raças de periquitos!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

domingo ago 03, 2003 4:39 pm

olá, eu tenho a impressão que o meu velhote (periquito) é arraçado de inglês, pois tem alguns traços de inglês. Agora descobri que acho que tenho um casal, e a suposta fêmea é australiana (ou seja, "normal"), o que dará?

ele é verde, e "ela" é azul (vou por fotos em breve), quais as cores "prováveis" dos filhotes?

(lamarosa, não indiques o teu site, por favor, pois já lá estive a ver e não percebi muito bem :oops: )
Misswhite
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm
Localização: Gato Sisson e 2 periquitos

domingo ago 03, 2003 4:49 pm

Boas!

Não sei muito bem como é que isso funciona. Eu tive uma periquita branca e um verde que fizeram criação. Tiveram três filhotes: uma albina, um amarelo(não lutino) e um azul. Depois a mãe dos três acasalou com o filho amarelo e tiveram muitas criações, sempre brancos e amarelos. Acho que isto da genética é complicado...
caotropheus
Membro Veterano
Mensagens: 342
Registado: domingo jan 19, 2003 7:31 am
Localização: rafeira puríssima, peixes, agapornis

domingo ago 03, 2003 5:02 pm

Olá

Podes ter piriquitos da dimensão da fêmea e podem ter cores azul, verde, amarelo e eventualmente branco ou suas variantes. Isto são probabilidades, para as verificares tens que tirar muitas crias, registas datas e podes escrever a cor ou colocar foto.
Moonlamb
Mensagens: 9
Registado: sexta jul 25, 2003 9:05 pm

domingo ago 03, 2003 7:28 pm

Na minha opinião podem sair filhotes da cor dos pais,dos avós e pode tb haver algum extra.
Estou mto de acordo c/ user "caotropheus" qd ele diz k apenas tirando mtas crias poderá ter mais certeza das cores k saem-e mm assim pode sempre sair um diferente(nunca se sabe,é a lei da vida).

Pode ter algumas indicações das cores k podem sair atravéz das cores dos pais(e avós) do casal k vai juntar.Conhecendo o passado(neste caso os pais e avós) poderá conhecer melhor o futuro(os filhotes).

Agora se juntar um inglês com um australiano(neste caso uma),ñ esqueça um factor importante no standard ingles : o tamanho.

Boas criações para esse seu par ... ;)
bzzzzzz
Membro
Mensagens: 80
Registado: sexta mai 16, 2003 12:21 am
Localização: Periquitos, Caturras, Agaponis, Mandarins

domingo ago 03, 2003 9:50 pm

Se o verde for homozigoto, saem todos verdes. Se for heterozigoto, depende do factor não dominante e do azul ser homozigoto ou heterozigoto.
Por exemplo, se ambos tiverem o factor olhos vermelhos, pode nascer uma cria lutina.
Mas as possibilidades são imensas.
Pedro
lamarosa
Membro Veterano
Mensagens: 218
Registado: terça dez 31, 2002 1:03 am
Localização: periquitos, periquitos e periquitos, mandarins, pardais de java
Contacto:

segunda ago 04, 2003 12:32 am

Olá sportinguista!!

Sim, realmente no meu site ainda não está nenhuma tabela que ilustre as possibilidades desse cruzamento mas, se não conheces a linhagem dos quais os teus periquitos descendem é muito difícil de prever que cores poderão sair do cruzamento.

Em relação ao tamhanho, é bem possível que possam sair algumas crias parecidas com o pai mas, no entanto, essas crias poderão nunca vir elas a gerar periquitos perto do standard. Deves também ter em atenção que ao cruzares um australiano com um inglês (peço desculpas a quem for destas nacionalidades ;) ) vais perder a maioria dos traços do standard e vais obter aves que se situarão entre o australiano e o inglês. Pessoalmente não encontro nenhuma vantagem imediata nisso mas, a longo prazo, e com uma selecção cuidada podes conseguir atingir uma linhagem perto do standard inglês (isto no caso de seres mesmo muito paciente na obtenção de resultados).
sportinguista
Membro Veterano
Mensagens: 1361
Registado: sábado set 14, 2002 7:47 pm
Localização: Vários =)

segunda ago 04, 2003 8:57 pm

axo que não perceberam muito bem, o meu verdinho "velho" não é inglês, porque já vi Ingleses (a 35€! :o ), mas é o maior maxo que já tive, e pode ser arraçado, mas como o comprei numa loja, não sei o seu passado. Tenho fotos dele, uma até se vês bem, para verem. A fêmea é australiana, e mais pequena que o maxo.

As minhas intenções da criação não são de manter uma raça, mas gostaria de domesticar crias desde muito bébés, porque consegui mais ou menos com a Nikas, mas passei um tempo a não pegar-lhe que ontem até se pendurou no meu dedo a morder! :o :oops:

Nenhum tem os olhos vermelhos, e apenas pus a questão para saber mais ou menos o que esperar, mas já vi que é muito dificil por não conhecer os pais e os avós dos meus.


Bigada na mesma! :D
Responder

Voltar para “Aves”