Rola Diamante Descontrolada

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JPXVI
Registado: quarta jul 29, 2009 1:59 am

terça fev 09, 2010 10:57 pm

Gostaria que alguem me pudesse explicar o que aconteceu com as minhas rolas diamante?

Tenho dois casais reprodutores, um casal tinha dois ovos a cerca de uma semana mas de repente deparei que o macho tinha arrancado e bicado todas as penas da cabeça da femea sem mais nem menos chegando mesmo a fazer sangue, e ela deixou de incubar, é a primaira vez que me acontece isto e achei extranhissimo já os separei e os ovos joguei-os porque nao tinha onde incuba-los, de resto gostaria de saber se alguem sabe o que se passou, os animais nunca eram incomodados, somento para mudança de agua e comida, de resto parecia tudo estar a correr as mil maravilhas faziam turnos de choco e tudo e quase no fim aconteceu isto, gostava de tentar juntá-las mais no verão novamente mas fiquei com receio que o macho acabe eventualmente por matar a femea. :(
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça fev 09, 2010 11:45 pm

Nas rolas, esse comportamento pode ser por o macho querer fazer novo ninho e tornar a galar a fêmea, por isso lhe bicou a cabeça, tentando que esta saísse do ninho para acasalar novamente com ela, eu que faria, era arranjar mais uma fêmea e tornava a juntar, mas desta vez, os três, assim o macho teria de tomar conta de duas fêmeas e não perturbava nenhuma delas...
As rolas são aves comunitárias, que gostam de viver em bando, e quando isso acontece, o macho tem de se preocupar em proteger o ninho, não deixar outros machos tentarem galar a fêmea dele, etc. Aí, ele já tem tudo calmo e agora quer mais festa... Coloque mais uma fêmea e vai ver que ele acalma, ou anda mais cansado pelo menos :D
Responder

Voltar para “Aves”