Canário doente?
Tenho desde Dezembro um canário-macho laranja que ainda não tem um ano. Ele sempre foi muito cantor, mas desde o mês passado que deixou de cantar. Além disso está constantemente a catar-se, caem-lhe penas (ele não as arranca, elas caem naturalmente) e lava-se no bebedouro com alguma frequência (mas quando lhe ponho uma banheira de plástico na gaiola ele não quer tomar banho). Alguma pesquisa na Internet fez-me crer que poderiam ser piolhos, pelo que me dirigi a uma loja de animais, onde me deram um spray para borrifar a gaiola e o canário. O spray não me parece estar a resultar. Disseram-me também que podia ser stress, mas os motivos que me deram para o stress não existem pois a gaiola nunca é mudada de sítio e ele tem bastante atenção. Segundo a minha pesquisa, a muda de penas nos canários só se dá entre Junho e Agosto, mas aqui começou em Abril. Alguém tem alguma ideia do que se poderá passar?
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
De facto ainda é cedo para a muda da pena dos canários. No entanto, se as penas estão a cair E SE ESTÃO A NASCER NOVAS PENAS, ele está na muda da pena. Neste caso, reforce a alimentação dele (fruta, verdura - espinafre, couve, agrião - alface não dê) e eu sugiro um suplemento vitamÃnico para dar-lhe alguns dias, conforme descrito no folheto de instruções. Há diversos suplementos que se pode dar na altura da muda, é uma questão de perguntar numa loja onde se vendam aves. Deve-se seguir exactamente as indicações do folheto.
Continue a pôr-lhe a banheira com água. Na muda (e não só) eles adoram tomar banho.

Continue a pôr-lhe a banheira com água. Na muda (e não só) eles adoram tomar banho.
<p>Moderadora do Fórum do Chihuahua.</p>
<p> </p>
<p> </p>
Obrigada pela resposta. De facto parece-me que nascem novas penas. Eu dou-lhe um fortificante da Avipar, comprado no hipermercado. Por vezes também lhe dou um colorante da mesma marca, mas se calhar ele precisa de algo mais especÃfico. Hei-de ir a uma loja de animais.
Olá!
Espero que o seu canário esteja melhor.
Sinceramente parece-me um problema nutricional.
Reparou noutros sintomas além da queda de penas e o facto de se catar?
A pele das patinhas e/ou da cera parece-lhe mais seca e descamada?
Cumprimentos!
Espero que o seu canário esteja melhor.
Sinceramente parece-me um problema nutricional.
Reparou noutros sintomas além da queda de penas e o facto de se catar?
A pele das patinhas e/ou da cera parece-lhe mais seca e descamada?
Cumprimentos!
Ele já começou a piar um pouco mais, apesar de ainda não cantar como dantes. Ainda continua a catar-se, mas com menos frequência. Ele come bem, mas é um pouco esquisito naquilo que come: pus-lhe maçã e ele não gosta, mas gosta muito de cenoura. Continua muito activo e gosta de brincar. Quanto às penas, continuam a cair, mas parece-me que menos. São esses os únicos sintomas.
Vou esperar mais um pouco para ver como evolui. Obrigada pela resposta.
Vou esperar mais um pouco para ver como evolui. Obrigada pela resposta.