A saúde do meu budgie

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
filiped
Registado: sábado dez 25, 2010 1:10 am

domingo dez 26, 2010 10:42 pm

Boas noites. comprei um piriquito faz menos de uma semana.

ou seja, quando o trouxe para casa eu reparei que ele deu uns espirros no mesmo dia. quando olhei melhor, vi que o "nariz" dele tem uma sujidade no lado do bico, fui pesquisar e deparei me que isso nao era muito normal...
agora é raro o ver a espirrar ao dia, e eu passo muito tempo à beira dele, mas deverei fazer alguma coisa?

Para além das sementes, da água(que eu nunca o vi a beber) e da pedra de calcio tenho aquelas papas para fortalecer o passaro que o vendedor recomendou... no entanto nunca o vejo a tocar nelas... devo-o privar das sementes para ele olhar para a papa?

Nao sei se é o meu quarto que ainda é novidade, ou nao lhe apetece mexer. fica maior parte do dia em um dos poleiros... so se mexe se por ventura o assustam ou as minhas colunas estiverem muito altas. isto é normal?

Cumprimentos e agradeço todos os conselhos e respostas
Última edição por filiped em segunda dez 27, 2010 3:58 am, editado 1 vez no total.
PedroVDias
Membro Veterano
Registado: quarta mai 30, 2007 8:38 pm

segunda dez 27, 2010 1:28 am

Nunca o prive de semente e agua, isso nunca se faz.
Pode estar meio doente. Uma semana ele ainda está estranho á sua casa.
Dê-lhe tempo e tenha paciência, não o deixe fora de casa, com este frio é mau.
Dê-lhe fruta e de vez em quando uns legumes.
A gaiola é grande ou pequena? Ele pode voar dentro dela?
filiped
Registado: sábado dez 25, 2010 1:10 am

segunda dez 27, 2010 2:46 am

PedroVDias Escreveu:Nunca o prive de semente e agua, isso nunca se faz.
Pode estar meio doente. Uma semana ele ainda está estranho á sua casa.
Dê-lhe tempo e tenha paciência, não o deixe fora de casa, com este frio é mau.
Dê-lhe fruta e de vez em quando uns legumes.
A gaiola é grande ou pequena? Ele pode voar dentro dela?
pequena... voar dificilmente... uma gaiola maior tambem seria mais dificil de colocar no quarto que é onde eu passo mais tempo... queria o soltar para voar a vontade no meu quarto de vez em quanto, mas depois tenho medo de ter de o agarrar e ele ficar traumatizado.
quanto à fruta, ele ignorou uma rodela de banana xD
PedroVDias
Membro Veterano
Registado: quarta mai 30, 2007 8:38 pm

segunda dez 27, 2010 1:18 pm

Maçã ou pêra, quantidade como se fosse um gomo de laranja e não comem tudo.
Solte-o só quando ele subir para o seu dedo, quando colocar a mão dentro da gaiola e colocar o dedo como poleiro e ele subir, verá que já se sente confiante consigo.

Gomo a gaiola é pequena, não verá grande movimento, porque eles gostam de voar, e seria bom ele voar para ter força nas asas, porque pode acontecer ele não ter força e cair desamparado.
Tente com um arnês, uma corrente com uma anilha na ponta e prender a uma pata, mas cuidado com o que comprar... Existe muitas formas de o domesticar!!!!
Vá pela sua intuição.
PassarilReal
Membro
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

segunda dez 27, 2010 2:29 pm

Olá Filipe,
Compreendo que queira ter a ave próxima de si, mas antes de tudo o mais deve pensar no bem estar da ave. Uma gaiola pequena que a ave nem sequer consegue voar está longe de ser a indicada, e pessoalmente não aconselho o uso de arnês num periquito não ‘domesticado’ e ainda para mais recém adquirido. O que quer que seja atado ás patas, então está completamente fora de questão.
Arranje uma gaiola maior, onde a ave se possa movimentar com mais liberdade e sobretudo coloque a ave num sitio sossegado onde se possa ambientar sem grandes perturbações e sustos…..como sejam as suas colunas de som a tocar bem alto!!!
Não sei que idade tem, mas pense que tem aí um ser vivo e o bem estar dele está sempre á frente de tudo. Pelo facto de os mantermos em gaiolas em vez de em liberdade, é o mínimo que podemos fazer.
Responder

Voltar para “Aves”