Bom dia a todos, em primeiro lugar, chamo-me Rui Praxedes, apesar do username, ja que a minha mulher está registada aproveitei.
Eu pretendo construir um grande viveiro de exterior, concretizando um sonho antigo.
Tenho muitas duvidas, quer sobre as especies compativeis, quer sobre a construção do mesmo.
Em relação á construção, estava a pensar colocar um abrigo comum a todos, possivelmente com aquecimento (lampada de aquecimento + termo estato), penso que será possivel. Na época de acasalamento, então coloco ninhos no exterior, e sempre em numero superior ao numero de casais, (duvida, tirando os ninhos depois da reprodução, eles voltam a recolher no abrigo comum????)
Em relação às especies, eu gostaria de ter, mandarins, pardais de java, diamante de gold, e bicos de lacre, gostaria de saber da compatibilidade das mesmas...
De referir, que o objectivo é ter um viveiro bonito, e que consiga "simular" o mais possivel o habitat das minhas aves, vou colocar arvores no interior, assim como diversas plantas, o objectivo é embelezar e nao economico.
Muito obrigado
Rui Praxedes
Construir Viveiro Exterior
bom dia, tenho um viveiro exterior, embora no meu caso ja vinha construido, mas tem muito espaço para varios casais.
quanto as especies, posso dizer q em relacao a mim, tenho diamantes mandarins, bengalins, canarios, canarios yorkshire, diamantes goulds, bicos de lacre e rolas diamantes, sendo q com excepcao dos gouls e bicos de lacre todos os outros ja fizeram ninhos, e tenho filhotes, vivendo em harmonia.
Quanto aos pardais de java, quer aqui no forum quer em pessoas de confianca dizeram-me q nao sao boa ideia juntar
quanto as especies, posso dizer q em relacao a mim, tenho diamantes mandarins, bengalins, canarios, canarios yorkshire, diamantes goulds, bicos de lacre e rolas diamantes, sendo q com excepcao dos gouls e bicos de lacre todos os outros ja fizeram ninhos, e tenho filhotes, vivendo em harmonia.
Quanto aos pardais de java, quer aqui no forum quer em pessoas de confianca dizeram-me q nao sao boa ideia juntar
-
- Registado: quarta jan 21, 2009 2:38 pm
eu tenho lido, que os pardais de java, são sociaveis, mas ok, obrigado pelo conselho, vou tê-lo em conta quando povoar o viveiro.jmdcl Escreveu:bom dia, tenho um viveiro exterior, embora no meu caso ja vinha construido, mas tem muito espa�o para varios casais.
quanto aos diamantes de gould, não fazem criacao por algm motivo em especial??? ou ainda nao calhou, sao os meus preferidos.
Olá,
Em relação aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior será o facto de que estas aves são de outro hemisfério e, consequentemente, a época de criação deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque não criam facilmente em viveiro exterior no nosso país. Além do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, é frequente recorrer-se a ‘amas’ usando para o efeito Bengalins. Daí que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e não os viveiros exteriores
Em relação aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior será o facto de que estas aves são de outro hemisfério e, consequentemente, a época de criação deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque não criam facilmente em viveiro exterior no nosso país. Além do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, é frequente recorrer-se a ‘amas’ usando para o efeito Bengalins. Daí que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e não os viveiros exteriores

-
- Registado: quarta jan 21, 2009 2:38 pm
e eles, nao se acostumam a acasalar durante o nosso verão????PauloC1 Escreveu:Ol�,
Em rela��o aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior ser� o facto de que estas aves s�o de outro hemisf�rio e, consequentemente, a �poca de cria��o deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque n�o criam facilmente em viveiro exterior no nosso pa�s. Al�m do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, � frequente recorrer-se a �amas� usando para o efeito Bengalins. Da� que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e n�o os viveiros exteriores
Pelos motivos acima expostos, essa não será uma situação normal, visto que o relógio biológico daqueles animais ainda continua a considerar que a Primavera deles começa quando em Portugal se inicia o Outono.]LuisaSerrano Escreveu:e eles, nao se acostumam a acasalar durante o nosso verão????PauloC1 Escreveu:Ol�,
Em rela��o aos Diamante Gould, penso que o problema em viveiro exterior ser� o facto de que estas aves s�o de outro hemisf�rio e, consequentemente, a �poca de cria��o deles coincide com o nosso Outono/inverno. Percebe-se por isso porque n�o criam facilmente em viveiro exterior no nosso pa�s. Al�m do mais, para criar estas aves e realmente ter algum sucesso, � frequente recorrer-se a �amas� usando para o efeito Bengalins. Da� que um ambiente controlado, interior e com possibilidade de controlo de luz e temperatura seja o mail indicado para criar Goulds, e n�o os viveiros exteriores
Eu crio canários de Moçambique, que vêm de um hemisfério equivalente, e a época de eles criarem inicia-se por volta de Outubro e termina em Fevereiro do ano seguinte. Para o efeito, tenho de mantê-los durante o nosso Outono e Inverno num ambiente controlado com cerca de 12 a 14 horas de Luz diárias e aquecimento na ordem dos vinte e poucos graus. Com os Gould, quem quiser criar mesmo, terá de fazer algo semelhante.
pois, ja ouvi e a unica vez q eles fizeram uma postura foi mesmo no outono, embora agora por acaso exista um dos machos q anda atras das femeas, entre e saia dos ninhos, faça o ritual de querer galar.
quanto aos bicos de lacre, desconheco os indicios de estar a acasalar
quanto aos bicos de lacre, desconheco os indicios de estar a acasalar