Forpus

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Galendil
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

sábado out 11, 2003 11:32 pm

Olá!

Estou interessado neste grupo de pequenos psitacideos, mais especificamente no forpus coelestis. Alguém daqui tem alguma experiência com eles? Será que um papagaio desses sozinho numa gaiola de 50 po 30 por 55 cm se dava bem? a minha intenção, caso o venha a adquirir, é domestica-lo e dar-lhe voos livres regulares (a gaiola tem uma porta grande com um poleiro "agarrado" que, quando abre, o poleiro sai para fora, dando muito jeito para este efeito)....as questões principais são: eles domesticam-se facilmente?Se sim, qual o melhor modo de proceder para o fazer? ou há quem os crie à mão cá em Portugal? e já agora, que ordem de preços posso esperar?

Desde já obrigado ;) :)
Magelan
Membro
Mensagens: 107
Registado: segunda fev 03, 2003 12:25 pm
Localização: Papagaios Africanos, Araras e Lories

segunda out 13, 2003 9:42 am

Boas,

eu tenho um casal que comprei com o intuito de criar, até agora sem sucesso apesar de pelo menos 3 posturas. Sobre a existencia de criadores a cria-los á mão deve de ser dificil de encontrarpois é uma ave muito pequena e com pouco valor comercial para justificar a sua criação á mão. Criados á mão devem de ser uma pequena maravilha a ver pela experiencia que tenho com a minha femea pois está no ninho e eu mexo nela sem que ela se assuste, bique ou fuja.
Em relação aos preços andam á volta de 70 a 80 euros por casal.

Cumprimentos,

Joao Quaresma.
Galendil
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

segunda out 13, 2003 1:39 pm

Pois, e pena.....mas talvez tenha sorte e encontre um criador que os crie à mão, quem sabe? Eu queria esta espécie por causa das limitações de espaço e porque estas aves, segundo li, desdde que tenham brinquedos à disposição, aguentam-se umas boas horas do dia sozinhas a brincar (enquanto eu for à escola..) :D ...No outro dia vi uma coisa num site que me fez pensar:
"Unlike many of the large parrots, parrotlets do not bond to their hand-feeder. Bonding is most successful if they are placed in their new home shortly after they have been weaned. "
Isto é, não se ligam a quem os cria à mão e ligam-se a quem os adquirir logo a seguir ao "desmame" (weaning)...mas será que se ligam às pessoas se os comprarmos logo a seguir ao desmame, tendo sido criados pelos pais?? Se calhar não tanto, pois devem-nos considerar outra especie, ao passo de que, tendo sido alimentados à mão, consideram-se da nossa espécie....não sei... :?
Galendil
Membro Veterano
Mensagens: 258
Registado: terça jul 29, 2003 7:58 pm
Localização: Pitchi (forpus), casal de mandarins, casal de rolas diamantes e muitos peixes de agua quente

segunda out 13, 2003 1:42 pm

AH! Só uma coisa: aquilo em relação em ele estar bem sozinho enquanto eu estou na escola....não é bem assim...eu tenho sempre gente em casa....a única diferença é que ele não teria o "dono mesmo" em casa o algumas horas...e não sei se os outros bricarão muito com ele...por isso é que estava a dizer que, nesse periodo, é uma espécie perfeitamente capaz de se enterter sozinho, sentindo-se sempre "acompanhado". :) :D
Avilandia
Membro Veterano
Mensagens: 488
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Aves - Mandarins, Exóticos africanos, Agapornis roseicollies
Contacto:

segunda out 13, 2003 8:55 pm

Bem, antes de mais os Forpus não necessitam obrigatoriamente de ser criados à mão para serem muito dóceis. Mesmo aves reprodutoras podem ser calmas e aceitar facilmente a presença do dono, embora não sejam brincalhonas como agapornis criados à mão.

Em termos de criação apesar de não existirem muitos criadores em Portugal o número tem crescido e é fácil encontrar forpus, sobretudo verdes e azuis, as outras mutações são menos comuns.
Além dos criadores são bastante comuns nas lojas de aves com alguma especialização.
São aves resistentes e simples de manter, a criação é muito acessivel embora exija alguns cuidados.

Em termos de preços "Normais" um casal de verdes ronda os 50 euros de azuis os 100 euros, eventuamente um pouco menos nos criadores.
70-80 euros por verdes é um exagero!! As restantes mutações variam entre os 100 e 1500 euros.

Claro que a qualidade das aves em si também conta muito nos preços!

Ricardo M.
ticoforpus
Membro Veterano
Mensagens: 324
Registado: quarta nov 05, 2003 11:28 am

quinta nov 06, 2003 1:22 am

VIVA
eu tenho um forpus que foi criado á mão por mim, só posso dizer que é uma pequena maravilha, diz olá, manda beijos, faz varios assobios é mesmo espetacular só vendo nem dá para imaginar :D
Responder

Voltar para “Aves”