Estará doente??? Ajudem!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
MPeixe
Membro
Registado: quarta jun 16, 2010 5:45 pm

domingo dez 26, 2010 10:54 pm

Boas.

Tenho um casal de canários com 1 semana.
O macho é extremamente activo e saudável, mas a fême está mais inchada e está sempre muito encolhida e no seu cantinho.

Sempre que o macho vai ter com ela, ela tenta afastálo, hostilmente.

Será sinal de doença?

Ajudem, por favor.
filiperusso
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 1:31 am

domingo dez 26, 2010 11:59 pm

Os canários fora da epoca de reprodução não se toleram lá muito se calhar é por isso que ela o afasta. Agora em relação a ser doença, veja se ela tem o peito muito magro, em quilha, é um sintoma de uma doença muito frequente nos canários
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 27, 2010 5:42 pm

Verifique o esterno da ave e parte da barriga. Verifique tambem a temperatura ambiente, as penas eriçadas podem ser frio. Mas tambem pode ser sinal de alguma doença.
Boa sorte para a sua ave!
pauloarrulo
Membro Júnior
Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm

segunda dez 27, 2010 9:47 pm

primeiro q tudo boa noite se puder facultar mais dados seria optimo
coloque a canaria em uma gaiola ha parte pegue em uma pequena luz e adapte-a em cima da mesma ,por sistema o calor fara com q ela recupere parte dos movimentos
verifique as fezes (mol-agua-dura)desinfete a gaiola antiga
verique as penas (se roidas) forneça uma taça com agua para o banho
verifique a zona anterior ao anus se tem cor vermelha ou rocha respiraçao ofegante (abana ao respirar ou faz barulho)
evite as smentes pretas em demasia 1k alpista por 500g mistura normal
espero noticias!!!!!!!!!!!!!
tudo o q puder enviar por mais simples q lhe pareça ajuda
MPeixe
Membro

terça dez 28, 2010 11:38 am

Obrigado a todos pela a ajuda.

Parece que já está a melhorar, mas no entanto, o macho é um pouco agressivo com ela, picando-lhe a cauda e, muitas vezes, não a deixa aproximar-se da comida.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça dez 28, 2010 12:30 pm

Se fosse eu a si separava-os, o macho pode magoar a fêmea e esta pode não se safar....

Cuidado e boa sorte
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça dez 28, 2010 1:12 pm

Já foi dito bastantes vezes, retire a canaria de perto do macho pois não é altura de criar e eles não são amistaveis nesta altura. Junte novamente daqui a 2/3 meses.
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

terça dez 28, 2010 2:04 pm

Eman33 Escreveu: eles não são amistaveis nesta altura. Junte novamente daqui a 2/3 meses.
Então e aqueles que estão juntos em grandes voadouras?

Cada canário é um canário. Com o seu temperamento.

Não é aconselhável estarem juntos agora porque os machos começam a ganhar cio e a tentar "incomodar" as fêmeas. No entanto, existem muitos canários machos e fêmeas que se dão bem e podem permanecer juntos sem grandes stresses.

Quanto ao problema em questão, o Pauloarrulo já disse tudo.
Eman33
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári

terça dez 28, 2010 2:44 pm

Yarik Escreveu:
Eman33 Escreveu: eles não são amistaveis nesta altura. Junte novamente daqui a 2/3 meses.
Então e aqueles que estão juntos em grandes voadouras?

Cada canário é um canário. Com o seu temperamento.

Não é aconselhável estarem juntos agora porque os machos começam a ganhar cio e a tentar "incomodar" as fêmeas. No entanto, existem muitos canários machos e fêmeas que se dão bem e podem permanecer juntos sem grandes stresses.

Quanto ao problema em questão, o Pauloarrulo já disse tudo.
Por acaso parece-lhe que estes aves estão numa voadeira? Para alem disso tem as lojas de animais que tem grande quantidade de aves juntas e elas não se costumam matar, mas estou a falar deste caso especifico.

Obviamente que cada canário é diferente e que alguns se podem manter juntos, mas neste caso (que é o que está em discussão) apenas foram adquiridos á pouco tempo e são estranhos um para o outro, logo não devem de estar muito interessados em procriar.
Yarik
Membro
Registado: sábado fev 10, 2007 5:22 pm

terça dez 28, 2010 3:33 pm

Volto a repetir....o Paulo já disse tudo.

Quanto ao ficarem ou não juntos....cada caso é um caso.

E sinceramente parece-me que neste caso, tem mais a ver com fragilidade de saúde da canária.

Deve separar para:

1º Verificar que problema a canária efectivamente tem.
2º Poder efectuar o respectivo tratamento.
PassarilReal
Membro
Registado: segunda nov 08, 2010 12:02 pm

terça dez 28, 2010 4:26 pm

Por esta altura alguns machos já começam a dar sinais de cio. Aliás,aqui entre nós que ninguém nos ouve, já tenho dois casais com ninhos feitos.
Assim, uma canária acabada de adquirir que apresenta penas emboladas ou arrepiadas , é mau sinal. Poderia ser frio, mas se o macho que está no mesmo local está activo e com aspecto saudável (sem ter as penas arrepiadas), não me inclino por aí.
Parece-me demasiado óbvio dizer que não se devem comprar aves que se apresentem nessa condições, e isso é o melhor a fazer. Mas uma vez que a ave já está em sua casa, o meu conselho agora é que a coloque isolada do macho, num local aquecido, e lhe dê um bom complexo multivitamínico. Se tiver oportunidade aplique-lhe pulmosan ou qualquer outro produto á base de ivermectina, para desparasitação externa e interna (a ivermectina também actua a este nível). Se for alguma coisa leve que a ave possa combater só por si, pode ser que só assim se safe e ajude. Caso contrário, se estivermos perante alguma coisa mais grave só mesmo com medicação específica, e a esse nível não me arrisco a dar conselhos via net. Pelo menos sem mais elementos sobre o estado da ave: Tipo e coloração de fezes, modo como bebe água e se alimenta, cor da barriga, respiração, postura, etc.

Dê uma olhadela AQUI. mas tenha por favor em conta que esta é uma informação da AVIZOON e, como tal, toda a terapêutica sugerida é desta marca e não deixa de ter inerente alguma perspectiva comercial. Penso por isso que o maior interesse é sobretudo no âmbito da identificação das doenças (Diagóstico) e respectivas Causas a partir dos diversos sintomas enunciados. Obviamente que alguma da terapêutica também terá interesse se puderem ter acesso a ela, embora existam no mercado outros produtos que alguns poderão considerar mais adequados e eficazes para algumas das doenças indicadas.

Esta informação não dispensa o recurso a um veterinário especializado em caso de doença das nossas aves e é apenas um documento de apoio
MPeixe
Membro

terça dez 28, 2010 10:29 pm

Boas.

Em primeiro de tudo, agradeço os concelhos.

Já separei os dois. Veremos se a fêmea melhora. É estranho, porque quando a comprei estava em perfeita saúde.

Sinceramente acho que é capaz de ser do frio, e vou ter em conta uma melhor localização do casal, num local mais quente.

Quanto às fezes, vi umas que ela fez na água, e a água ficou alaranjada. Não sei se é sinal de doença.

Alguém me sabe indicar um veterinário especializado em aves, no Porto, Portugal???

Agradeço a ajuda.
MPeixe
Membro

quarta dez 29, 2010 2:53 pm

A fêmea continua adoentada, e com as fezes vermelho alaranjado.
Responder

Voltar para “Aves”