Penas brancas... como mantê-las brancas?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nita3000
Membro
Registado: domingo jun 29, 2003 7:50 pm

sexta out 10, 2003 1:04 pm

O meu periquito é na sua maioria de coloração branca. No entanto como ele brinca muito e enfia-se em todo o lado estas começam a ficar sujas.
Demos-lhe banhos com água limpa, isso ajuda, mas não é suficiente.

Haverá algum produto de limpesa (seguro e não tóxico) para periquitos?

Nita.
Griffin_Bandida
Membro
Registado: sexta jun 27, 2003 6:55 am
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

sábado out 11, 2003 7:40 am

não há nada como uma banheira com agua limpa todos os dias :)
produtos de limpeza já pode ser um bocado perigoso e uma banheira é natural e talvez mais barato
jonniboy
Membro Veterano
Registado: quinta set 25, 2003 7:42 pm

sábado out 11, 2003 9:35 am

Olha, uma vez o meu Piu caiu dentro do balde da esfregona!! :oops:
E tinha lixívia!!! :o :o
Encontrámo-lo a subir pelos pelos da esfregona acima, todo molhadito...
Entrámos em pânico!!
Fomos po-lo debaixo da torneira com água morninha para lhe tirar tudo o que fosse lixívia e ele até parecia que estava a gostar, tadito... :o :o
Depois demos-lhe com o secador em cima, com cuidado para nao o queimar.
Resultado: Ficou com as penas lindas! Muito brilhantes, ligeiramente mais claras, espectaculares... :lol: :lol: :o :lol: :lol:
Demorámos a recompor-nos do susto, mas ele aguentou-se na boa!
Ganda aventura... ai ai...
Mas atenção: isto não é um conselho pra por lixívia!! ;) :lol:
Inté! 8) [/b]
Nita3000
Membro

sábado out 11, 2003 5:11 pm

Não te preocupes, que eu não o ponho na lexivia.

Mas a água não chega para o pôr limpo, estava à espera que ouvesse outra forma para ajudar a limpar, que não lhe fizesse mal... talves umas ervas para pôr no banho, ou coisa parecida.

Ele gosta de se pôr em cima da torneira quando se está lavar a louça, talvez um dia caia dentro da água com detergente e fique mais lavadinho. Até lá gostaria que alguém me aconselhasse sobre a melhor maneira de o limpar.

Nita
jonniboy
Membro Veterano

sábado out 11, 2003 8:30 pm

Aro!
Mas falando sério, podes borrifá-lo com água morna de vez em quando.
Aliás, isso é uma coisa que eles acabam por gostar se fores fazendo de vez em quando. Se fizeres isso tem em conta que a água deve cair por cima deles e não vir dos lados. ;)
Inté!
Griffin_Bandida
Membro
Localização: Canaria (Coral), Hibrido (Pinca)(cruzamento de Pintassilgo com Canario) e Canário Mosaico (s/nome)
Contacto:

domingo out 12, 2003 5:30 am

se fizeres o que o jonniboy dizz todos os dias vais ver que de dia para dia as penas vão ficar mais brilhantes ;)
Nita3000
Membro

domingo out 12, 2003 8:36 am

Talvez seja mais facil se eu explicar um dos motivos pelos quais a suas penas estão a ficar sujar:

- Ele depois de de comer tem a mania de limpar o bico, assim esfrega o bico e parte da cabeça nos seus poleiros que são feitos de tronquinhos de eucaliptos. - suja-se nos troncos.

- Ele tem uma cauda e asas muito compridas, quando está a brincar nos poleiros por vezes as suas extremidades ficam dentro da banheirinha que está no funda da gaiola - a água amarela-lhe a cauda.

- Tem ramagens de eucalipto presas numa corda na marquise e gosta de brincar por entre os ramos e as folhas - suja-se na seiva de eucalipto

Porquê tanto eucalipto: Pretendo que o meu passaro tenha uma vida longa e saudável:
- Na natureza os periquitos alimentam-se de eucalipto: roem as suas cascas, comem as suas folhas, vivem nos seus ramos e as femeas constroiem os seus minhos nos seus troncos (fazem buracos como os pica-paus).
- Sabe-se que o eucalipto é uma espécie de vacina natural para os periquitos, protege-os contra infecções e doenças e dá-lhes uma vida mais saudável.

- Agora vejamos: a esperança de vida de um periquito na natureza é de 25 anos, em cativeiro ronda os 8 (alguns chegam aos 15 sem problemas), mesmo assim são 10 anos a menos...

Quanto à água...
- A água morna limpa melhor que a água à temperatura natural?
É que toma banhos de chuveiro quase todos os dias ( despeja-se uma garrafa de água em cima dele) e banhos de banheira voluntários ( na sua banheirinha e no alguidar de lavagem dos vegetais, neste caso mergulha e levanta voo, sem nunca ter pé - eles fazem isso na natureza).

Nita
Griffin_Bandida
Membro
Contacto:

segunda out 13, 2003 6:16 am

Nita3000 Escreveu: - Ele tem uma cauda e asas muito compridas, quando está a brincar nos poleiros por vezes as suas extremidades ficam dentro da banheirinha que está no funda da gaiola - a água amarela-lhe a cauda.
quanto a isso acho que posso explicar
secalhar as penas da cauda são a virar po amarelo, pode ser pouco para se vir quanto ele esta seco mas quanto se fica molhado as cores ficam mais carregadas
jonniboy
Membro Veterano

segunda out 13, 2003 10:42 am

Nita3000 Escreveu: Quanto à água...
- A água morna limpa melhor que a água à temperatura natural?
É que toma banhos de chuveiro quase todos os dias ( despeja-se uma garrafa de água em cima dele) e banhos de banheira voluntários ( na sua banheirinha e no alguidar de lavagem dos vegetais, neste caso mergulha e levanta voo, sem nunca ter pé - eles fazem isso na natureza).
Oi!
Eu sugeri a água morna apenas por causa do frio. ;) Eu reparo que o meu Scott foge da água quando ela está mais fria. :lol:
Também não percebo porque quando ele se atira prá banheira dele (com a água mais fria) é um bruto e fica pra lá todo feliz... :o :o Agora deve ser um finório com a chuva, talvez... :lol:
Inté! 8)
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

segunda out 13, 2003 3:11 pm

Pode-se colocar água morna para o banho mas nunca quente porque irá diluir a gordura natural que eles têm nas penas (que repele a água, evitando que fiquem com as penas ensopadas)
Nita3000
Membro

segunda out 13, 2003 8:59 pm

O Kiki é um recessivo malhado ou arlequim:
- Quase todo branco, com pintas azuis celestes no peito e área inferior. Mancha grande azul celeste por debaixo das asas. Pintinhas pretas no início de cada asa. Pintas pretas na zona dos olhos e algumas, poucas na cabeça e pescoço.
A iris dos seus olhos é preta, por isso parece que os seus olhos são muito grandes. As suas patas são maiores que o normal e são rosa cor da pele. O seu bico é laranja vivo brilhante e muito grande.

A cauda do meu periquito é assim branquinha. Antes da sua primeira grande muda estava a ficar suja, depois caiu e masceu uma nova cauda branquinha como a neve. O problema é que esta também está a começar a ficar encardida.

Então... voltando á minha pergunta inicial... alguém sabe como limpar as penas de um periquito?

Nita
jonniboy
Membro Veterano

segunda out 13, 2003 11:03 pm

Oi!
Pois é... Fui investigar mais e nao encontrei nada... :(
Nao sei se o teu piu se deixa agarrar facilmente, mas podes sempre passar uma toalhita húmida ao longo das penas das asas e da cauda... ;)
Acho que mal não lhe faz... :roll: Pode ser que resulte... ;)
Inté! 8)
Responder

Voltar para “Aves”