Canário doente?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
nocas82
Registado: quarta mai 12, 2010 12:24 pm

quarta mai 12, 2010 12:34 pm

Tenho desde Dezembro um canário-macho laranja que ainda não tem um ano. Ele sempre foi muito cantor, mas desde o mês passado que deixou de cantar. Além disso está constantemente a catar-se, caem-lhe penas (ele não as arranca, elas caem naturalmente) e lava-se no bebedouro com alguma frequência (mas quando lhe ponho uma banheira de plástico na gaiola ele não quer tomar banho). Alguma pesquisa na Internet fez-me crer que poderiam ser piolhos, pelo que me dirigi a uma loja de animais, onde me deram um spray para borrifar a gaiola e o canário. O spray não me parece estar a resultar. Disseram-me também que podia ser stress, mas os motivos que me deram para o stress não existem pois a gaiola nunca é mudada de sítio e ele tem bastante atenção. Segundo a minha pesquisa, a muda de penas nos canários só se dá entre Junho e Agosto, mas aqui começou em Abril. Alguém tem alguma ideia do que se poderá passar?
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta mai 12, 2010 4:40 pm

De facto ainda é cedo para a muda da pena dos canários. No entanto, se as penas estão a cair E SE ESTÃO A NASCER NOVAS PENAS, ele está na muda da pena. Neste caso, reforce a alimentação dele (fruta, verdura - espinafre, couve, agrião - alface não dê) e eu sugiro um suplemento vitamínico para dar-lhe alguns dias, conforme descrito no folheto de instruções. Há diversos suplementos que se pode dar na altura da muda, é uma questão de perguntar numa loja onde se vendam aves. Deve-se seguir exactamente as indicações do folheto. :wink:

Continue a pôr-lhe a banheira com água. Na muda (e não só) eles adoram tomar banho.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
nocas82

quarta mai 12, 2010 8:20 pm

Obrigada pela resposta. De facto parece-me que nascem novas penas. Eu dou-lhe um fortificante da Avipar, comprado no hipermercado. Por vezes também lhe dou um colorante da mesma marca, mas se calhar ele precisa de algo mais específico. Hei-de ir a uma loja de animais.
0Su0
Membro Júnior
Registado: segunda abr 19, 2010 2:47 pm

terça mai 18, 2010 4:03 pm

Olá!

Espero que o seu canário esteja melhor.
Sinceramente parece-me um problema nutricional.
Reparou noutros sintomas além da queda de penas e o facto de se catar?
A pele das patinhas e/ou da cera parece-lhe mais seca e descamada?

Cumprimentos!
nocas82

terça mai 18, 2010 5:03 pm

Ele já começou a piar um pouco mais, apesar de ainda não cantar como dantes. Ainda continua a catar-se, mas com menos frequência. Ele come bem, mas é um pouco esquisito naquilo que come: pus-lhe maçã e ele não gosta, mas gosta muito de cenoura. Continua muito activo e gosta de brincar. Quanto às penas, continuam a cair, mas parece-me que menos. São esses os únicos sintomas.
Vou esperar mais um pouco para ver como evolui. Obrigada pela resposta.
0Su0
Membro Júnior
Registado: segunda abr 19, 2010 2:47 pm

terça mai 18, 2010 10:59 pm

Olá!
Ainda bem que está melhor...
De qualquer forma aconselho um suplemento vitaminico de melhor qualidade, ou entao insistir com frutas e verduras diferentes até encontrar algo que goste.

Cumprimentos!
Responder

Voltar para “Aves”