Papagaio-Cinzento dado com 10 anos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
JoaoDias1
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 28, 2011 8:47 pm

segunda fev 28, 2011 9:26 pm

Boas noites.

Eu há cerca de 2 anos deixei a criação e manutenção de exóticos e periquitos que sempre tive durante alguns anos. Mas hoje surgiu-me a hipótese de um amigo me dar um papagaio-cinzento com 10 anos. Por agora é a única informação que possuo. Eu disse que ia pensar e talvez possa adquiri-lo mas como é uma decisão que exija muito cuidado.

Como tal eu tenho umas pequenas dúvidas que gostaria de ver esclarecidas.

-Com 10 anos afeiçoou-se provavelmente a um dono, será que a transição de dono pode afectar gravemente o papagaio?

-Tenho duas gaiola de 1/1/1 metros pegadas no meu terraço, mas a rede metálica é fraquinha pois alojava somente pássaros de pequeno porte. Será que há algum problema em por lá o papagaio?

- Eu dentro de casa era quase impossível de o ter pois não é por não ter gaiola pois isso eu arranjava, mas se ficasse no meu quarto não teria oportunidade para descansar durante a noite, na cozinha a mesma coisa, só se ficasse no terraço na gaiola e com um abrigo que irei arranjar.

De resto questões básicas não tenho problemas porque sei as questões básicas de tratar de aves.


Se alguém me pudesse ajudar a decidir o que fazer perante essas questões agradecia.

Obrigado.

:wink:
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda fev 28, 2011 10:53 pm

Se o papagaio viveu 10 anos dentro de casa, tendo um dono que lhe dava atenção diária, mudar para uma gaiola na varanda com um telheiro, só se fosse para lhe dar uma companhia e deixar criar, porque esse papagaio se ficar sozinho na varanda, em menos de nada deixa-se ir abaixo e provavelmente acaba por morrer.
Se quer ter o papagaio, decida um local dentro de casa onde tenha atenção diária pois uma transição dessas vai requerer atenção redobrada, alimentação especial e provavelmente um suplemento vitaminico para ajudar essa mudança de ambiente.

Acho que se gosta de aves e quer ter um papagaio, tenha-o, são aves fascinantes e que rapidamente nos apaixonam, mas tenha-o em casa.
Se quiser ter na rua, faça uma sexagem ainda em casa do seu amigo e arranje o par, para que a mudança seja para perto de um parceiro na varanda. Aí, divide a gaiola em dois e deixa-os uns dias a verem-se mas sem contacto, quando mostrarem sinais de amizade retira a divisão.
Atenção à rede da gaiola, eles têm um bico muito forte e o melhor é ter a certeza que a rede aguenta.
VIP Eventos - <a href="http://www.aluguerdetendas.net">Aluguer de Tendas</a>
JoaoDias1
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 28, 2011 8:47 pm

segunda fev 28, 2011 11:07 pm

Obrigado pelo esclarecimento Joaejoca. Adquirir um companheiro seria praticamente impossível. Eu não sei que tipo de ambiente o papagaio foi criado, mas irei saber isso de modo a tentar igualar as condições em que viveu. Em casa se por exemplo tiver no meu quarto faria algum mal? É que lá pela meia noite é que me deito e de tarde e de noite costumo sempre ter música quando estou em casa como é óbvio. Podia ficar na cozinha mas tenho medo que os movimentos, vapores, etc possam prejudicar o papagaio. De resto não tenho mais nenhum sítio para o ter. O terraço é espaçoso (moro num Rés do chão) e se o papagaio viveu os seus 10 anos num viveiro, no terraço faria algum mal coloca-lo ou também sofreria com a falta de atenção?
ptuga
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

segunda fev 28, 2011 11:59 pm

não entendo como alguem tem um papagaio e ao fim de 10 anos resolve dar-lo a si...10 anos ...ja faz parte da familia.nem que fosse um peixe...
não entendo.
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça mar 01, 2011 12:10 am

ptuga Escreveu:não entendo como alguem tem um papagaio e ao fim de 10 anos resolve dar-lo a si...10 anos ...ja faz parte da familia.nem que fosse um peixe...
não entendo.
Antes isso que abandonar...
As motivações podem ser diversas e não julgo quem o faça. Mudança de casa, incompatibilidade com outro animal ou elemento da família, vizinhos, a vida muda e deixa de haver tempo. Pode ser tanta coisa.
ptuga
Membro Veterano
Mensagens: 369
Registado: terça dez 01, 2009 11:31 pm
Localização: Rafeiro do Alentejo, british shorthair, scottish fold,
Ciclideos,
Amazonas aestiva , cinzentos,
R

terça mar 01, 2011 12:29 am

Zahn Escreveu:
ptuga Escreveu:não entendo como alguem tem um papagaio e ao fim de 10 anos resolve dar-lo a si...10 anos ...ja faz parte da familia.nem que fosse um peixe...
não entendo.
Antes isso que abandonar...
As motivações podem ser diversas e não julgo quem o faça. Mudança de casa, incompatibilidade com outro animal ou elemento da família, vizinhos, a vida muda e deixa de haver tempo. Pode ser tanta coisa.
é bem verdade ...a vida muda, pode ser tanta coisa,tenho que concordar.
embora custe ,mas tenho que concordar.
JoaoDias1
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 28, 2011 8:47 pm

terça mar 01, 2011 5:39 pm

Eu concordo, não deve ser fácil de abandonar um animal em questão, mas o indivíduo vai viver para a Angola, logo ai é impossível de levar o papagaio e cuidar dele. Eu já decidi e arranjei local para por a gaiola, que irá ser o mais espaçoso possível para albergar o papagaio. Depois é tentar ganhar confiança com o bichano... Espero que dê para ele confiar em mim se não provavelmente iria sentir-se sozinho, arrancar penas e morria passado algum tempo.
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça mar 01, 2011 11:44 pm

Estava agora aqui a pensar.
Tratando-se de uma ave devidamente legalizada e de uma cedência legal desta a outra pessoa, é portanto necessária uma declaração de cedência, certo? O antigo dono tem de estar registado no ICNB como criador e assim o novo criador pode registar (e legalizar) a ave em seu nome.

Corrijam-me se estiver a dizer alguma barbaridade. :lol:


João, antes de se decidir em ficar com a ave tenha em atenção todo este processo. ;)
Terugkeren
Membro Veterano
Mensagens: 1033
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta mar 02, 2011 10:13 am

Zahn Escreveu:Estava agora aqui a pensar.
Tratando-se de uma ave devidamente legalizada e de uma cedência legal desta a outra pessoa, é portanto necessária uma declaração de cedência, certo? O antigo dono tem de estar registado no ICNB como criador e assim o novo criador pode registar (e legalizar) a ave em seu nome.

Corrijam-me se estiver a dizer alguma barbaridade. :lol:


João, antes de se decidir em ficar com a ave tenha em atenção todo este processo. ;)
Pessoalmente não me parece que faça sentido que para ceder uma ave nestas condições se tenha de estar registado como criador. De qualquer das formas é um assunto pertinente, e nada como ligar para o ICNB e questionar sobre o tema.
Zahn
Membro Veterano
Mensagens: 1495
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta mar 02, 2011 4:36 pm

É apenas porque li por aí que o ICNB só considera a declaração de cedência se esta tiver sido passada por alguém registado.
JoaoDias1
Mensagens: 6
Registado: segunda fev 28, 2011 8:47 pm

quarta mar 02, 2011 11:13 pm

Obrigado pelo reparo, de facto não pensei nessa hipótese. Eu não tenho informações de que o papagaio possua um registo e documentos, mas certamente terá. Tratarei desse assunto assim que tiver mais informações sobre o papagaio. Obrigado pelo reparo.

Abraços, e obrigado pela ajuda.
Responder

Voltar para “Aves”