Caça ao melro

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
AtiradorRX
Membro Veterano
Mensagens: 291
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

segunda ago 08, 2011 12:28 pm

Boas pessoal, infelizmente quero partilhar esta estupides de permitirem caçar aves, matalas, uma ave tao bonita, vao poder caçar 40 melros por dia :cry: :cry: Isto e uma estupides... :twisted: Espero que os caçadores se matem uns aos outros sem crer. :twisted: Vçs podem achar que isto que disse foi um pouco de mais, mas a verdade tem que ser dita.Eu ainda nao acredito nisto.Apenas abri este topico para todos os amantes de aves silvestres saberem o que se anda a passar no nosso pais, o que e que eles queres???Levar esta especie de melro a extinçao??Quando der na tv caçadores de aves(melros), mortos por balas no ar, vou orgulharme disse até.Espero que alguem aki no forum concorde comigo e nao levem a mal este topico, mas foi apenas para alguem que nao denha ouvido dizer ja saiba.POR FAVOR, ESPERO NAO LEVAREM ISTA LEI, ESTUPIDAMENTE FEITA, PARA A FRENTE.isto devia e de haver uma revoluçao dos protectores dos animais.Tou farto deste pais e deste tipo de leis estupidas.Espero que voçes nao se tenham importado por abrir um topico a divulgar isto.

Abraços. :cry: :cry:
catrules
Membro Veterano
Mensagens: 2752
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
Localização: 1 Gato
1 Gata
1 Papagaia

segunda ago 08, 2011 12:32 pm

Na reportagem que passou no telejornal de sábado, dava conta que a própria associação de caçadores estava contra, para além claro dos ambientalistas, por isso sinceramente não entendo esta porcaria de ministério do ambiente que temos...
Sónia
cdoroedor
Membro Veterano
Mensagens: 556
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

segunda ago 08, 2011 12:47 pm

Melros????????????????????
contem me la essa historia...
eu nao vi nada disso... :roll:
possivelmente porque a minha vida è um rebuliço :lol:
mas caça aos melrros? que estupidez e atrasadice.
tanta lei estupida e depois fazem destas... :evil:
qualquer dia andam a matar os passaros que temos em casa.
era so o que mais faltava... :arrow:
AtiradorRX
Membro Veterano
Mensagens: 291
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

segunda ago 08, 2011 1:16 pm

Podem crer e o que mais me chocou fui que cada caçador podia matar 40 melros por dia!!!Ja viste os milhares de caçadores que vao andar a caçar?Este pais e uma estupidez.
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda ago 08, 2011 1:25 pm

AtiradorRX Escreveu:Boas pessoal, infelizmente quero partilhar esta estupides de permitirem caçar aves, matalas, uma ave tao bonita, vao poder caçar 40 melros por dia :cry: :cry: Isto e uma estupides... :twisted: Espero que os caçadores se matem uns aos outros sem crer. :twisted: Vçs podem achar que isto que disse foi um pouco de mais, mas a verdade tem que ser dita.Eu ainda nao acredito nisto.Apenas abri este topico para todos os amantes de aves silvestres saberem o que se anda a passar no nosso pais, o que e que eles queres???Levar esta especie de melro a extinçao??Quando der na tv caçadores de aves(melros), mortos por balas no ar, vou orgulharme disse até.Espero que alguem aki no forum concorde comigo e nao levem a mal este topico, mas foi apenas para alguem que nao denha ouvido dizer ja saiba.POR FAVOR, ESPERO NAO LEVAREM ISTA LEI, ESTUPIDAMENTE FEITA, PARA A FRENTE.isto devia e de haver uma revoluçao dos protectores dos animais.Tou farto deste pais e deste tipo de leis estupidas.Espero que voçes nao se tenham importado por abrir um topico a divulgar isto.

Abraços. :cry: :cry:

Muitos caçadores contribuem mais para a protecção da vida selvagem num mês do que você alguma vez irá fazer em toda a sua vida.
Se fosse uma pessoa informada sabia que a maior parte dos caçadores está contra esta medida e já manifestaram publicamente a sua opinião.
Desejar a morte de um ser humano por causa daquilo que ele caça para comer é inqualificável. Cada um tem a sua cultura, e não vou desejar a morte de um chinês porque come animais que estou habituado a ter como animais de estimação. A semana passada comi crocodilo, será que devia ser morto a tiro?
E por fim, sinceramente, acho que um animal de caça sofre muito menos até chegar ao prato do que 99,9% dos animais de criação. Espero que seja vegetariano...



Atenção que não sou favorável à caça ao melro. Apenas não me parece correcto desejar a morte a quem o faça, não me parece correcto que se ponham todos os caçadores no mesmo saco e isto não foi uma medida aprovada por caçadores, foi aprovada pelo governo.



Aproveito para deixar aqui um pouco mais de informação sobre o que está a ser feito contra esta medida, porque apenas andar a dizer mal dos caçadores e a desejar que sejam abatidos não resolve nada.
CARTA ABERTA

Exma. Sra. Ministra da Agricultura,
do Mar, do Ambiente
e do Ordenamento do Território,
Praça do Comércio
1149-010 Lisboa

Lisboa, 1 de Julho de 2011

Assunto: Caça ao Melro

A reabertura da caça ao Melro (Turdus merula) prevista na Portaria 147/2011,
de 7 de Abril, tem causado uma grande indignação pública em vários sectores
da sociedade portuguesa, incluindo nos próprios caçadores. Após mais de 20
anos sem se caçar esta espécie, a maior parte dos Portugueses, e grande
parte dos caçadores, questiona os motivos, a necessidade e a legitimidade
desta decisão administrativa do anterior Secretário de Estado das Florestas e
Desenvolvimento Rural.
Na opinião da SPEA, não existem razões técnicas e científicas que justifiquem
a abertura da caça ao Melro nas épocas venatórias que se avizinham. Antes
pelo contrário., existem pelo menos 10 razões para não se caçar esta espécie:

1. O Melro está fortemente enraizado na cultura e no consciente
afectivo da sociedade – Existem mais de dez nomes vernáculos para o
Melro. Esta espécie aparece com grande frequência na poesia, nos
ditados e na música popular e erudita. É claramente uma das espécies
de aves mais enraizadas na cultura popular e afectiva dos portugueses,
à semelhança da cegonha, do cuco ou das andorinhas. Por esta razão,
para muitos portugueses, inclusivamente muitos caçadores, é
impensável que se possa caçar esta espécie.

2. Espécie cinegética que não se caça pelo menos desde a época
venatória de 1991/92 – O Melro não é caçado há mais de 20 anos,
sendo actualmente uma espécie sem tradição cinegética e sem
interesse económico. Razão pela qual muitos caçadores não vêm
qualquer interesse na caça ao Melro e outros são contra.

3. Ave associada aos meios urbanos – O Melro é uma espécie muito
comum nos jardins, quintais, parques públicos e outros habitats seminaturais
urbanos. Nesta situação, o risco de conflito entre caçadores e
outros cidadãos é muito elevado. Nem sempre é fácil calcular no terreno
a distância às habitações e outros edifícios urbanos, e guardar a distância mínima de 500 metros exigida pela Lei. Ou seja, a caça a uma
espécie fortemente urbana irá aumentar a incidência de acidentes
ligados à caça.

4. O Melro poderia ser considerado a Ave Nacional – Portugal não tem
uma Ave Nacional. O Melro, por existir em todo o território nacional
(Continente, Açores e Madeira), pela presença na cultura popular e
erudita e pela proximidade às pessoas e aos meios urbanos, poderia
facilmente ser nomeada a Ave Nacional. Por exemplo, a Ave Nacional
do Brasil, o Sabiá (Turdus rufiventris), é um pássaro do mesmo género,
com um nicho ecológico e uma presença na cultura popular equivalentes
aos do Melro.

5. Ave com populações estáveis ou com aumento moderado – O
Índice de Aves Comuns, que constitui um indicador oficial de
sustentabilidade, revela que as populações de Melro entre 2004 e 2009
apresentaram um incremento médio de 15%. Ou seja, por cada 100
Melros que existiam em 2004, actualmente existem 115. Este
incremento não está de acordo com o alarme lançado por quem defende
que o Melro é uma praga agrícola. Por um lado, porque se trata de um
incremento moderado, e também porque ocorre em grande parte em
meios urbanos e peri-urbanos.

6. Espécie principalmente zoófaga – O Melro, tal como a maioria dos
turdídeos europeus, é maioritariamente zoófago. Alimenta-se de toda a
espécie de insectos, aranhas, minhocas e outros invertebrados que
captura no solo e na vegetação herbácea. No Outono e Inverno, tal
como outros turdídeos, adiciona à sua dieta uma grande variedade de
frutos e bagas, sendo classificada de frugívora facultativa. Ou seja,
alimenta-se temporariamente de frutos, mas não depende deste tipo de
alimento.

7. O Melro não tem características de praga - O estatuto de praga
agrícola só pode ser atribuído a espécies de aves sociais ou gregárias,
herbívoras, frugívoras ou granívoras, pré-adaptadas para explorar
oportunidades alimentares efémeras, típicas dos habitats agrícolas. Os
melros não são nem granívoros e nem herbívoros. Sendo frugívoros
facultativos, podem consumir frutos e bagas quando existem
disponíveis, mas não de forma exclusiva. Os melros nunca apresentam
comportamentos gregários ou coloniais. Tal como a maioria dos
turdídeos residentes, os melros defendem os seus territórios durante
todo o ano. Não sendo sociais, dificilmente ocorrem em concentrações
suficientemente elevadas para causar quaisquer danos nas produções
frutícolas.

8. Não estão provados os alegados prejuízos na fruticultura – Para se
atribuir a uma espécie silvestre a responsabilidade por um prejuízo
agrícola, é necessário, em primeiro lugar, certificar qual a espécie que
causa o dano. Em segundo lugar, e necessário estimar a quebra no rendimento da produção agrícola em causa, a existir, e se é
suficientemente elevada para ser considerada um prejuízo efectivo. Não
existem quaisquer estudos que mostrem que o Melro causa dano em
culturas agrícolas e que esses danos resultam em prejuízos para os
agricultores.

9. Métodos de espantamento eficazes – Sempre que um agricultor
alegar que os melros, ou a outras aves, causam danos na sua
exploração, tem à sua disposição um arsenal de dispositivos de
espantamento eficazes. Não necessitando de recorrer ao abate.
Dispositivos como os tradicionais espantalhos, os “mobiles” com sons e
reflexos, as gravações de predadores ou os canhões de gás, são
suficientes para afastar os pássaros das árvores de fruto, durante o
período mais crítico, evitando os danos na colheita. Existindo alternativa,
não há justificação para o abate das aves.

10. Aliviar o trabalho administrativo não pode ser motivo para matar
aves – O anterior Secretário de Estado das Florestas argumentou que a
abertura da caça ao Melro vai permitir aliviar os trabalho dos serviços da
Autoridade Florestal Nacional na atribuição de licenças de
espantamento. Para aliviar o trabalho dos serviços da administração é
necessário modificar procedimentos, mas não é aceitável a autorização
do abate de aves por esta razão.

Por estas razões a SPEA considera a caça ao Melro desnecessária, ilegítima e um absurdo administrativo inaceitável. A SPEA pede à Sra. Ministra que revogue a Portaria 147/2011, de 7 de Abril, com carácter de urgência. Pedimos que não autorize a caça ao Melro e que altere as outras disposições contrárias à gestão sustentável da caça, publicando uma nova Portaria com o calendário venatório para 2011/2012 antes do fim do presente mês de Julho.

A SPEA pede também à Sra. Ministra que inicie o processo de revisão da Lei da Caça, de modo a retirar o Melro de uma vez por todas da lista das espécies cinegéticas.

Com os melhores cumprimentos.
Clara Casanova Ferreira
Presidente da Direcção
Fonte: http://www.spea.pt/noticias/detalhes.php?id=174

Neste link tem também um modelo de carta que pode ser enviada para a Ministra da Agricultura para se tentar que a portaria que permite a abertura da caça ao melro seja revogada.

Eu já enviei :wink:

Edit: AtiradorRX, por favor tente escrever português correcto.
AtiradorRX
Membro Veterano
Mensagens: 291
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

segunda ago 08, 2011 1:33 pm

ja viu o que e um caçador matar 40(quarenta)melros por dia????Fogo isto assim teem a hipotese de levar esta especie a extinçao em portugal.Uma ave tao bonita que ninguem pode ter em casa, ja viu, mas agora pode ser morta.Isto e uma estupides, matar aves.Apenas disse isso da morte dos caçadores porque ser caçador e um desporto e os caçadores agora sabem que podem matar ate 40 aves por dia.Isto e incrivel.Os numeros sao enormes.40, 40, aves 40 por dia(um caçador), ou seja se houver 1 milhao de caçadores(deve haver muitos mais em portugal), pode haver 4 milhoes de aves mortas(por dia).Isto assim 4 milhoes por dia tem uma enorme probalidade de levar a especie a extiçao em portugal.
tente
Membro
Mensagens: 171
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

segunda ago 15, 2011 8:15 pm

Fico muito satisfeito que a lei tenha sido revogada e este não deveria ser igual ,é mais bonito que o melro ,mais cantador ,mais palrador ,no entanto mata-se a sangue frio e em cativeiro é proibido ter ,mas matar ,vai chumbo ,siga .
Imagem
Que mal faz o bicho para ser assassinado e posto numa arca a apodrecer .
Imagem
O Gaio supera a léguas o Melro em tudo e é muito mais raro ,mas abate-se na caça,o melro é como se fosse um corvo em ponto pequeno e é as carradas ,gosto muito também .
LÁ SE VAI MATAR ESTE ANO UMAS PEGAS RABUDAS E UNS GAIOS E TAL ,FIXE 8) 8)
Ricardo456
Membro
Mensagens: 188
Registado: sábado mar 22, 2008 3:37 pm

segunda ago 15, 2011 8:39 pm

É um crime abater gaios, aves de tamanha beleza e carisma. Já começam a tornar-se raros mesmo em zonas de floresta onde habitam e grande parte da responsabilidade vai para os caçadores mas também aqueles que os mantêm em cativeiro pois é bastante comum em gaiolas devido á capacidade de imitar a fala humana. Porque não Portugal eleger uma ave nacional? Como em tantos outros países...
Compreendo a situação que o nosso país passa mas alguém precisa de tomar medidas pois arriscamo-nos a perder património nacional como zona de floresta PORTUGUESA e animais, como perdemos o lince, um animal único dos poucos felinos caçadores de grande porte da Europa. Porque não limitar a plantação de eucaliptos? Qualquer dia Portugal seca com tantos eucaliptos, árvores que consomem muita água. Porque não eleger uma ave nacional? Apesar de olhar a economia nacional não podemos virar costas ao nosso património natural pois eu acredito que este país tem muito para oferecer, basta estimar e respeitar aquilo que é realmente nosso.
Franquin
Membro
Mensagens: 72
Registado: segunda ago 15, 2011 5:30 pm

segunda ago 15, 2011 9:37 pm

Ainda bem que retrocederam
tente
Membro
Mensagens: 171
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

terça ago 16, 2011 5:46 am

Ainda dizem que a caçaé uma arte e cultura e o silvestrismo ?,não será uma arte ,um pouco mais cultural ,desde os concursos de canto á beleza das aves ,passando pelo campo ,quando a arte for matar ,deixa de ser arte ,é a minha opinião ,seria uma arte melhor e bem menos violenta o tiro ao alvo ,ou tiro aos pratos ,isso sim seria um tiro perfeito ,no talho e peixaria não falta lá é comida ,controlam os passarinheiros ,mas isto já não controlam e a maior parte é gente que gosta e sabe manejar armas é Guardas de reservas ,GNR \PSP assim como outros membros altos do nosso desgoverno ,seguranças etc ,não é um desporto barato ,não está ao alcance de todos ,eu nem de borla o faria ,tanto na pesca ,como na caça genocideo animal nem pensar ,respeito todos ,mas não concordo nem uma unhinha ,na volta andam caça do tradicional passarinheiro e os caçadores e pescadores quem os caça com a ileglidades que alguns cometem ?
Seja quem fôr ninguém tem o direito a troco de euros matar ou pescar qualquer animal ,é crime matar um ser vivo ,se deus os criou ,são para permanecerem cá .Jamais concordarei com disparo livre a animais que nada fizeram para o merecer .
Por mim podem matar tudo ,concordar é que tá quieto ,isso nunca ,gostava éra de ver o contrário o caçador ser caçado a ver se gostavam de levar uns cartuxos cheios de chumbos o ser humano sempre se superou para a maldade.
Poderia aqui frizar montes de situações ilegais e legais na caça absurdas ,digo mesmo até macabras.
Imagem
Não será isto macabro
Imagem
Eu se vir matar ,nem um ossinho entra na minha boca nem que seja uma galinha ,agora vou ao talho e sei lá quem mata ou como foi ,não sou Jeová ,sou humano
Imagem
A caça á foca ,que rica arte ,á marretada
Imagem
Isto não é caça é massacre .
Imagem
Amigos não me levem a mal mas isto é chacina até os cães rasgam os animais ,bonito de se ver e condenam a luta de galos e pit bull e isto o que será .
Imagem
Imbutir isto nas crianças é crime e deveria ser proibido ,crianças irem á caça .
Pai mata filho com disparo acidental em Constância - JN


Amigos sem querer causar inamizades ou criticar os ditos caçadores ,critico sim quem o pemite que se faça ,neste caso TROIKA ,que isto já nem nosso é . :? :?
Imagem
Este havia de lá ir mas sem arma ,queria ver ele a alimentar os filhotes deste belo exemplar ,éra bem feito .
Claro que sei que temos gente conscenciosa ,muitos só o são quando confrontados
Imagem
Revolta-me ,devia éra de pegar numa metrelhadora e caçar aqueles que permitem esta lei ,os caçadores só o são porque têm lei da caça e se nao tivessem? ,que caçavam ou pescavam ?
Já andam a espalhar a negaças de patos bravos ou pato real .Começou o levantamento das aves ,onde poderiam permanecer ,se não fosse a carradas de chumbo que vai correr os céus ,a pontos de secarem aquilo de animais e perturbarem a natureza ,muitos ainda estão a criar os filhotes da segunda postura e alguns iniciam uma terceira
Ainda agora vai ser pago perto de 1000 euros porque foi encontrado um pintassilgo dentro duma gaiola super bem tratado e éra para acasalar .enfim .Nem Europeus conseguimos ser ,que raios de directivas e normativas temos , epá se á gajos que transgridem a lei ou que apanham ás carradas ,vão ter com eles e apertem com eles ,mas por favor deixem o puro silvestrismo existir ,criem uma comisão para o efeito ,vejam a história

Documental sobre o Silvestrismo
MEGAVIDEO - I'm watching it

Defenderei sempre isto,mas honesto sem mortes a carradas e carradas de pássaros ,um capturador não é um passarinheiro ,é que nem tem nada a ver .
Daqui a pouco dizemos que uma peixeira é uma pescadora de elevada sabedoria :D :D


Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural retirou ave da lista de espécies cinegéticas
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou esta terça-feira que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave-
De acordo com a portaria n.º 147/2011, publicada em Abril em Diário da República, o melro poderia ser legalmente abatido durante as próximas três épocas de caça.

Uma decisão com a qual Daniel Campelo, novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não concordou, pelo que mandou proferir um despacho que retira o melro da lista de espécies cinegéticas.

"O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar", salientou.

Daniel Campelo falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional.

O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas "num lado do problema".

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) contestou a possibilidade de caça ao melro, depois de mais de 20 anos de proibição.

A Federação Portuguesa da Caça (FENCAÇA) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nível de culturas como morangos, cerejas ou uvas.

Revogada portaria que autoriza caçar ao melro - Portugal - Correio da Manhã

Pronto a lei lá foi abaixo ,fica a ideia no ar que estes também deveriam ser retirados ,lá vão sendo abatidos


Caça Menor a Espécies de Pena
Espécies de Pena
Faisão - Phasianus colchicus
Gralha preta - Corvus corone
Pega rabuda - Pica pica
Gaio - Garrulus glandarius
Tordoveia - Turdus viscivorus
Tordo zornal - Turdus pilaris
Estorninho Malhado - Sturnus vulgaris
Tordo Comum - Turdus philomelos
Tordo Ruivo - Turdus iliacus

Entre algumas ... ... ...e que deveria ser igualmente retiradas tal como o melro
tekillaa
Membro Veterano
Mensagens: 724
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am
Localização: um cabo verdiano ilegal

terça ago 16, 2011 6:59 pm

é mais humano a morte em terreno de caça que nos matadouros
voces falam sem pensar
Eu nem gosto de cobras, pá!
tente
Membro
Mensagens: 171
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

terça ago 16, 2011 7:55 pm

tekillaa Escreveu:é mais humano a morte em terreno de caça que nos matadouros
voces falam sem pensar
Quando fôr mais ou menos humano matar pelo simples prazer do disparo ,pergunto-me o que é que será mais ou menos desumano ??
Nos matadouros não sei o que se passa ,nem quero saber ,só preciso é de euros para ir a um talho e escolher uma boa carne .
Á caça que nem de borla eu comia e por vezes contaminada e infectada,se vir matar , nem lhe pego .
Imagem
Não estou contra caçadores é preciso deixar bem claro ,sou é contra a lei da caça e pesca

Imagem

Imagem

Como tudo na vida temos gente séria, como ... ... ...
Última edição por tente em terça ago 16, 2011 8:10 pm, editado 1 vez no total.
AtiradorRX
Membro Veterano
Mensagens: 291
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

terça ago 16, 2011 8:00 pm

os caçadores que foram caçar qualquer tipo de animais(lebre, melros, gaios,...) ainda teem o risco de se matar uns aos outros...
AtiradorRX
Membro Veterano
Mensagens: 291
Registado: quinta jul 01, 2010 4:48 pm

terça ago 16, 2011 9:08 pm

Eu sou contra alguns caçadores estupidos, que matam pa deixar os animais a "aprodecer", no local...
tente
Membro
Mensagens: 171
Registado: sábado abr 11, 2009 11:51 am

terça ago 16, 2011 10:58 pm

AtiradorRX Escreveu:Eu sou contra alguns caçadores estupidos, que matam pa deixar os animais a "aprodecer", no local...
Ou numa arca qualquer :roll: :wink: Nem os comem !!
Responder

Voltar para “Aves”