No dia 6 de Setembro de 2010 verifico o ninho do meu casal de periquitos verdes e deparo-me finalmente com dois ovos, a postura deve ter sido iniciada no dia 5/09/2010, os nascimentos estão previstos começar passados 18 dias de incubação, logo para o dia 23/09/2010.
No dia 07/09/2010 por volta das 14h00 a fêmea põe o seu terceiro ovo. No mesmo dia em que a fêmea colocou o terceiro ovo, coloco mais um ovo no ninho vindo de um outro casal (fêmea azul celeste e macho cinzento canela).
No dia 08/09/2010 reparo que um dos ovos por vezes se encontra à parte, pode ser devido ás entradas e saídas da fêmea no ninho. A fêmea mostra-se bastante tolerante sobre as minhas vistorias diárias ao ninho.
No dia 09/09/2010 como de previsto a fêmea continua a sua postura dia sim, dia não, agora já com 5 ovos no ninho, apesar de serem só quatro dela.
Dia 13/09/2010 a postura está concluído com 4 ovos da fêmea e mais 1 de uma outra fêmea. Um bom numero pois será a sua primeira postura.

No dia 26 nasce a primeira cria, sendo esta a única a eclodir.
Sei que este ovo foi o que acrescentei aos 4 ovos,não estando estes galados.

No dia 29/09/2010 a cria já apresenta um bom tamanho.

No dia 01/10/2010 a cria mostra sinais de ser INO pois os seus olhos ainda fechados demonstram à volta um rosa claro.
Nesta foto também se pode ver o bom trabalho dos pais adoptivos com o papo cheio.

A cria já com 14 dias (10/10/2010) começa a apresentar a sua plumagem branca. Esta será uma fêmea albina de certeza.

A cria já fora do ninho e independente dos pais.

Rui Silva[/u]