[Ajuda] Canários
-
- Registado: terça fev 15, 2011 11:56 pm
Boa Noite pessoal
Tenho um casal de canários, que ela só colocou 1 ovo. Ela chocou e não encheu. Por isso preciso da vossa ajuda...
- O que devo de fazer?
- Existe algumas vitaminas?
- O que me aconselham a fazer?
- A água é normal ou existe algum produto?
Cumprimentos
Luizifelipino
Tenho um casal de canários, que ela só colocou 1 ovo. Ela chocou e não encheu. Por isso preciso da vossa ajuda...
- O que devo de fazer?
Cumprimentos
Luizifelipino
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Chocou durante quantos dias?
O ovo pode não estar sequer "galado". Para confirmar, pega no ovo e segura-o contra uma luz para ver através dele.
O ovo pode não estar sequer "galado". Para confirmar, pega no ovo e segura-o contra uma luz para ver através dele.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
Que idade tem a canária? Atenção que se for muito nova, estas situações podem ocorrer e pode nem sequer ser aconselhável que seja usada para já na reprodução.
Se a canária já estiver completamente pronta e saudável, pode fazer a administração de AD3E ou de apenas vitamina E (existem várias marcas de ambas as coisas), em acordo com as doses e posologia do folheto respectivo, para estimular a reprodução e as posturas.
Se a canária já estiver completamente pronta e saudável, pode fazer a administração de AD3E ou de apenas vitamina E (existem várias marcas de ambas as coisas), em acordo com as doses e posologia do folheto respectivo, para estimular a reprodução e as posturas.
marianamar Escreveu:Chocou durante quantos dias?
Esse método não é de fiar e pode muitas vezes levar a canária a enjeitar.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
-
- Membro Veterano
Ah é? Então como é que farão os criadores que até tiram os ovos às canárias e os substituem por ovos de plástico, para depois só colocar os ovos no final da postura para nascerem todos ao mesmo tempo? E os mira ovos, também não se podem usar?vitor22 Escreveu:marianamar Escreveu:Chocou durante quantos dias?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
Terugkeren Escreveu:Ah é? Então como é que farão os criadores que até tiram os ovos às canárias e os substituem por ovos de plástico, para depois só colocar os ovos no final da postura para nascerem todos ao mesmo tempo? E os mira ovos, também não se podem usar?vitor22 Escreveu:marianamar Escreveu:Chocou durante quantos dias?
Regra geral, examinar os ovos, mexendo neles, não trás problemas de maior.
Pode acontecer com uma ou noutra espécie, mais sensível, mas no geral as aves aceitam bem esta intromissão.
Claro que podemos e devemos fazê-lo de forma moderada e se possivel, em alturas especificas, por exemplo, aproveitar quando a fêmea sai do ninho para se alimentar.
As aves estão de tal forma domesticadas, que aceitam bem esta "invasão" caso contrário, seria difícil não só a observação dos ovos, como o anilhamento das crias.
Desde que actuemos dentro das regras do bom senso, permitindo à ave o recatamento necessário neste período, não surgirão certamente quaisquer problemas.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
Mas o Sr. Paulo Santos é um criador de aves premiado? Se não é....não sei se ligo ao que escreveu! 

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado set 11, 2004 1:47 pm
Terugkeren Escreveu:Mas o Sr. Paulo Santos é um criador de aves premiado? Se não é....não sei se ligo ao que escreveu!
Não sou premiado, mas tenho aqui passaritos que valem pra cima de um dinheirão... chega ?
Mais a sério
Habitualmente leio com frequência "se não tem experiência, não mexa"
Isto quer dizer o quê ? Certamente que não irá mexer nunca.
É que se não mexer, não ganhará experiência e não perceberá as reacções das aves. Se não tem experiência, não mexe.
Há um meio termo em tudo e o mais importante, além de conhecermos as características das aves que criamos, é ter bom senso.
<strong>Paulo Santos</strong><strong> </strong>
-
- Membro Veterano
Ui...então concordo, seja lá o que disser.Budgerigar Escreveu:Terugkeren Escreveu:Mas o Sr. Paulo Santos é um criador de aves premiado? Se não é....não sei se ligo ao que escreveu!
Não sou premiado, mas tenho aqui passaritos que valem pra cima de um dinheirão... chega ?
.
Mas a sério,
Obviamente que concordo com o Paulo Santos. Tem de haver cuidado e usar o bom senso, mas dificilmente se faz criação em condições sem examinar e mexer em ovos e em filhotes. A propósito de filhotes, o anilhamento ao fim de poucos dias, não se faz por telepatia! Tem de se mexer nas pequenas aves, e é bom que os pais não os enjeitem. Às vezes 'enjeitam' é as anilhas, mas isso são outros 500

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am
Nunca tive problemas com esse método, incluindo substituir os ovos por falsos de plástico. Cheguei mesmo a ajudar na alimentação dos filhotes mais pequenos sem problemas de rejeição pelos pais.
-
- Membro Veterano
Idem.marianamar Escreveu:Nunca tive problemas com esse método, incluindo substituir os ovos por falsos de plástico. Cheguei mesmo a ajudar na alimentação dos filhotes mais pequenos sem problemas de rejeição pelos pais.
Eu falei para os inexperientes e tenho a certeza naquilo que digo e só por não ser um criador top não quer dizer que não saiba uma grande parte.
NA secção dos repteis há algumas pessoas que não são criadores e não é por aí que não saibam as coisas.
Volto a repetir, se não sabe não mexe.
NA secção dos repteis há algumas pessoas que não são criadores e não é por aí que não saibam as coisas.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
-
- Membro Júnior
- Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm
caro amigo venho por este meio informalo do seguinte : 1 ovo so ou 1 cria so raramente muito raramente e criada ou ira vingar pois eles abandonam a crialuizfelipino Escreveu:Boa Noite pessoal
- O que devo de fazer?
Cumprimentos
Luizifelipino
se ja passou + de 3 dias ja era retire o ovo administre um complexo vitaminico com todas as vit. tipo spray U pois nao sabe qual a carencia da canaria ou se o macho nao a gala pois se ela pos ovo o problema pode ser outro e por favor diga de q cor sao as fezes e se sao moles (muito humidas) ou +ou- rijas basta olhar para la
-
- Membro Júnior
- Registado: terça nov 23, 2010 11:38 pm
AMIGOvitor22 Escreveu:Eu falei para os inexperientes e tenho a certeza naquilo que digo e só por não ser um criador top não quer dizer que não saiba uma grande parte.
TENHO SEGUIDO OS SEUS POST E CONCORDO COM AQUILO QUE DIZ [Editado pela moderação]
PAULO ARRULO
-
- Membro Veterano
Como TUDO no que se relaciona com as aves, tem de ser feito com cuidado e bom senso, mas PODE-SE fazer.
Foi dito inclusivamente a título de exemplo que só mexendo nos ovos se pode ver se estão galados, ou retirá-los para colocar ovos de plástico e depois os por lá no final da postura para terem o mesmo tempo de choco. E foi também referido que com os filhotes também existe a necessidade de mexer para anilhamento, ajuda na alimentação, etc.
Muito sinceramente, gostaria de saber o que nisto é errado!
[Editado pela moderação]
Foi dito inclusivamente a título de exemplo que só mexendo nos ovos se pode ver se estão galados, ou retirá-los para colocar ovos de plástico e depois os por lá no final da postura para terem o mesmo tempo de choco. E foi também referido que com os filhotes também existe a necessidade de mexer para anilhamento, ajuda na alimentação, etc.
Muito sinceramente, gostaria de saber o que nisto é errado!
[Editado pela moderação]