Domesticar Periquito de Colar Macho

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nitara
Membro Veterano
Mensagens: 2093
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda dez 27, 2010 8:18 pm

Olá
Eu pretendo adquirir um periquito de colar azul e domestica-lo, fazendo com que ele não tenha medo de pessoas, que venha a mao e que deixe fazer festas e alimentar a mao.
Trata-se que, para complicar a situação, ja corri umas 20 lojas e nenhuma vende periquitos de colar criados a mao, apenas criados em aviario.
Eu quero comprar um com uma idade de 2 anos pois é nesta altura que se diferenciam as femeas dos machos pois é quando aparece a gargantilha. Pretendo aloja-lo em cima da minha gaiola de canarios e mandarins, com uma corda de sisal como poleiro e quatro poleiros de plastico preso com um arnês ( não quero usar corrente presa a pata pois temo que a ave se assuste, voe e parta a pata ) que terá um fio com um comprimento de 1,50m. Pretendo solta-lo do arnês diariamente, para que se habitue às pessoas e ao manuseamento regular.
Quanto a alimentação, pretendo fornecer mistura para periquitos de grande porte com suplemento de fruta, vegetais, pão e papa de ovo e fruta. Pretendo tambem oferecer-lhe sticks de varios sabores.
Quanto ao banho, pretendo borrifa-lo ou colocar uma tijela com agua 1 vez por semana.
Acham que posso manter um periquito de colar nestas condições ?? O que acham que eu devo ter mais em conta ??
Obrigado
IGSG
Membro Veterano
Mensagens: 205
Registado: quinta ago 27, 2009 1:18 pm

segunda dez 27, 2010 8:56 pm

Boa noite,

Quanto ao comprar um criado há mão com 2 anos, efectivamente é mais ou menos com essa idade que se distingue macho de fêmea. No entanto será dificil encontrar um criado à mão para vender com essa idade. Pode haver, mas poderá já não ser muito manso.
O ideal será comprar um novo criado à mão, ou com uma toma de papa por dia para acabar de criar à mão, mas que seja sexado(análise por adn). Assim adquire uma ave que se habitua desde cedo a si e com o sexo que pretender.

Em relação há "habitação" dele, acho que não percebi bem como ficará a ave com o arnês...?
a ideia será ficar sempre com o arnês preso em algum lado? Se assim for, a ave pode emaranhar-se nos fios e sufocar.

Quanto à alimentação, o que indica parece bem e bastante equilibrado.
Responder

Voltar para “Aves”