Novo membro - Como alimentar Noitibó pequena

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Noitibo
Registado: quarta ago 04, 2010 5:50 pm

quarta ago 04, 2010 6:06 pm

Olá

Em primeiro lugar peço desculpa se estou a postar no local errado...

Quero dar os parabéns a este fórum onde estão dispostos a ajudar os pobres animais que também precisam :)

Falando agora da minha dúvida... Eu achei na rua uma noitibó (penso que seja fêmea, tendo em conta as características que li num livro de pássaros) mas ela é muito pequena e não voa nem come sozinha. Com este calor que tem estado, estes animais aparecem nas ruas a morrer de sede. Apenas lhe vou dando água mas não sei o que lhe dar para comer. Sei que se alimentam de insectos, mas não tenho nenhuns para lhe dar. Também não sei se será normal mas ela arrasta-se pelo chão, como se não conseguisse andar. Não sei se isso se deve ao facto de ser muito pequena ou estará magoada de alguma queda que tenha dado... Mas o que eu pretendia saber agora era o que eu posso dar para ela comer, enquanto não cresce. Ela não come sozinha por ser pequena e isso é mais complicado. Já lhe dei fruta mas disseram-me para não dar por ser doce. O que posso dar?

Agradeço a ajuda porque estou mesmo sem saber como alimentar este animal e receio que acabe por morrer de fome.

Obrigado!
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quarta ago 04, 2010 6:10 pm

Boas, antes de mais seja bem vindo ao forum ;)

Em relação ao post, peça á moderação para mudá-lo para o sub-forum das aves, la certamente o irão ajudar mais rapido e melhor.
Aqui é apenas para se apresentar.

Cumprimentos.
Noitibo

quarta ago 04, 2010 6:45 pm

Rafaelmelo Escreveu:Boas, antes de mais seja bem vindo ao forum ;)

Em relação ao post, peça á moderação para mudá-lo para o sub-forum das aves, la certamente o irão ajudar mais rapido e melhor.
Aqui é apenas para se apresentar.

Cumprimentos.
Onde encontro um moderador para pedir para mover o tópico?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 05, 2010 4:59 pm

Boas, já pedi que movessem o tópico.

No entanto digo-lhe desde já que o melhor a fazer e de imediato será contactar o Instituto de Conservação da Natureza e combinar a recolha ou entrega da ave num centro de recuperação.

Deixo-lhe vários contactos:
http://portal.icnb.pt/NR/rdonlyres/84B9 ... et2009.pdf

E se estiver em Lisboa:
Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade
Rua de Santa Marta, 55
1169 - 230 LISBOA
Tel.: (351) 213 507 900
Fax: (351) 213 507 984
E-mail: [email protected]

Das FAQ:

"4 - O que fazer se encontrar uma ave ferida?

Poderá contactar:

• a linha verde SOS Ambiente, através do nº 808 200 520.

• o ICNB (Serviços Centrais) e qualquer das suas Áreas Protegidas, cujos contactos poderá encontrar no nosso site.
• a rede de Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, que engloba vários centros de recuperação, com gestão pública ou privada.

Os Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efectuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécimes recolhidos. Assim, a primeira opção será o reencaminhamento dos espécimes recolhidos, feridos ou cansados, para esses centros, onde serão devidamente avaliados e tratados, caso seja necessário."
[/quote]

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

quinta ago 05, 2010 11:43 pm

Dino, há algum tempo encontrei um "falcão peneireiro" não faz ideia a trabalheira que foi entregar o bichito... na realidade as coisas não funciona, tão bem como se pensa...
aproveito para dizer que a policia florestal funciona 24h/d e pode entregar-se lá. depois dão uma guia que permite seguir e saber informações do bichito.
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
Noitibo

sexta ago 06, 2010 5:00 pm

Olá

Desde já obrigado pelas respostas.

Eu fui a uma loja de animais e comprei um saco de insectos (já mortos, claro) e diz que já inclui tudo o que esta espécie de animal precisa para se alimentar. Estou a dar-lhe a comida ao bico mais a água e estou a gostar muito do animal e não queria dar, mas não sei se estas aves podem ser criadas assim em casa :S

Mais uma coisa: como ela se arrasta pelo chão, receio que esteja magoada em alguma asa, por exemplo. Estou a pensar levar a um veterinário...

Que me aconselham a fazer mais? Dá mesmo para a criar em casa? Dentro de uma gaiola está fora de questão... mas à solta também é complicado.

Que devo fazer?

Obrigado!
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta ago 06, 2010 5:23 pm

é PROIBIDO manter animais autóctones em casa. Entregue a ave que terá mais hipóteses de sobreviver e ser novamente libertada.
quanto mais tempo passa na casa de quem não a sabe tratar, mais difícil será a sua recuperação.
Noitibo

sexta ago 06, 2010 5:34 pm

Bem, estou a ver que tenho mesmo de a entregar, apesar de não querer.
Mas se é o melhor para ela, que assim seja.

Obrigado pelo esclarecimento.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta ago 06, 2010 5:51 pm

Noitibo Escreveu:Bem, estou a ver que tenho mesmo de a entregar, apesar de não querer.
Mas se é o melhor para ela, que assim seja.

Obrigado pelo esclarecimento.
Não tem que querer, já devia ter entregue ;)
O que fazer se encontrar um animal selvagem ferido?

Se encontrar um animal selvagem ferido deverá:

1 - Evitar ao máximo perturbá-lo, minimizando o barulho, tempo de manipulação e contacto com as pessoas;

2 - Usar uma toalha ou pano para cobrir a cabeça do animal (evita estímulos visuais, acalmando-o) e colocá-lo numa caixa de cartão adequada ao seu tamanho, com pequenos furos para que possa respirar. Ter muita atenção ao bico/focinho e às garras para não ser magoado!

3 - Entrar de imediato em contacto com:

SEPNA-GNR:217503080

SOS Ambiente:808200520

CERVAS:962714492

Parque Natural ou Área Protegida mais próxima.

4 - Não manter o animal em sua posse mais tempo do que o estritamente necessário e apenas prestar os primeiros-socorros se tiver conhecimento para tal.

http://cervas-aldeia.blogspot.com/
http://www.facebook.com/pages/CERVAS-Ce ... 6361560141
Responder

Voltar para “Aves”