bom dia foristas
venho pedir ajuda no seguinte comprtamento;ao chegar a casa nestes dias a minha femea caturra, esta sempre no ninho, ou se nao esta mal ve a luz, vai logo la para dentro, eu nao mexo no ninho, pensei que era por ja ser hora de ela dormir, e pronto, nao a incomodo, ontem cheguei mais cedo, e ela ja la estava dentro, e eu com medo de lhe ter acontecido alguma coisa vi o ninho e ela tava la dentro e começou logo a bufar, nao tem ovos.
caturras comportamentos
a duvida era se estavamos perante um comportamento normal, ou seria indicio de ela ir por ovos. ontem quando cheguei a casa ela saiu um pouco, vi o ninho tinha um ovo.
outra duvida, ha perigo de ao mexer na gaiola para por comida ela se assustar e sair do choco? alimentacao especifica?
outra duvida, ha perigo de ao mexer na gaiola para por comida ela se assustar e sair do choco? alimentacao especifica?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Se a caturra se assustar e abandonar o choco, só porque lhe vais mudar a comida bem que a podes mandar "fora", porque essa ave não presta para criar, só mesmo para companhia 

Isso depende sempre de ave para ave e da sua sociabilização com humanos.
Se a ave não é mansa, não lhe dê motivos para o temer. Não a tente apanhar, não faça movimentos bruscos na sua direcção, não a assuste no ninho, mexa no interior da gaiola apenas para limpar ou mudar comida.
Com o tempo habitua-se a essas rotinas e deixa de teme-lo evitando o risco de abandonar o choco.

Se a ave não é mansa, não lhe dê motivos para o temer. Não a tente apanhar, não faça movimentos bruscos na sua direcção, não a assuste no ninho, mexa no interior da gaiola apenas para limpar ou mudar comida.
Com o tempo habitua-se a essas rotinas e deixa de teme-lo evitando o risco de abandonar o choco.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 18, 2009 12:46 pm
- Localização: Periquitos, Fishers, Roseicollis, Catarinas, Kakarikis, mandarins, bengalins, rolas diamante, Canári
Sim são muito agressivas, as minhas atiram-se pelo buraco do ninho quando vou ver como estão os ovos (este ano não está a correr nada bem). E é por esta razão que não mexo muito nos ovos, porque caso contrário iria todos os dias ver como estam as coisas.
obrigado pelas dicas, o problema é mesmo esse a tentacao de andar a espreitar o ninho todos os dias. desta vez tou muito mais comedido, e so quando por duas vezes eles estavam ca fora os dois, fui ao ninho num instante, iam com dois ovos.
de resto so mesmo mudar a comida e agua, rapidamente. muitas vezes estao os dois la dentro, embora hoje so a fema dormiu la dentro
de resto so mesmo mudar a comida e agua, rapidamente. muitas vezes estao os dois la dentro, embora hoje so a fema dormiu la dentro