A minha Rola não canta. Porquê?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Picollo30
Membro Júnior
Registado: domingo ago 29, 2010 11:54 pm

quarta dez 22, 2010 9:39 pm

Olá amigos

A dúvida que me traz a esta comunidade é a seguinte. Tive uma rola / rolo há uns anos atrás de nome Billy, que infelizmente morreu de velhice, segundo a explicação dada pelo veterinário, ainda viveu uns bons anos (foi apanhada em 84 e morreu em 99).

Foi apanhada no jardim da Arca de Água no Porto, e já na altura era uma rola jovem, com o que chamo de cachecol preto ao pescoço e penugem já formada. O cantar dela era cu-cu-ru, muito mimalha, dava-nos beijos no rosto, saltava para a nossa cabeça quando a chamávamos pelo nome e andava pela casa toda atrás de nós a dar-nos bicadinhas nos pés e ria-se e ao mesmo tempo fazia papo. E de outras alturas via-se ao espelho e ria-se. Era muito muito inteligente e meiga e amiga dos donos. Não sei se seria rola doméstica e era macho ou femea.

Há uns meses atrás, a minha irma encontrou o Tobias, uma rola bébé, que tinha caído do ninho, e sofreu um hematoma, tendo sido tratado e alimentado durante tres semanas +/- aqui em casa. Uma rola bébé, muito pequenina, da cor de um pardal, teve que ser alimentado a seringa com comida proprias para crias e agua.

Quando melhorou o Tobias foi levado ao Parque Biológico de Gaia, onde se recusaram a ficar com ele e nos disseram que como tinha ficado muito tempo junto dos humanos teria menos possibilidade de sobrevivência e segundo eles, o Tobias, deveria ter sido colocado no ninho já que depois de uns dias a mãe não o iria mais reconhecer como seu.

O Tobias foi levado ao veterinário, no Centro de Exóticos do Porto, perto da Prelada, onde lhe foi aberto ficha e onde foi dito que o mesmo estava ok. Passado uns 6 meses. o Tobias foi crescendo, aumentando de tamanho, e tendo ficado com uma penugem bege acizentada, e o tal cachecol ou colarinho preto.

A questão é que o Tobias não canta nada,de vez em quando apenas faz un sons parece que tenta cantar mas é muito raro e é muito nervoso e pouco sociável ao contrário do Billy de quem já falei.

Alguém me sabe dizer o que se passa? Porque é assim tão nervoso e pouco amigo dos donos que não lhe faltamos com carinho e sobretudo porque não canta. Terá trave? Ou terá apanhado um susto?

Agradecia resposta da vossa parte.

Cumps e votos de boas festas

Paulo Monteiro
Responder

Voltar para “Aves”