papagaio cinzento a arrancar penas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
tritonica
Mensagens: 3
Registado: domingo out 10, 2010 11:27 am

sexta nov 12, 2010 1:52 pm

Olá, tenho um papagaio cinzento do congo há cerca de 3 meses. a semana passada comprámos um viveiro grande para ele estar mais à vontade, porque ele de vez em quando tirava uma pena grande das asas pelo canudo. só que agora ele voltou a tirar as penas mais escuras. estamos na duvida se esse arranque de penas é normal ou se pode ser algum problema que ele tenha.

obrigado.
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

sexta nov 12, 2010 2:01 pm

Se forem bastantes as penas que ele arranca, não é nada normal!
O papagaio é manso? Passa muito tempo com pessoas? Tem muito brinquedos com que se entreter no viveiro?
É que caso contrário, o facto dele arrancar as penas pode ser sinal de stress causado por solidão! E caso seja isso, o ideal é mesmo arranjar-lhe uma companhia!
tritonica
Mensagens: 3
Registado: domingo out 10, 2010 11:27 am

quinta nov 18, 2010 4:53 pm

Olá, desde já obrigado pela resposta.

Ele é um papagaio mais ou menos manso, mas como está cá em casa só há 3 meses ainda nos tenta bicar um pouco. De resto passa muito tempo com gente e tem quase sempre a tv ligada durante o dia.

Por exemplo ontem e hoje ja apareceram 2 penas vermelhas no chão...têm aparecido algumas cinzentas/pretas nos ultimos tempos além de várias mais pequenas do corpo... Nós estávamos a pensar arranjar um recipiente grande para o banho, porque podia ser daí.
Brinquedos ele não tem, ele adora é rasgar o jornal com que forramos o viveiro e andar preso pelas patas no tecto do viveiro.

Li em alguns sites que também pode estar relacionado com a alimentação, mas penso que aí tentamos variar bastante, com várias frutas, girassol, amendoins, etc.


Não sabemos muito mais o que fazer...agora estou a pensar ir comprar uns brinquedos para ele...já tínhamos falado nisso mas ainda não tínhamos conseguido.
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

quinta nov 18, 2010 5:26 pm

Também estou a passar pelo mesmo com um cinzento. Mas o meu é mesmo bravo! Basta ver pessoas a proximarem-se que grita que se mata!
O arranque de penas(picacismo), é dos problemas mais difíceis de se diagnosticar a causa. Pode ser comichão causada por micro organismos, etc. Esses com uma deparatisação até se resolvem. O problema é se é do foro psicológico. Ou porque não gostam do sítio, ou da alimentação, ou frustração reprodutiva, etc. Soltar-se uma ou outra pena pode ser normal... anormal é arrancar muitas! Poste cá fotografias da ave, no entanto se for mesmo picacismo, o melhor é mesmo falar com um veterinário, embora como já referi, as causas são dificeis de se saber.
influencia
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: terça out 12, 2010 7:51 am

quinta nov 18, 2010 6:28 pm

Boas,

tenta fazer o seguinte:

Retira o jornal, não vá ele ingerir demais e morrer por derivados da tinta.

Coloca brinquedos e muitos, correntes para ele tentar bicar subir descer, coloca sinos etc etc etc etc

Fala com ele, tenta fazer festas na cabeça e passar o dobro do tempo que tens passado com ele.

Espero que ajude.

Cumprimentos,
André
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

quinta nov 18, 2010 6:32 pm

Antes de lhe comprar montes de brinquedo, compre só um, colorido, grande e meta-o na gaiola. Digo isso porque antes da chegada da nossa papagaia cinzenta, Lolita, comprei-lhe montes de brinquedos, e ela tinha pavor deles! Só passado muito tempo é que ela lá se habituou e decidiu brincar com um deles.

Já as nossas papagaias Amazona Aestiva adoram brinquedos, poleiros de madeira, cordas, molas, o que lhes vier à frente!

Cada caso é um caso, e não vale a pena exagerar, antes de ver a reacção do animal.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
influencia
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: terça out 12, 2010 7:51 am

quinta nov 18, 2010 7:25 pm

Quando digo muitos brinquedos, não há necessidade de comprar.

Por exemplo, de todos os brinquedos que o meu tem, só um foi comprado, os restantes foram feitos por mim depois de uma pesquisa num tópico aqui no forum existente.

Um que o meu gosta muito e facil de fazer são rolhas de plastico ou madeira furadas e presas numa corrente. Uma corrente custa pouco mais de 50 centimos e rolhas não faltam em casa. deste tipo de brinquedos na gaiola tem 3 de aspectos diferente. Um preso só em cima, outro preso em 2 sitios fazendo tipo corda presa e outra presa de cima para baixo. Ele adora.

É uma ideia.
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

sexta nov 19, 2010 3:03 pm

tritonica Escreveu:Li em alguns sites que também pode estar relacionado com a alimentação, mas penso que aí tentamos variar bastante, com várias frutas, girassol, amendoins, etc.
Pela saúde do seu papagaio espero que não esteja a dar mais do que 1 amendoim por dia e poucas sementes de girassol :?
jchmp
Membro
Mensagens: 110
Registado: quarta set 22, 2010 4:55 pm
Localização: Papagaio Cinzento Fêmea; Gato; Peixes

sexta nov 19, 2010 3:05 pm

Já agora só uma pergunta, que idade tem o seu papagaio? Percebi que o tem há 3 meses mas não a idade dele.
tritonica
Mensagens: 3
Registado: domingo out 10, 2010 11:27 am

terça dez 21, 2010 6:24 pm

Olá.

Nunca mais tive tempo de responder.

O Zé tem cerca de 1 ano.
Agora a fase das penas felizmente passou. Comprámos uma bola com um sino que ele adora, variámos a alimentação e o Zé escolheu o meu pai como elemento preferido. É uma loucura quandoo vê. Já deixa fazer mimos na cabeça, nas asas, na barriga....enfim...agora é um papagaio muito mais feliz.
Curiosamente só deixa tocar o meu pai e o meu namorada...as mulheres da casa nem pensar.

Quando conseguir coloco aqui uma foto dele.

Obrigado,

Susana
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 27, 2010 5:39 pm

O arrancar de penas pode significar falta de atenção para com a ave da parte dos donos ou falta de brinquedos. Quando um psitacideo, especialmente se forem catatuas, papagaios ou periquitos de grande porte, não tem um brinquedo ou de preferencia varios, para se entreter eles arrancarão as penas como uma forma de " protesto " e uma forma de chamar a atenção se é que me entende. Adquira escadas de madeira, bolas de borracha ou plastico, sticks de sementes, galhos de arvores, paus, etc.
Verifique tambem a alimentação do animal. Deve ser variada e deve conter sementes de girassol ( sem excesso ), alpista, canhamo e outras sementes presentes na mistura embalada de papagaio. Forneça tambem fruta e vegetais.
Boa sorte para o seu papagaio!
PassarilReal
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

segunda dez 27, 2010 6:35 pm

Nitara Escreveu:O arrancar de penas pode significar falta de atenção para com a ave da parte dos donos ou falta de brinquedos. Quando um psitacideo, especialmente se forem catatuas, papagaios ou periquitos de grande porte, não tem um brinquedo ou de preferencia varios, para se entreter eles arrancarão as penas como uma forma de " protesto " e uma forma de chamar a atenção se é que me entende. !
Eu não direi que é para 'chamar à atenção', mas pura e simplesmente stress e frustração. O Papagaio precisa de actividade que lhe exercite o corpo e a mente, e daí que os brinquedos sejam indispensáveis.
Verifique tambem a alimentação do animal. Deve ser variada e deve conter sementes de girassol ( sem excesso ), alpista, canhamo e outras sementes presentes na mistura embalada de papagaio. Forneça tambem fruta e vegetais.
Atenção às misturas de sementes porque existem muitas mal balanceadas, para além de que as aves têm tendencia para só comer as que lhes agradam mais e desperdiçam o resto. Se poder dê-lhe um bom granulado, adequado à especie, e as sementes apenas de guloseima ou pequeno complemento. Fruta e vegetais, tudo bem.
Já agora que mistura para papagaios cinzentos é essa com Alpista e Canhamo??
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 27, 2010 7:22 pm

A alpista e o canhamo estao nos ingredientes de uma comida para papagaios e catatuas a venda na loja de animais que frequento. Mas como nao tenho papagaios não sou completamente especializada na sua alimentação.
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta dez 29, 2010 12:45 am

Um papagaio deve comer cerca de 80% ração, de preferência a específica para a espécie em questão, e os restantes 20% devem ser divididos entre fruta, sementes germinadas e vegetais.
As sementes e os amendoins devem servir apenas para recompensar comportamentos que nos agradam, nem que seja o olá super simpático quando chegamos a casa... Convém dosear a quantidade de girassol, amendoim, nozes e outras sementes gordurosas de forma a evitar excessos de gordura, no inverno pode e deve aumentar para ajudar no combate ao frio.
As sementes germinadas são um alimento muito nutritivo e que eles adoram, se puder ter um germinador e dar todos os dias, é muito bom.
A fruta, convém ir variando até para que não "enjoem" de maçã que normalmente é o mais simples de conservar. Atenção a banana, não convém dar em excesso. Uvas e frutos vermelhos são por excelência óptimos anti-oxidantes e eles gostam muito. As amoras e framboesas, atenção que fazem uma lixeira, tudo o que está em volta fica salpicado...
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

quarta dez 29, 2010 12:54 am

Joaoejoca Escreveu:Um papagaio deve comer cerca de 80% ração, de preferência a específica para a espécie em questão, e os restantes 20% devem ser divididos entre fruta, sementes germinadas e vegetais.
As sementes e os amendoins devem servir apenas para recompensar comportamentos que nos agradam, nem que seja o olá super simpático quando chegamos a casa... Convém dosear a quantidade de girassol, amendoim, nozes e outras sementes gordurosas de forma a evitar excessos de gordura, no inverno pode e deve aumentar para ajudar no combate ao frio.
As sementes germinadas são um alimento muito nutritivo e que eles adoram, se puder ter um germinador e dar todos os dias, é muito bom.
A fruta, convém ir variando até para que não "enjoem" de maçã que normalmente é o mais simples de conservar. Atenção a banana, não convém dar em excesso. Uvas e frutos vermelhos são por excelência óptimos anti-oxidantes e eles gostam muito. As amoras e framboesas, atenção que fazem uma lixeira, tudo o que está em volta fica salpicado...
É verdade, a minha adora cerejas e framboesas mas só lhe dou quando tenho de lavar a gaiola, fica tudo vermelho parece um banho de sangue :roll:
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Aves”