Atitude estranha de canária, ou talvez não...

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
alvix
Membro
Registado: segunda jun 01, 2009 1:24 pm

segunda mar 08, 2010 8:16 pm

Este ano decidi fazer criação de canários, e ja esta a dar frutos, mas hoje ao dar com o primeiro ovo, achei muito estranho, pois passado um bocado de eu ter visto o ovo e voltar ao local, a canária ja o tinha tapado com o material do ninho, eta é uma atitude normal?
Desde ja obrigado
cumps
<p>Alvix</p>
zeze970
Membro
Registado: sexta fev 01, 2008 8:58 pm
1 cão
1 gato

segunda mar 08, 2010 9:17 pm

comigo nunca aconteceu para mim isso é novidade :?
so eu sei porque &ntilde; fico em casa
alvix
Membro

segunda mar 08, 2010 9:21 pm

Para mim tambem, antes de adquirir as aves obviamente que me informei o mais possivel, e tambem n encontrei nada que relatasse este comportamento, estranho. :?
cumps
<p>Alvix</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça mar 09, 2010 12:40 am

Isso deve-se à fêmea não ter o ninho acabado antes de iniciar a postura. Depois do ninho construído deve retirar as palhas restantes da gaiola para evitar esse tipo de situações. Especialmente quando já estão no choco há alguns dias.
Os canários em geral, são muito cuidadosos com o ninho e se têm mais palhas disponíveis, arranjam sempre maneira de o "aperfeiçoar" e isso dá em ovos tapados, e em alguns casos, fazem o ninho em cima das crias para poderem colocar mais ovos.....
O ideal é que assim que o ninho esteja construído (que geralente demora dois dias a construir) deve retirar os materiais para o ninho, assim o que fez está feito e não torna a cobrir os ovos.
Quando as crias começarem a ficar cobertas de penas, deve ter atenção pois a fêmea pode querer recomeçar a criação e assim arrancar as penas das crias ou querer construir novo ninho em cima daquele. Se isso acontecer, deve colocar novo ninho na outra extremidade da gaiola e ir controlando para que faça novo ninho e não cubra as crias. O macho acaba de criar umas enquanto a fêmea começa novo choco.
Os canários são aves cuja criação requere muita observação, se passar algum tempo todos os dias apenas a observá-los, vai aprender muito acerca dos seus comportamentos e assim pode prevenir alguns comportamentos indesejados como esse de cobrir os ovos...
Boa sorte com a criação.
alvix
Membro

terça mar 09, 2010 10:42 am

Obrigado joao e joca, e acha que retirar as palhas qu sobram vai resolver aquela atitude? este acontecimento pode de alguma forma por em causa a postura e respectivo nascimento?
cumps
<p>Alvix</p>
Responder

Voltar para “Aves”