Estava um pouco embaraçada para colocar esta questão... Até porque vem fora de tempo, mas gostava de conhecer mais sobre o assunto visto o facto de estarmos informados poder fazer de nós melhores auxiliares dos mais desfavorecidos.
Apanhei há tempos uma rola no meio da estrada com uma gotinha de sangue a pender do bico. Deduzi que tivesse sido atropelada, parei o carro, apanhei-a e levei-a para casa. Quando cheguei percebi que ela não tinha boa coordenação do pescoço quando caminhava. Aconhecheguei-a, para que ela não se ferisse e tentei dar-lhe água e só com esforço ela aceitou. Abri-lhe de imediato o bico e, com um foco, verifiquei que estava cheia de "branco", como quando temos Amigdalite mas muito mais!!!
Era uma noite de sábado e fui a correr procurar um veterinário de urgência, o que não foi fácil de conseguir! Ele disse que era "Tricomon...qualquer coisa" e levei um antibiótico para diluir na água. Comecei imediatamente a tratá-la e acordei muitas vezes de noite para lhe ir dar umas gotinhas de água com antibiótico, que ela bebia com muito empenho até não querer mais. Acompanhei-a e estive com ela ao colo quase todo o dia a seguir (domingo). Quando saí por menos de meia hora e voltei ela estava exactamente como a deixei mas morta! Com os olhos abertos, parecia viva, mas já não estava ali!!! Foi um choque terrível! O veterinário nunca me deu a entender que era grave ou que ela podia ir embora...
O que aconteceu? Não voltei àquele Vet para lhe perguntar e não conheço mais ninguém que me saiba responder. Obrigada a quem souber explicar!