Ninho de Verdilhão numa floreira

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mlsantos3
Registado: sexta jul 09, 2010 9:59 pm

sexta jul 09, 2010 10:15 pm

Olá, Boa Noite.
Estou um pouco desorientada com a descoberta de um ninho de verdilhão numa floreira da minha varanda; Não sei como agir - até agora tenho regado o vaso, sem problema, isto é, a mãe sai sempre do ninho - tem 4 ovos (até hoje não sei se irá pôr mais...) Como tenho muitos vasos e a varanda não é muito grande, é-me muito díficil não a importunar... e então onde tem o ninho, custa-me imenso; mas, por outro lado se deixo de regar onde está, acaba por secar a planta e assim deixa de ter qualquer protecção.. :(
Não sei que fazer, não sei como não a incomodar, sobretudo quando começar a chocar os ovos, enfim, por um lado é maravilhoso que tenha vindo fazê-lo aqui, mas por outro tenho receio de que não seja o melhor sítio.
Se alguém puder "descansar-me" em relação ao que estes pássaros suportam ( li algures que se habituam à presença humana), agradecia.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta jul 09, 2010 10:21 pm

Se é hábito regar as plantas dessa forma e a ave fez o ninho na floreira é porque sente à vontade para isso, como tal, mantenha os seus hábitos, tendo um cuidado especial para não molhar o ninho directamente, e deixe que a fêmea trate do resto. Se quiser ajudar, coloque na outra extremidade da varanda, uma taça com água e outra com mistura para canários, a fêmea agradece.
Importante é que não altere os seus hábitos no que diz respeito à floreira e ao movimento por ali. Não mexa no ninho de forma alguma e poderá ter a experiência de observar um cenário muito bonito, um casal de passarinhos a criar in-natura, mesmo aí na sua varanda.
Boa sorte
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sexta jul 09, 2010 10:41 pm

É deveras invulgar esta situação. Pelo menos não conheço situação idêntica.

Concordo com a opinião de Joaoejoca.

É uma boa ocasião para observar (de longe, claro, e sem pertubar o verdilhão).
mlsantos3

sábado jul 10, 2010 12:56 pm

Muito obrigada.
Foi o que pensei - conhecia as "condições da casa", portanto, aceitou-as. :)

Em relação a manter água e comida, achei que seria interferir nos seus hábitos, mas concerteza vai ajuda-los na tarefa - sobretudo a água;
De hoje a 8 dias vou de férias, preocupação acrescida - vem cá outra pessoa regar as plantas, mas se é "estranha", também ficam mais sossegados, só virá de 2 em 2 dias e, claro, com os mesmos cuidados que tenho tido - felizmente fez o ninho ao centro da floreira, as 2 plantas estão uma em cada "ponta" o que permite regar em volta, sem o molhar...
Que trabalhos...

PS : não sei se se pode colocar fotografias, e se sim, como... porque, depois de muita "espera" consegui fotografar o que penso ser o pai...
Obrigada, mais uma vez por me lerem.
lucassilva
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

sábado jul 10, 2010 1:25 pm

publique as fotos entao , aduraria ver :lol:
mlsantos3

segunda ago 02, 2010 11:12 pm

Olá.
Aqui estou, de novo a dar notícias ( e imagens! consegui, finalmente!)
Os pequeninos já nasceram: 2 "matulões" e 1 pequenino - coitadinho, que diferença em relação aos irmãos; como se vê, eram 4 ovos, mas só nasceram 3... as fotos não estão muito "em cima" mas não quero incomodá-los muito.
Quis partilhar convosco estas imagens e já com saudades deles quando forem....

A mãe no ninho
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

os ovos
Imagem

Uploaded with ImageShack.us[/url]

e os pequeninos
Imagem

Imagem

Última edição por mlsantos3 em segunda ago 02, 2010 11:18 pm, editado 1 vez no total.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda ago 02, 2010 11:17 pm

Que grande sorte!!! Eu tenho no jardim uma casinha com comida e já fui brindado com 2 gerações de rolas e pardais, mas assim o ninho tão perto é uma sorte.
Boa sorte aos pequenotes.
Se conseguir tirar fotos do desenvolvimento deles, vá postando. Sempre sem interferir no espaço deles para não assustar os pais.
lucassilva
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

terça ago 03, 2010 9:07 am

excelente :lol:
ambv
Membro Veterano

terça ago 03, 2010 9:45 pm

imagens únicas para quem vive na cidade. :) Não é todos os dias que alguém é brindado com um "milagre" destes. :wink:

É aproveitar, desde que não se interfira com a vida deles...

:lol: :lol:
mlsantos3

terça ago 03, 2010 10:35 pm

É, de facto, uma maravilha acompanhar o progresso, tanto que já me cai uma lagrimazita ao pensar que mais dia, menos dia se irão embora.. mas que fazer? é assim mesmo! Aliás, outra preocupação - como é que vão sair dali? vão "andar" primeiro pela floreira, pelo chão da varanda :roll: e o mais pequenito? Está tão atrasado em relação aos irmãos...a mãe bem quer que ele cresça - por vezes até fico assustada com o volume do papo, parece que vai rebentar de tantas sementes, que se veêm na transparência da pele!

Vamos ver a evolução e confiar ,que a mãe deve saber exactamente o que faz.

E não, não interfiro nada na vida deles, não toco em nada, nem nas plantas (por isso não consigo tirar fotos melhores) - por vezes acontece a mãe estar lá, e sem querer, ao entrar na varanda ela voa, fico aflita, mas daí a pouco volta, e tudo bem.

Em relação a essas casinhas, Joaoejoca, estou capaz de pôr uma no próximo ano - seria menos "stressante" se optassem por ela, em vez da floreira - ao mesmo nível desta, pode ser que "pegue".
ambv
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 11:46 pm

Como estão os passarocos? Por esta altura já devem ter saído do ninho e voado para bem longe...

Noticias :arrow:
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça set 07, 2010 1:30 am

Nas zonas urbanas os animais são geralmente menos medrosos em relação às pessoas, mas fazer ninho e criar os filhos num vaso de varanda é muito invulgar :o mas encantador!
Não nos podemos esquecer que as zonas urbanas têm muito poucas áreas
e vegetação disponíveis para a maioria dos animais :( , daí quase só serem vistos os típicos pombos, também pardais, andorinhas e alguma(s) ratazanas... um casal de verdilhões criar na sua varanda, pelos comentários que li, foi muito interessante e emocionante.

O sucesso da ninhada significa que agiu de forma correcta :D , acredite que infelizmente há muitas pessoas que teriam destruído o ninho por receio que os pequenos verdilhões lhes pudessem sujar algo
mlsantos3

domingo set 26, 2010 11:21 pm

Olá.
Desculpem só agora dar notícias. Os passarinhos lá foram embora; podia ter corrido melhor. Só dois sobreviveram fortes e saudáveis - o 3º sempre muito fraquinho (não entendo como se atrasou tanto no crescimento em relação aos outros). De maneira que a mãe, talvez por achar que não valia a pena, a última vez que o visitou (os outros já tinham saído há 2 dias) não o alimentou, no dia seguinte estava morto. "Doeu-me" bastante, mas é assim mesmo - a selecção natural, não é? Espero que para o ano voltem - logo se verá. Obrigada por me deixarem partilhar aqui essa experiência.

Abraços
guzZ
Membro Veterano
Registado: quinta ago 12, 2010 4:35 am

segunda set 27, 2010 4:24 pm

Joaoejoca Escreveu:Que grande sorte!!! Eu tenho no jardim uma casinha com comida e já fui brindado com 2 gerações de rolas e pardais, mas assim o ninho tão perto é uma sorte.
Boa sorte aos pequenotes.
Se conseguir tirar fotos do desenvolvimento deles, vá postando. Sempre sem interferir no espaço deles para não assustar os pais.
Também tenho duas(casinhas de pássaro), uma dentro de um buraco na parede e a outra numa árvore, na árvore só meti este ano, não foi lá nada a que está na parede todos os anos vai lá um Pisco e penso que e sempre a mesma já vai lá há 3 anos seguidos :D . A que está na árvore meti antes da Primavera, mas nada :?
ambv
Membro Veterano

quinta set 30, 2010 1:01 pm

A nós (os que gostam de animais) custa-nos sempre a morte de um deles, especialmente dos mais pequenitos e indefesos. Nas ninhadas de aves, pelo que tenho visto em documentários e pelo que tenho lido, há sempre um mais fraco. E como os outros mais fortes são sempre os primeiros a alimentar-se, o mais fraquito fica para trás. É como diz, é a selecção que a natureza faz, só sobrevivem os mais fortes.

Pode ser brutal, mas se formos a ver bem a natureza não faz nada por acaso: geralmente só os mais capazes e os mais fortes é que conseguem sobreviver.

Se fizermos um paralelo com o homem, se este tivesse que se bastar a si próprio na natureza selvagem tal como ela é, os mais fracos da nossa sociedade nunca conseguiriam sobreviver. É lógico, que na actualidade isso não se coloca já que a sociedade os apoia. E como humanos, devemos dar todo o apoio.
Responder

Voltar para “Aves”