Isis (papagaio cinzento)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jchmp
Membro
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm

sexta out 01, 2010 5:17 pm

A minha Isis é uma papagaia cinzenta e faz 3 meses no próximo dia 3 de Outubro. Veio cá para casa na passada 3ª feira (dia 28 de Setembro). Hoje já fez uma coisa excelente, conseguiu aterrar na minha mão e no meu braço com a ajuda de umas sementes de girassol. A minha mulher também conseguiu. Estou a habituá-la a só comer esse tipo de guloseimas só quando está cá fora. Na gaiola come a ração Nutribird P15 e Nutribird G14, às vezes misturada, muita fruta de manhã, e alguns legumes. Vou tentar fazer um plano alimentar o mais equilibrado possível, tentando evitar ao máximo as sementes de girassol e amendoins. Estes só darei à mão. Ela tem-se portado muito bem pois come tudo o que lhe ponho no comedouro. Só ontem é que teve um procedimento estranho quando lhe meti só a P15 sem estar misturada com a G14. Ela começou a escavar aquilo tudo com a pata e deitou quase tudo para o chão.
Última edição por jchmp em sábado out 02, 2010 2:13 pm, editado 1 vez no total.
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta out 01, 2010 6:24 pm

A ração que fala não é a melhor, mas talvez seja a mais comum. Existem marcas que fabricam rações específicas para papagaios cinzentos...
O comportamento que estranha é normal, ela esgravatou a taça em busca da G14 que é mais pequena e pelos vistos agrada-lhe mais. Deve sempre dar a ração separada de tudo o resto, ou seja, se a taça é para aquela ração, é apenas para essa, porque se ela sabe que pode encontrar alguma outra no meio dessa, vai sempre repetir esse comportamento.
Vejo que já leu alguma coisa onde lhe disse, se usar aquilo que ali está escrito, vai ver que terá uma ave bastante equilibrada e que responderá sempre ao que lhe pede.
Não pense que é algo muito simples, por mais que pareça, tente aprofundar conhecimentos acerca do tema. Existem lá vários artigos que falam de diferentes situações, se ler todos vai sempre encontrar algo mais a acrescentar ao que já aprendeu. Aprenda a ler a linguagem corporal é das coisas mais importantes, pois assim sempre sabe o que ela lhe está a querer dizer.
Continuação de boa caminhada...

www.papagaiosinteligentes.com
jchmp
Membro

sábado out 02, 2010 8:53 am

Joaoejoca Escreveu:A ração que fala não é a melhor, mas talvez seja a mais comum. Existem marcas que fabricam rações específicas para papagaios cinzentos...
Pode-me dizer qual a ração melhor para eu poder comprar?
jchmp
Membro

sábado out 02, 2010 8:56 am

Joaoejoca Escreveu:Deve sempre dar a ração separada de tudo o resto, ou seja, se a taça é para aquela ração, é apenas para essa, porque se ela sabe que pode encontrar alguma outra no meio dessa, vai sempre repetir esse comportamento.
Mas mesmo depois de lavar a taça não posso la meter outra coisa?? Não estou a entender bem.
jchmp
Membro

sábado out 02, 2010 8:59 am

Joaoejoca Escreveu: Vejo que já leu alguma coisa onde lhe disse, se usar aquilo que ali está escrito, vai ver que terá uma ave bastante equilibrada e que responderá sempre ao que lhe pede.
Não pense que é algo muito simples, por mais que pareça, tente aprofundar conhecimentos acerca do tema. Existem lá vários artigos que falam de diferentes situações, se ler todos vai sempre encontrar algo mais a acrescentar ao que já aprendeu. Aprenda a ler a linguagem corporal é das coisas mais importantes, pois assim sempre sabe o que ela lhe está a querer dizer.
Continuação de boa caminhada...

www.papagaiosinteligentes.com
Relativamente a esse site, eu fiz o registo mas o email que supostamente devia ter um link para confirmacao so tinha o seguinte texto e sem link

CC SEND_MSG_ACTIVATE

Se me puder ajudar agradeço.
jchmp
Membro

segunda out 04, 2010 11:59 am

Tenho um amigo que tem um papagaio cinzento há cerca de 17 anos. Também o arranjou (vindo de Cabinda) ainda a precisar de papa. Ele disse-me há dias que dá muito grão-de-bico e feijão cozidos ao dele e aconselhou-me a fazê-lo ambém. Sei que o grão é uma fonte riquíssima em cálcio, ferro e magnésio. Para além disso:
O grão-de-bico é um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos.
O grão de bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento.
Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.
Quanto ao feijão:
Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae (anteriormente, Leguminosae).
Quanto ao aspecto nutricional é excelente, pois proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais.
Pergunto eu aos mais entendidos se acham que deva incluir estes dois elementos na dieta da minha Isis. Eu experimentei hoje o grão pela primeira vez. Deixei durante a noite de molho e de manhã cozi, esfriei-o e dei-lhe para ela comer. O que sei é que ela aderiu e de que maneira. Parece que gostou bastante. O feijão vou experimentar amanhã.
Joaoejoca
Membro Veterano

segunda out 04, 2010 3:50 pm

Estive fora uns dias e só agora vi o que escreveu, vou tentar responder a todas as suas questões.

Em termos de ração, existem duas marcas muito boas, a prety bird species specific para papagaios cinzentos( esta todos os cinzentos que conheço, gostam muito) depois tem a Zupreem e a Kaytee, ambas são excepcionais... O ideal é a Harrison, que é uma ração biológica mas já é mais cara e mais dificil de encontrar...

Quanto à história das taças, o que quero dizer é que não faça misturas dentro das taças para evitar que ela comece a esgravatar em busca de algo que já houve.... As taças podem ser usadas para quaçquer alimento, mas não misture por exemplo ração e sementes na mesma taça, uma com ração, outra com sementes.

Quanto ao seu registo no site, o erro foi causado por o site estar a ser actualizado, assim que estiver pronto será avisada por mail e já poderá criar o seu registo e participar.

Já agora respondo também ao comentário acerca de feijão e grão de bico. São sem dúvida bons alimentos que podem ser acrescentados à alimentação, mas atenção à quantidade diária dispensada pois o excesso pode causar desturbios intestinais, de resto, concordo que seja dado.
jchmp
Membro

terça out 05, 2010 1:45 am

Joaoejoca Escreveu:Em termos de ração, existem duas marcas muito boas, a prety bird species specific para papagaios cinzentos( esta todos os cinzentos que conheço, gostam muito) depois tem a Zupreem e a Kaytee, ambas são excepcionais... O ideal é a Harrison, que é uma ração biológica mas já é mais cara e mais dificil de encontrar...
Primeiro que tudo obrigado pela resposta. Já estive a pesquisar na net e encontrei este site inglês onde vendem a Harrison. Em princípio vou começar a mandar vir de lá.

http://www.mah-shop.co.uk/harrisons-bird-foods-8-c.asp

Já agora podia-me dizer qual a ração da Harrison que já experimentou e qual a que será a mais adequada para a Isis (talvez a High Potency Coarse ??). Obrigado.
jchmp
Membro

quarta out 06, 2010 9:43 am

A Isis entretanto já começa a desenvolver excelentes capacidades no voo. Tem treinado todos os dias e as sementes de girassol fazem milagres. Só tenho uma pequena duvida, quantas sementes de girassol em média posso dar por dia, sem que lhe faça mal?
jchmp
Membro

quarta out 06, 2010 3:56 pm

Ja agora uma pergunta sobre uma situação que mais tarde ou mais cedo vai ter de acontecer. Eu vou querer levar a Isis um dia a passear a rua, mas tenho bastante receio que ela possa assustar-se com algum barulho (vivo em Lisboa) e me fuja. Sera que posso nessas alturas usar uma corrente ou sera que faz mal a pata? Desculpem a falta de acentos mas estou a escrever num teclado ingles.
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 06, 2010 4:35 pm

Quanto à ração, penso que a que referiu será a mais indicada, podendo também comprar Power treaths, que tem mais óleo de palma e eles gostam muito também.

Para poder sair de casa no meio da cidade aconselho a utilização de um arnês.

A pratica de voo livre é sem dúvida alguma a melhor forma de ganhar a segurança de poder estar solta ou de janelas abertas em casa. Não sei em que zona de lisboa vive mas se quiser começar a praticar voo livre, costumamos juntar-nos aqui em cascais para isso. É uma questão de combinarmos e vem cá ver e traz a Isis na gaiola de transporte. Depois, com mais uns treinos específicos indoor, prepara-se o baptismo outdoor e segue-se a repetição para aperfeiçoamento de capacidades de voo.
A corrente na pata tem o problema de que se ela realmente se assustar, possa arrancar numa tentativa de fuga e o esticão que leva na pata pode parti-la... Mais uma vez, há quem use, eu não concordo... O arnês só mesmo para passear na rua, voar é sem nada.
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta out 06, 2010 4:39 pm

Em relação à quantidade de sementes que pode dar por dia sem fazer mal... desde que só dê pela mão, e uma de cada vez por algum comportamento que lhe agrade.... dê todas as que quiser, não tem tempo para lhe dar as suficientes para lhe fazerem mal.... O problema do girassol é quando este é dado como alimento, se é como recompensa, ainda para mais na sua maioria após um voo.....
Agora vai começar o frio e o aumento da quantidade de gordura na alimentação não faz mal nenhum. A minha Joca, há dias que come uma mão cheia de sementes de girassol, mais uns 4 ou 5 amendoins, mas depois vai voar para a rua com 15 graus....
Nada é mau (tirando os alimentos proibidos) desde que não seja em excesso e caso a ave faça bastante exercício....
jchmp
Membro

quarta out 06, 2010 8:10 pm

Joaoejoca, muito obrigado mais uma vez. Eu moro em Campo de Ourique. Quanto ao voo livre eu tenho muito medo mesmo de a perder, ainda tenho de pensar melhor nessa hipótese. Quanto ao arnês, não sei onde comprar nem sei que tamanho terá a corrente, nem sei onde prendo, etc.
jchmp
Membro

quarta out 06, 2010 11:06 pm

Ja encontrei :D aqui

http://www.24parrot.com

Mandei vir o arnes e 2 clickers
Joaoejoca
Membro Veterano

quinta out 07, 2010 2:10 pm

Agora muita atenção a ensinar a vestir o arnês, isso deve ser feito lentamente para evitar traumas relacionados com o arnês... por norma eles deixam bem que se vista, mas se fizer com reforço positivo a cada passo de o vestir, vai ver que ela aprende que vestir isso é bom e torna-se muito mais simples.
O voo livre tem uma dose de risco e isso temos de ser conscientes que tem, mas é tão recompensador, eles gostam tanto. Eu já há uns dias que não levava a Joca à rua, ontem, deixei-a sair aqui em frente de casa e deixei-a ir dar uma voadela, deu a sua volta, pousou num pinheiro a comunicar comigo e deu mais uma voadela, depois assim que chamei, veio do meio das arvores parecia uma flecha, e assim que pousou desatou numa cantoria desenfreada e a abanar as penas, toda contente de ter voado, e isto só lhes podemos proporcionar mesmo livres.... Voar com arnês só mesmo em descampados muito grandes e sempre com elásticos novos e fios novos, porque se o fio parte e eles pousam numa árvore..... fiam lá enrolados e não conseguem sair. Quando já tiver o arnês e ela souber vesti-lo, combinamos e vem cá ter um sábado de manhã para ver os nossos a voar, depois decide se quer ensinar a isis ou não.
Responder

Voltar para “Aves”