Caturra doente

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JMSousa
Registado: quinta mai 27, 2010 9:38 pm

quinta mai 27, 2010 9:56 pm

Boa noite.

Eu tenho um casal de caturras com quase 1 ano de idade e a casinha deles é uma gaiola de papagaio, enorme, pq eu gosto que os meus animais tenham bastante espaço para estar, além disso, pelo menos uma vez por dia, abro a gaiola e eles andam a voar pela cozinha e têm bastante espaço para "aterrarem" e brincarem juntos e connosco...

A fêmea, mais calma que o macho, ontem começou a ficar com bastante sonolência.. Fica no poleiro, a dormir, só reage quando eu me aproximo da gaiola e não quando eu assobio (e ela costumava piar ou pelo menos arrebitar), espirra, come pouco e por vezes deixa descair a cabeça para a frente ou lado direito enquanto dorme.

Uma vez que espirra, eu pensei que poderia ser, talvez, constipação, até pq nestes dias de mais calor que fez, eu pu-los na varanda, embora com um pano por cima da gaiola a fazer zonas de sombra e a cortar possíveis brisas. O problema são os outros sintomas. Eu não sei que fazer pois não estou muito dentro do assunto no que toca a aves e sei que elas são frágeis...

Se alguém me puder dizer pf o que devo fazer, eu agradeço! :)
Paskuala
Registado: sábado mai 29, 2010 4:17 pm

sábado mai 29, 2010 5:57 pm

Boa tarde.

Eu também tenho uma caturra, a Lalá, com cerca de 4 anos e a Malhadinha, piriquita, com cerca de 8 anos, e toda a minha vida tive piriquitos, alguns canários e alguns bicos de lacre.

Os meus piriquitos costumam ter uma esperança média de vida entre os 28 e os 30 anos, e com a dificuldade que existe em ter algum tipo de ajuda especifica para aves, começei desde muito cedo a pesquisar sobre como melhor tratar destes pequenos amigos.

Com as aves é necessário evitar as correntes de ar, pois podem dar origem a problemas respiratórios muito graves; sol de “chapa”, sem possibilidade de sombra; frio; humidade.

Outro factor que também pode contribuir para problemas respiratórios, são os àcaros.

Carências vitaminicas também conduzem a debilidade.

Como eu trato das minhas péstinhas, é assim:

Em situação de rotina:

• 1 vez por semana lavo as gaiolas, comedouro e bebedouro, secando bem com papel de cozinha absorvente, coloco areia no fundo, e pulverizo em seguida TODA a gaiola (e ave também, de 2 em 2 semanas) com ZOOSPRAY, da AVIZOON, (liquido que vem em frasco com pulverizador, inodoro e sem gás, que evita os àcaros e piolhos, o frasco de 200ml que dá para muitos meses, costuma ser 4,50€).

• Têm sempre na gaiola 1 bloco de cálcio e outro de iodo, próprio para este tipo de aves, consoante o seu organismo necessite, elas “servem-se”.

• De 2 em 2 meses, têm uma barrita de sementes e mel, ou frutos.

• Todos os dias têm 1 pedaço de espiga de milho painço.

• A mistura que lhes dou não tem muitas sementes gordas, pois o excesso destas provoca graves problemas de figado.

Caso a ave seja gulosa por sementes gordas, para prevenir e controlar, este tipo de problema, 1 vez por semana coloco umas gotas de COLINA Ca-P, da AVIZOON, misturadas com a água do bebedouro.

NUNCA lhes dou alface, pois é diurética para as aves, no entanto dou muito espinafre, alguma couve, maçã, feijão verde, melão, etc.

Conforme vai decorrendo o ano e as estações mudam, a nivel vitaminico faço uma preparação pra a muda, para o inverno, etc.

Em caso de situação anormal:

• Coloco a gaiola num local mais calmo e recolhido, entre 26 a 30 graus centigrados e coloco imediatamente na água ou AMINOVIT L, da AVIZOON, (é um bioestimulante completo), ou VITA B COMPLEXO, da AVIZOON, (vitaminas do complexo B) ou ANIMA STRATH (fortificante 100% natural para todos os animais, à base de levedura vegetal).

Os produtos da AVIZOON, e a que sou tão fiel pois vejo excelentes resultados há mais de 20 anos, costumam estar disponiveis em todas as lojas de animais, especialmente naquelas onde os columbófilos se vão abastecer, e o preço varia entre os 2€ e os 3,50€, nas gotas. O ANIMASTRATH, além de estar presente nestas lojas, também pode ser aquirido em farmácia. O frasco pequeno (100 ml) que comprei o ano passado, em farmácia foi cerca de 7,50€, mas tem um prazo de validade grande e dá para muito tempo.

Se por um lado, era bom separar a ave que está saudável, por outro lado isso pode provocar uma situação de muito stress nas aves e piorar a situação.

Aconselho a imediatamente:

• Colocar na água o AMINOVIT L durante 5 dias e depois continuar 1 mês com o ANIMA STRATH, ou começar já directo com o ANIMA.

• Quando se coloca algo na água para as aves, NUNCA se lhes deve dar hortaliça ou fruta porque estas contêm água, e desta forma elas vão menos ao bebedouro.

• Caso a ave seja mansinha e não entre em stress, com conta gotas, dar directo no bico.

• Limpar a gaiola, como mencionei acima e dar uma pulverizadela de ZOOSPRAY.

• E não esquecer que estas aves são muito atentas e reagem muito bem a carinho e atenção.

Acerca das diluições dos produtos, é seguir as instruções e uma regra de 3 simples. É fácil, mas qualquer dúvida que eu possa ajudar, é só dizer.

http://www.bio-strath.ch/index.php?id=235 - ANIMA STRATH

http://www.crefar.pt/subprodutos.php?smn=6&sfm=28 - representante em Portugal do ANIMA STRATH

http://www.avizoon.pt/ - é o site da AVIZOON, que está de momento a ser actualizado, mas que tem o contacto da empresa e quando se tem dúvidas, são muito simpáticos e tentam sempre dar uma ajuda.

Todos estimamos as melhoras da doentinha, a Lalá e a Malhadilha incluídas. :)
Responder

Voltar para “Aves”