poderiam dar algumas ideias para a construção da casa do "Nico"?
Última edição por jmv33 em sábado mar 27, 2010 7:49 pm, editado 1 vez no total.
Uma gaiola dessas dimensões, deve ser usada apenas como gaiola de transporte, não como gaiola onde o papagaio passa a maioria do seu tempo, infelizmente ainda se vendem como gaiolas para papagaios, mas é um erro manter um papagaio num espaço tão infimo...
Essa foto é da casa onde ficam durante a noite as minhas aves.
Essa da foto é a Joca, a Juca ainda não estava cá em casa nessa altura, e esse poleiro já tem uma serie de alterações em relação ao que esta nessa fotografia. Mas esse poleiro não fui eu que fiz, comprei já feito e acrescentei umas coisas, mas realmente é mais barato que uma gaiola, tem é o inconveniente de as aves estarem totalmente soltas e se ficassem ali durante o dia, desmontavam-me a cozinha toda.
Se é para ficar o dia todo, acho que o melhor é uma daquelas gaiolas que se abrem por cima, e assim, quando chega a casa pode abrir e ele fica solto, sob vigilância, porque estes bicos desmontam uma porta em meia duzia de horas...
Se tem mais espaço, prepare um ginásio ao lado da gaiola para que quando está e casa ele possa andar a brincar por lá.
www.papagaiosinteligentes.com
Essa da foto é a Joca, a Juca ainda não estava cá em casa nessa altura, e esse poleiro já tem uma serie de alterações em relação ao que esta nessa fotografia. Mas esse poleiro não fui eu que fiz, comprei já feito e acrescentei umas coisas, mas realmente é mais barato que uma gaiola, tem é o inconveniente de as aves estarem totalmente soltas e se ficassem ali durante o dia, desmontavam-me a cozinha toda.
Se é para ficar o dia todo, acho que o melhor é uma daquelas gaiolas que se abrem por cima, e assim, quando chega a casa pode abrir e ele fica solto, sob vigilância, porque estes bicos desmontam uma porta em meia duzia de horas...
Se tem mais espaço, prepare um ginásio ao lado da gaiola para que quando está e casa ele possa andar a brincar por lá.
-
- Membro
Agradeço a sua resposta, eu sabia que se tratavam do seu papagaio, só que não quis referenciar o seu nome. Espero não haver problema em colocar o linkJoaoejoca Escreveu:Uma gaiola dessas dimensões, deve ser usada apenas como gaiola de transporte, não como gaiola onde o papagaio passa a maioria do seu tempo, infelizmente ainda se vendem como gaiolas para papagaios, mas é um erro manter um papagaio num espaço tão infimo...

Realmente nunca pensei nisso. A minha ideia era mesmo ter esse sistema para o papagaio durante quase todo o dia, e durante e noite colocá-lo na outra gaiola, porque a situação é a seguinte: eu e a minha familia passamos a maioria do tempo na cozinha, que fica na parte inferior da casa, num sitio que não é muito seguro (e então com a gatunagem daqui da Maia) tenho receio de o deixar lá, por isso à noite levo-o para cima comigo. A cozinha a que me refiro não se situa no mesmo edificio que o resto da casa, foi contruida posteriormente e além disso não tem qualquer tipo de alarme e as portas e janelas são fáceis de arrombar.
Com uma gaiola grande não tenho outra alternativa senão deixar sempre na cozinha, o que não é muito seguro.
Mas se passam a maioria do tempo na cozinha, o ideal é que tenham uma boa gaiola na cozinha, e a de transporte serve para dormir em casa à noite... vem de manhã, volta à noite.
Em casa, pode sempre construir um parque onde a gaiola encaixe, e ensiná-lo que a gaiola é a casa de banho, assim ele à noite pode estar mais à vontade em casa e durante o dia fica na gaiola da cozinha, mais espaçosa mas lá fechado para evitar destruições.
Em casa, pode sempre construir um parque onde a gaiola encaixe, e ensiná-lo que a gaiola é a casa de banho, assim ele à noite pode estar mais à vontade em casa e durante o dia fica na gaiola da cozinha, mais espaçosa mas lá fechado para evitar destruições.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Cara forista jmv33
Já tinha reparado que o seu papagaio estava numa gaiola de transporte, que infelizmente, como diz o forista Joãoejoca e muito bem, é pena que ainda existam papagaios eternamente nestas condições.
Julgo que o ideal seria ter as duas alternativas e o mais acertado seria, como diz mais uma vez o forista Joãoejoca, uma gaiola com a possibilidade de abertura do topo.
Vou deixar aqui um exemplo de uma gaiola que julgo ser mais adequada para aves deste porte. Preço realmente ronda os valores que indicou. Mas para quem compra uma ave destes valores, não deve ser grande problema arranjar uma gaiola como estas

lembre-se que para uma ave ser feliz, uma das condições para o ser é as instalações que ela dispõe para viver.
Retire o mais breve possível o seu amiguinho da gaiola de transporte e utilize essa gaiola só para quando necessitar de transportar o seu amiguinho para algum lado, como por exemplo o vet.
boa sorte
lmgcardoso
Já tinha reparado que o seu papagaio estava numa gaiola de transporte, que infelizmente, como diz o forista Joãoejoca e muito bem, é pena que ainda existam papagaios eternamente nestas condições.
Julgo que o ideal seria ter as duas alternativas e o mais acertado seria, como diz mais uma vez o forista Joãoejoca, uma gaiola com a possibilidade de abertura do topo.
Vou deixar aqui um exemplo de uma gaiola que julgo ser mais adequada para aves deste porte. Preço realmente ronda os valores que indicou. Mas para quem compra uma ave destes valores, não deve ser grande problema arranjar uma gaiola como estas

lembre-se que para uma ave ser feliz, uma das condições para o ser é as instalações que ela dispõe para viver.
Retire o mais breve possível o seu amiguinho da gaiola de transporte e utilize essa gaiola só para quando necessitar de transportar o seu amiguinho para algum lado, como por exemplo o vet.
boa sorte
lmgcardoso
Sabemos que as gaiolas boas são muito caras, mas se agora não puder comprar uma já, o que deve fazer é mesmo deixar o papagaio solto na cozinha com a gaiola de transporte apenas como local de dormir e de comer, mas sempre aberta para ele poder exercitar-se quando quiser.
Depois, o mais breve possível, compre uma gaiola como a que o LmgCardoso mostrou e vai ver que o seu papagaio vai ser mais feliz e mais saudável.
Atenção quando o solta a janelas abertas ou fechadas sem cortinas, para que ele não voe contra elas e não se magoe, nem saia disparado por uma que esteja aberta.
Depois, o mais breve possível, compre uma gaiola como a que o LmgCardoso mostrou e vai ver que o seu papagaio vai ser mais feliz e mais saudável.
Atenção quando o solta a janelas abertas ou fechadas sem cortinas, para que ele não voe contra elas e não se magoe, nem saia disparado por uma que esteja aberta.
-
- Membro
Pois, eu sei, de facto o papagaio, embora com 3 meses, necessitava de mais espaço, daí pensar do poleiro, que seria muito melhor para a ave, pois o espaço seria sempre maior do que numa gaiola.lmgcardoso Escreveu:Cara forista jmv33
Vou deixar aqui um exemplo de uma gaiola que julgo ser mais adequada para aves deste porte. Preço realmente ronda os valores que indicou. Mas para quem compra uma ave destes valores, não deve ser grande problema arranjar uma gaiola como estas![]()
boa sorte
lmgcardoso
Mas se no poleiro ele me destruiria a cozinha toda, vou ter mesmo de optar por uma grande gaiola.
Só não percebi uma coisa, qual é a grande vantagem da gaiola ter abertura no topo?
Obrigado
A abertura da gaiola permite que a abras quando estás em casa e ele possa voar para lá quando quer ir ao wc.
E assim fica em liberdade quando estás por perto e preso quando te afastas. Apenas por isso te aconselhamos a de abertura por cima.
E assim fica em liberdade quando estás por perto e preso quando te afastas. Apenas por isso te aconselhamos a de abertura por cima.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Cara forista jmv33
A gaiola que se abre no topo, quando aberta aplica-se um pau entre as grades levantadas e serve como puleiro para a ave permanecer ou poisar
boa sorte
lmgcardoso
A gaiola que se abre no topo, quando aberta aplica-se um pau entre as grades levantadas e serve como puleiro para a ave permanecer ou poisar
boa sorte
lmgcardoso
eu ainda ontem vi uma gaiola....que tenho que a comprar...espetacular mesmo po meu bixinho...eu durante o dia ponho-o solto na cozinha...(sim porque ele ja sai..ainda bem)...e entao a noite...meto-o na gaiola...mas a que vi...custa 325euros...mas fogo...parece um hotel de 5 estrelas pos bixinhos....quando puder tiro uma foto e ponho ca..sempre pode servir de ideia...claro fazer com outros materiais....
-
- Membro
Ui, queremos ver isso, deve ser fantástica. O papagaio já nem vai querer sair da gaiola LOLOLOLm4rc0 Escreveu:eu ainda ontem vi uma gaiola....que tenho que a comprar...espetacular mesmo po meu bixinho...eu durante o dia ponho-o solto na cozinha...(sim porque ele ja sai..ainda bem)...e entao a noite...meto-o na gaiola...mas a que vi...custa 325euros...mas fogo...parece um hotel de 5 estrelas pos bixinhos....quando puder tiro uma foto e ponho ca..sempre pode servir de ideia...claro fazer com outros materiais....
Eu o meu também solto muito, porque ainda está na gaiola pequena. Só o meto na gaiola ao almoço e ao jantar porque ele começa a bater as asas agarrando-se às grades e deixa a cozinha cheia de penas pelo ar que podem ir para a comida.
Excepto essas situações basta tirar abrir a "porta" que ele já sabe o que tem a fazer e vai logo para cima da gaiola.
-
- Membro
Boa noite,
Comprei então finalmente a nova gaiola, porém ainda não se adaptou à nova casa e ainda não ouvimos o Nico do costume.
Mas o problema é que no poleiro, após abrir em cima e colocar o pau, ele gosta de se sentir alto e vai para as partes superiores das aberturas, fazendo as necessidades em cima das grades sujando tudo de cima abaixo. Existe algum "truque" para que ele se mantenha no poleiro?
A figura ilustra então o problema que referi:

Antecipadamente obrigado,
Cump's,
João Cardoso [/img]
Comprei então finalmente a nova gaiola, porém ainda não se adaptou à nova casa e ainda não ouvimos o Nico do costume.
Mas o problema é que no poleiro, após abrir em cima e colocar o pau, ele gosta de se sentir alto e vai para as partes superiores das aberturas, fazendo as necessidades em cima das grades sujando tudo de cima abaixo. Existe algum "truque" para que ele se mantenha no poleiro?
A figura ilustra então o problema que referi:

Antecipadamente obrigado,
Cump's,
João Cardoso [/img]
Parece-me simples, basta colocar o poleiro no topo das grades em vez de duas ou três barras abaixo do topo. Se mesmo assim não mudar esse hábito dele, deve encontrar uma forma de ter um local mais alto, a meio do poleiro pois para ele o ponto mais alto é o ponto mais seguro e é aí que ele quer ficar...