Ajudem-me - periquitos?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Bruno2010
Membro
Registado: terça mar 02, 2010 9:44 pm

quinta set 09, 2010 10:43 am

Tenho um casal de periquitos que se está a reproduzir, as minhas duvidas são:

1- Devo trocar os ovos, por outros falsos e quando ela acabar a postura por os verdadeiros?

2- De quanto em quanto tempo tem-se que virar os ovos para que a gema nao se cole à casca?
lucassilva
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quinta set 09, 2010 11:31 am

tas a fazer muito filme acho eu ,,,,, deixa.os criar em paz
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quinta set 09, 2010 12:06 pm

A fêmea trata disso tudo. Deixe-os estar. ;)
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

quinta set 09, 2010 12:57 pm

o melhor que fazes é nao mexer em nada...deixa a femea tratar disso não os encomodes muito :wink:
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

quinta set 09, 2010 4:00 pm

A "viragem" dos ovos só é feita em chocadeiras(que não o fazem automáticamente), quando a incubação é natural o(s) progenitor(es) encarregam-se dessa tarefa.

Mexer demasiadamente no ninho pode dar mau resultado.
Boa sorte com a ninhada :wink:
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta set 09, 2010 11:17 pm

Parece que ninguém entendeu a questão, mas o que me pareceu que o forista queria saber era se era necessário retirar os ovos durante a postura para que o choco seja igual para todos e assim nasçam as crias todas ao mesmo tempo e a segunda parte da questão era no caso de os retirar, de quanto em quanto tempo teria de os virar para copiar o processo natural que os pais fazem.
Nos piriquitos, regra geral não é muito importante retirar ovos a não ser em fêmeas que colocam 5, 6 ou até mesmo 7 ovos e aí sim, já haveria uma grande diferença de idades nas crias e poderia ser fatal para os mais novos. Se optar por retirar, convém virar os ovos de 12 em 12 horas.
Como os piriquitos criam muito facilmente, as pessoas tendem a não dar grande importância a pormenores na criação destes....
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sexta set 10, 2010 12:10 am

De facto a "2ª" questão do criador do tópico pareceu-me... estranha(virar os ovos durante a incubação?... :? ), daí eu recomendar não mexer em demasia... mas realmente não me lembrei dessa possibilidade que referiu Joaoejoca.

Cumps :wink:
PedrocasPT
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am

sexta set 10, 2010 7:32 am

O melhor mesmo é não fazer nada e não mexer nos ovos. Os periquitos procriam com facilidade e não é necessário grandes cuidados para que as crias nasçam bem e saudáveis. Já fiz criação, tinha 2 casais de periquitos e nunca mexi nos ovos.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta set 10, 2010 8:05 am

Tal como já aqui disseram, os periquitos são aves proliferas e criam com facilidade tão só lhes seja dadas boas condições de alimentação e alojamento. Daí que lhe tenham dito, e bem, que não necessita de fazer nada.
No entanto, para quem quer levar a coisa a sério, a questão que o forista colocou tem todo o sentido. Com efeito, as periquitas fazem posturas com um dia de intervalo entre cada ovo e não é incomum que comecem a chocar logo no primeiro ovo. Aconteceu exactamente comigo, uma periquita colocar 6 ovos, o que significa que se o primeiro ovo foi colocado no dia D, o último foi colocado em D+11. Dado que ela começou logo o choco no primeiro ovo, isso significou que quando me nasceu o último passarinho, o primeiro já estava um latagão de 11 dias. No meu caso não houve problema e todos se criaram e vingaram, mas é possível que nestas circunstâncias os mais velhos se sobreponham aos mais novos no momento de receber comida e estes últimos acabem por ficar mal nutritos e raquíticos, ou mesmo que morram.
Assim, é de facto uma possibilidade ir retirando os ovos à medida que a periquita os coloca, substituindo-os por ovos de plástico. Os ovos podem ser colocados num sitio com temperatura que não convém ser demasiado elevada ou diminuta. Coloque-os num sitio fofo e abrigado, e tenha muito cuidado no manuseamento. Conforme lhe referiram, será conveniente dar-lhes um quarto de volta de 12 em 12 horas.

Boa sorte
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Aves”