Legislação sobre espingardas de pressão de ar

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sábado ago 21, 2010 10:17 pm

Boa noite a todos,

Há algum tempo que me mantenho um pouco há parte do fórum, mas ocasionalmente gosto de dar aqui um salto. Hoje não venho para tentar ajudar, mas sim à procura de ajuda.

Então é assim... Tenho por aqui um vizinho emigrante que agora no verão adora "passear" de pressão de ar na sua propriedade e provavelmente na minha quando ninguém o está a ver. Sei que já o fez.
Ora, é óbvio que ele não passeia a arma assim, isso é o que diz às autoridades se questionado. Ele "caça" tudo o que mexe e a qualquer hora do dia. Já o vi a disparar sobre as mais diversas aves. O meu pombal, coincidência ou não, já não existe. Há meia dúzia de anos teria 60 pombos, hoje tenho zero!..

Hoje, pensava ele que não estava ninguém em casa, mas para sua infelicidade, estava eu e de mau humor. Apanhei-o a bisbilhotar junto dos galinheiros cá da casa e de arma em punho. Disse-lhe prontamente que não o queria a disparar na minha propriedade, que não gostava e que se o quisesse fazer que fizesse na sua. Ele não ficou contente, trocou logo algumas palavras mais acesas e disse que andava atrás de uma galinha dele. Sabendo disso, disse-lhe que podia leva-la e lá o deixei para não haver confusão.
Passados dois minutos, oiço um disparo de pressão de ar. Volto aos galinheiros e vem ele com a galinha morta. Aí vinha ele e eu ainda mais chateados. Questionei-o se me tinha ouvido e num ápice começou a mudar o tom. Daí até às ofensas pouco passou. Ainda levantei o meu tom de voz e por pouco não me agrediu...
Resumindo, segundo ele, tinha todo o direito de andar com a arma e fazer com ela o que quisesse.

Após esta introdução, o que gostava de saber era o que posso fazer para parar estas barbaridades, porque segundo a GNR, sem provas é a minha palavra contra a dele... E nunca dará em nada.

Este tipo hoje não só passeou-se na minha propriedade de arma em punho, como a disparou sobre um animal após aviso meu e ainda me ofendeu dentro desse espaço...
Eu sei que ele mata todo o tipo de aves. Nos últimos anos não o vi na minha propriedade, mas não sei para que direcções dispara ele.

Depois do "aviso" da GNR tenho bastante medo do que possa acontecer no futuro a mais animais meus...


Alguém com conhecimentos na área?


Cumprimentos.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

domingo ago 29, 2010 12:25 am

Que tal ficar atento e chamar a GNR assim que o vir aparecer com a espingarda na mão. Se chamar 3 ou 4 vezes seguidas provavelmente ele desiste, porque seja qual for a legislação, com certeza não se pode invadir propriedade alheia....
Pekeka
Membro Veterano
Mensagens: 610
Registado: sexta out 12, 2007 11:28 am

domingo ago 29, 2010 2:15 pm

Até mesmo gravar um video e mostra-lo a polícia, é uma prova.
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo ago 29, 2010 3:25 pm

Obrigado pelas respostas. Este animal lá voltou para o país "dele", volta no Natal com certeza.

No outro dia na conversa com a GNR eles mesmos disseram que não poderiam fazer nada. Que mesmo que fizesse uma queixa não ia dar em nada e dificilmente teria como provar o que quer que fosse...
Acabei por falar com o SEPNA que ao início se mostrou muito interessado, mas depois e até agora não deu em nada...

Os próprios GNR disseram que aquela arma não pode ser usada para disparar sobre animais, mas "riram-se" quando disse que ele veio matar uma galinha dele à minha propriedade, após eu ter-lhe pedido que não usasse a arma no meu espaço. Enfim, perderam a credibilidade.

No Natal sou bem capaz de fazer nova denúncia e aí até acredito que encontrem lousas de pássaros na terra. Depois ele que me venha dizer que é permitido e que não é um atentado à natureza, mesmo que na terra dele...
cris17
Membro Veterano
Mensagens: 2565
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
Localização: Repteis, aves, peixes, mamiferos...

domingo ago 29, 2010 4:41 pm

é uma situação mesmo chata, so fazendo um video ate com o telemovel esconde-te sorrateiramente quando o vires com a arma e filma, nao tens outra hipotese.
ou metes um gravador no bolso e vais falar c ele , de certeza q dira algo suspeito
Tekilla
Membro Veterano
Mensagens: 1034
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo ago 29, 2010 5:35 pm

e uma maneira mais dark, compras uma pressão de ar e atiras no animal :twisted:
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo ago 29, 2010 6:40 pm

Tekilla Escreveu:e uma maneira mais dark, compras uma pressão de ar e atiras no animal :twisted:
Com tiros de sal!!! :twisted:
Vontade não me falta...
--


Quando ele voltar, se continuar armado em esperto tomo medidas drásticas, mas sempre por via da lei. A ver vamos.
cris17
Membro Veterano
Mensagens: 2565
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
Localização: Repteis, aves, peixes, mamiferos...

domingo ago 29, 2010 7:15 pm

tiros de sal para? um chumbinho nao faz mal a ninguem :twisted:
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

domingo ago 29, 2010 7:16 pm

Não sabe o doloroso que é um tiro de sal? Experimente! :twisted: :lol:
Marcelo1995
Mensagens: 1
Registado: sábado jan 30, 2021 3:01 pm

sábado jan 30, 2021 3:04 pm

Boa tarde nao sei o que fazer tinha 30 ponbos correios novos e nao tanho nada os meus visinhos senpre que os solto para voarem umas horas eles esperao e matam os ponbos com pressões de ar o que posso fazer contra isso ja tive descosoes com eles mas não deu em nada
Responder

Voltar para “Aves”