Dúvidas Mandarins

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

quarta fev 23, 2011 7:50 pm

Boa noite
Quais são as dimensões mínimas que uma gaiola deve ter para um casal de mandarins (e para que, eventualmente, possam criar)?
Não sei se há já algum tópico sobre isto mas na pesquisa nunca consigo encontar nada do que quero :|
Qual é o melhor ninho para mandarins e que material para forrar é que é recomendado?
Agradecida desde já :D
filiperusso
Membro
Registado: sexta set 26, 2008 1:31 am

quinta fev 24, 2011 3:37 am

Com 35x35x35 já criam mas quanto mais melhor
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quinta fev 24, 2011 9:19 am

Com qualquer ave, e os mandarins não são excepção, a regra é quanto maior, melhor! Apesar de criarem em gaiolas mais pequenas, por uma questão de salubridade e bem estar das aves, eu diria que não será aconselhável uma gaiola de tamanho inferior a 50 cm de comprimento.
princessa
Membro Veterano

quinta fev 24, 2011 8:05 pm

Muito obrigada pelas respostas. E quanto ao ninho e material, alguém me sabe resonder?
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta fev 24, 2011 11:21 pm

50cm no minimo pq depois vao estar os 2pais a voar mais evetualmente 4 filhos, 6 aves em tao pouco espaço..
ninhos tens uns tipo piriquito um pouco mais peqenos, tem é de ser tipo caixa e nao tipo cesto de canario q da mau resultado..
filiperusso
Membro

sexta fev 25, 2011 3:17 am

E o material é fibra de côco
princessa
Membro Veterano

sexta fev 25, 2011 3:11 pm

Suponho que o ninho não deve ser de canário porque existe o risco de os ovos cairem,certo? Fibra de coco não será muito dura? Eles parecem tao frageis... Eu no fundo não tenho propriamente vontade de criar. Eu já tive em tempos uma gaiola bem grande com periquitos onde nasceram se bem me lembro novce periquitos e lembro-me também do trabalhão, apesar de valer a pena. Mas depois a minha avó ficou uma vez a tomar conta deles durante uma semana e deixou uma porta aberta e fugiram todos por uma janela também aberta.
Os mandarins ficam felizes se não criarem? posso juntar macho/macho ou fêmea/fêmea. Pergunto em pares porque suponho que não fiquem bem sozinhos. E se forem do mesmo sexo devo também por ninhos para dormirem ou para as fêmeas porem os ovos, mesmo que não estejam fecundados?
filiperusso
Membro

sexta fev 25, 2011 7:35 pm

Boas novamente, não a fibra de côco não é demasiado dura, normalmente é o que toda a gente usa para criação de exóticos. Pode juntar aos pares macho/macho fêmea/fêmea mas pode haver guerras entre eles mas isso também pode acontecer entre casais. Se não quer que criem basta que não coloque ninho.
<p>Cumprs,</p>
<p>Filipe Couto</p>
<p>O meu blog----> http://avesfilipecouto.blogspot.com/</p>
princessa
Membro Veterano

sábado fev 26, 2011 1:10 am

filiperusso Escreveu:Boas novamente, não a fibra de côco não é demasiado dura, normalmente é o que toda a gente usa para criação de exóticos. Pode juntar aos pares macho/macho fêmea/fêmea mas pode haver guerras entre eles mas isso também pode acontecer entre casais. Se não quer que criem basta que não coloque ninho.
~

Ok, muito obrigada. Acho que vou então optar por não colocar ninho.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado fev 26, 2011 2:03 pm

se eles quiserem mesmo criar criam com ou sem ninho...
princessa
Membro Veterano

sábado fev 26, 2011 2:47 pm

cris17 Escreveu:se eles quiserem mesmo criar criam com ou sem ninho...
Então qual destes pares se dá melhor: femea/femea, macho/macho?
CataPetLover
Membro Veterano
Registado: sábado jan 08, 2011 12:53 pm
Bianca, Bernardo e Minnie Francisca - RIP

sábado fev 26, 2011 5:49 pm

Talvez fêmea/fêmea, por não serem tão territoriais.

Eu tenho um casal de mandarins à quase 4 anos, e nunca se reproduziram... :wink:
Catarina Lopes

TUDO SOBRE PORQUINHOS DA ÍNDIA:

http://tudo-sobre-porquinhos-da-india.blogspot.com/
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado fev 26, 2011 7:02 pm

Fêmea/fêmea será melhor... existem fêmeas com faces, malhadas,etc :)

Mas sem ninho, pode ter um casal que embora a fêmea possa pôr, fá-lo-á raramente e, no chão não vão chocar... muito menos se tirar os ovos ou eles cairem no fundo e a gaiola tiver fundo de rede 8)

Se adquirir um ninho, o melhor é mesmo uma caixa de madeira(tipo periquito) ou pouco menor, aqueles ninhinhos "muito bonitos" com formato de casinha e afins e caixas pequenas são uma porcaria, o ninho fica húmido, a ninhada toda suja e apertada.

Não se preocupe com a "dureza" da fibra de côco, eles dobram e ajeitam bem aquilo. Eu para os mandarins também fornecia pêlo de cabra(branco) para finalizar, o ninho fica mais regular e perfeito e, ao contrário do bengalim, o mandarim "pega" em materiais mais finos. Aqueles materiais tipo lã e com bocados de tipo algodão são uma porcaria, não têm estabilidade nenhuma e os ovos ficam em buracos.
É normal eles encherem a caixa até quase à entrada.
Última edição por MFPJ em sábado fev 26, 2011 8:41 pm, editado 1 vez no total.
princessa
Membro Veterano

sábado fev 26, 2011 7:40 pm

MFPJ Escreveu:Fêmea/fêmea será melhor... existem fêmeas com faces, malhadas,etc :)

Mas sem ninho, pode ter um casal que embora a fêmea possa pôr, fa-lo-há raramente e, no chão não vão chocar... muito menos se tirar os ovos ou eles cairem no fundo e a gaiola tiver fundo de rede 8)

Se adquirir um ninho, o melhor é mesmo uma caixa de madeira(tipo periquito) ou pouco menor, aqueles ninhinhos "muito bonitos" com formato de casinha e afins e caixas pequenas são uma porcaria, o ninho fica húmido, a ninhada toda suja e apertada.

Não se preocupe com a "dureza" da fibra de côco, eles dobram e ajeitam bem aquilo. Eu para os mandarins também fornecia pêlo de cabra(branco) para finalizar, o ninho fica mais regular e perfeito e, ao contrário do bengalim, o mandarim "pega" em materiais mais finos. Aqueles materiais tipo lã e com bocados de tipo algodão são uma porcaria, não têm estabilidade nenhuma e os ovos ficam em buracos.
É normal eles encherem a caixa até quase à entrada.
Acho que vou mesmo optar por femea/femea, porque não seria capaz de lhes tirar os ovos. Se eles quisessem reproduzir eu punha logo um ninho.
Obrigada a todos os que responderam, ja fiquei esclarecida :wink:
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

sábado fev 26, 2011 8:52 pm

Mas olhe que ao adquirir duas fêmeas apenas diminui a probabilidade de pôrem pois não têm um macho a incentivá-las a criar. No entanto mesmo sem macho estas podem pôr e, se o fizerem, tenderá ser a dobrar(as duas pôrem)

Adquira um casal, sem ninho não põem facilmente, e quando o fazem é muitas vezes é um ovo ou outro(e de tempos a tempos, ou só uma ou duas vezes na vida), nem uma postura completa fazem.
Uma fêmea poderá pôr sempre. Qual é o mal deitar fora uns ovos(poucos e se o fizerem)?
Responder

Voltar para “Aves”