Ajuda com pardal

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

sábado mai 07, 2011 10:51 pm

O meu pai encontrou um pardal bebé na rua e trouxe-o. Eu não tenho muitas esperanças mas sinto-me mal em não o ajudar. Estou á espera de criticas construtivas. Neste momento tenho-o numa caixinha de sapatos com buraquinhos, um bocadinho de algodão e tenho o aquecedor ligado no minimo e a caixa está o mais longe possivel para ele sentir calor mas não em demasia. Gostaria de saber com o que é que eu posso alimenta-lo e vou tentar convencer os meus pais a comprar papa para passaros bebes. Obrigada :)

p.s- detesto a altura em que os pardais têm crias eu sei que não consigo ficar indiferente quando vejo um pequenito :?
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

sábado mai 07, 2011 11:08 pm

Pode colocar-se uma caixa das cotonetes no fundo da gaiola e forrá-la, por exemplo, com papel higiénico ou um pano macio SEM FIOS (para evitar que ele se enrole nos fios e se asfixie). Ou usar uma pantufa velha, sem pêlos. Convém que o pássaro se sinta seguro e agasalhado.
É preciso que fique num sítio com alguma luz, sem barulho, que não seja de passagem, sem correntes de ar e onde um cão e/ou um gato não o consigam apanhar. Em suma, que fique o mais sossegado possível, de modo a que os seus longos períodos de repouso sejam respeitados; A propósito, nunca é demais lembrar que não convém estar sempre a pegar no pássaro e a mexer nele. Para além de ser incómodo para o pássaro, causa-lhe stress e angústia levando-o à morte. Sempre que tratar dele faça-o com calma e fale baixo e delicamente.


Apesar de na Primavera/Verão estar geralmente calor, é fácil um pássaro bebé entrar em hipotermia. Convém arranjar uma forma de o manter quente permanentemente, seja pondo um saco de água quente por baixo da gaiola, ou colocando-o enrolado num pano dentro de um prato em cima de um tacho com água quente ou comprando uma lâmpada própria para o efeito.
A papa costuma vir em pó e, por conseguinte, é necessário juntar água. Ficar mais espessa ou mais rala é uma opção que se toma tendo em conta a espécie do pássaro, a sua idade e a forma como come (se tem apetite, se rejeita a comida, se se engasga com facilidade, etc);
É natural que, inicialmente, o pássaro não queira comer. Deixo-o estar sossegado durante um bocado até que ele esteja calmo e mais confiante.


Depois encoste a comida ao bico de forma que ele sinta o sabor. E espere que ele abra o bico. Caso não o faça voluntariamente, force LIGEIRAMENTE. O mais natural é que alguns minutos depois já esteja a comer com gosto. No entanto, se estiver muito fraco e/ou doente precisará de mais calma e tempo para o fazer comer.
http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/492847.html
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

sábado mai 07, 2011 11:13 pm

Boa sorte :wink:!
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

sábado mai 07, 2011 11:22 pm

djeiny Escreveu:Boa sorte :wink:!
ajudou-me imenso! a sério muito obrigada :D
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

sábado mai 07, 2011 11:25 pm

só queria era saber quando ele crescer (se ele conseguir sobreviver) qual é a comida que lhe dou? os cereais dos meus periquitos ou existe mesmo comida de pardais? :?
luna_popas
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça set 05, 2006 5:04 pm
Localização: Popas, Bia, Mini, Daisy, Leão, Lassie, Rex, Iris, Lua

sábado mai 07, 2011 11:47 pm

No verão passado, cairam 3 crias de pardais da chaminé da casa da minha avó... Pu-los dentro de uma gaiola, e esperei que chamassem os pais, pois, não paravam de piar. Infelizmente não vi nenhum pardal a aproximar-se da gaiola.
Levei-os para casa. Dava-lhes uma mistura de papa para cria de canário com água. Foi fácil, pois eles eram muito comilões, e assim que sentiam que era hora do comer, era a ver quem é que conseguia comer primeiro. Alimentava-os de hora a hora, mais ou menos, mas via pelo papo se estava muito cheio ou não. Fiz um ninho improvisado, e durante a noite colocava-lhes uma botija de água quente, para não correr riscos com o arrefecimento da temperatura. Cresceram a olhos vistos, e quando começaram a ficar mais activos e espertos, soltava-os de vez em quando para irem aprendendo a voar. O meu objectivo sempre foi soltá-los. Quando começaram a perder a parte amarela do bico, fui introduzindo novos alimentos, tais como a mistura para canários.

Partilho aqui a minha primeira experiência, e que ,felizmente, correu muito bem :)

Boa sorte :wink:
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

domingo mai 08, 2011 8:21 am

luna_popas Escreveu:No verão passado, cairam 3 crias de pardais da chaminé da casa da minha avó... Pu-los dentro de uma gaiola, e esperei que chamassem os pais, pois, não paravam de piar. Infelizmente não vi nenhum pardal a aproximar-se da gaiola.
Levei-os para casa. Dava-lhes uma mistura de papa para cria de canário com água. Foi fácil, pois eles eram muito comilões, e assim que sentiam que era hora do comer, era a ver quem é que conseguia comer primeiro. Alimentava-os de hora a hora, mais ou menos, mas via pelo papo se estava muito cheio ou não. Fiz um ninho improvisado, e durante a noite colocava-lhes uma botija de água quente, para não correr riscos com o arrefecimento da temperatura. Cresceram a olhos vistos, e quando começaram a ficar mais activos e espertos, soltava-os de vez em quando para irem aprendendo a voar. O meu objectivo sempre foi soltá-los. Quando começaram a perder a parte amarela do bico, fui introduzindo novos alimentos, tais como a mistura para canários.

Partilho aqui a minha primeira experiência, e que ,felizmente, correu muito bem :)

Boa sorte :wink:
obrigada pela resposta. espero que a minha história também seja de sucesso como a sua. só uma duvida e só solto o pardal quando ele comer bem as sementes dos canários? como é que ele se habitua a estar na natureza? consegue procurar comida? desculpe tantas questões.. :?
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

domingo mai 08, 2011 8:54 am

vou colocar aqui uma imagem para verem se está bem por agora... Ele está numa caixinha de sapatos com uma caixa de cotonetes, papel higiénico e uma meia que já não uso. :?

Imagem

Imagem
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

domingo mai 08, 2011 8:58 am

A essa eu não sei responder só vi que se alimenta de sementes, insectos, migalhas de pão e frutas.
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

domingo mai 08, 2011 8:59 am

Sim acho que está quentinho :wink:
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

domingo mai 08, 2011 9:14 am

Devia ter mais alguma luz pelo que pesquisei.
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

domingo mai 08, 2011 9:36 am

djeiny Escreveu:Devia ter mais alguma luz pelo que pesquisei.
ok obrigada. estou a tentar procurar uma gaiola pequenina de pássaros ou mesmo de hamsters porque tem grades e assim não foge. eu sei que ele tem de estar quentinho estou mesmo a fazer figas para que ele sobreviva. Ele não pia mas está muito desperto. :)
djeiny
Membro
Mensagens: 138
Registado: segunda jan 17, 2011 8:16 pm

domingo mai 08, 2011 10:53 am

Ainda bem!
pacoo
Membro Veterano
Mensagens: 807
Registado: quarta out 14, 2009 5:00 pm

domingo mai 08, 2011 11:53 am

Eu já comprei a papa para o pássaro, tenho a seringa tenho tudo o problema é que ele não come. Ele já experimentou a papa mas mesmo assim não se interessa muito, ele não abre o bico. :( Não sei o que se passa :?

eu acho que é porque já é assim mais grandito e está a fazer uma birra. alguém tem métodos para dar de comer aos bebés passarinhos? agradecia se me ajudassem. acham que ele já tem idade suficiente para lhe dar a provar um bocado de maçã e cereais de periquito? obrigada :)
luna_popas
Membro Júnior
Mensagens: 44
Registado: terça set 05, 2006 5:04 pm
Localização: Popas, Bia, Mini, Daisy, Leão, Lassie, Rex, Iris, Lua

domingo mai 08, 2011 3:43 pm

Pacco, eu para dar de comer, usava a parte de trás de um fósfero. Se ele não quiser comer, experimente pressionar na parte de trás do bico. Os meus, da primeira vez que lhes dei de comer teve de ser assim, as seguintes já abriam o bico.
Quando eles começaram a crescer, comecei por introduzir novos alimentos, como a mistura para canários, verduras, e pão (que eles adoravam).
Antes de os soltar, para ter a certeza de que se adaptavam, comecei por esconder alimentos pela casa, para que eles a pudessem procurar, tal como irá acontecer na natureza.
Por enquanto acho que ele ainda é pequenino para conseguir comer as sementes sozinho. Pode adicionar por exemplo pão, mas triturado, à papa.
Responder

Voltar para “Aves”