Periquito com bico diferente!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Palmira
Membro
Registado: sexta jul 11, 2003 9:54 am
3 Cadelas_ YARA, TARI, MAGUIE (falecidas)
3 cadelas Tari II, NINA e Tweety

quinta ago 25, 2011 1:32 pm

:!: Há algum tempo que tenho criação de periquitos, mas, nesta ultima, de uma postura de 7 ovos, vingaram todos, lindos, embora um deles tenham nascido com o bico, a parte de cima, em vez de ser curvada para dentro, o bico é a direito...nunca me tinha acontecido tal coisa?!
Ele alimenta-se normalmente e está lindo, mas gostaría de saber se esta deformação no bico é vulgar, normal!!
Obrigada
<strong>MiraMartins</strong>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 25, 2011 1:40 pm

Normal não é.
Os pais têm relação de parentesco ? Por vezes, criar aves com os pais a terem algum tipo de parentesco causa deformações físicas e às vezes até psicológicas ( mais raramente ).
Mas não sei se é esse o caso.
Dê-lhe osso de choco ou pedras de cálcio ( que afia e desgasta o bico, para além de fornecer cálcio ) para ver se o bico fica direito.
Essa deformação impede-o de comer ou limpar-se ? Se sim, pode sempre levá-lo ao veterinário, onde o tratarão e farão um diagnóstico correcto do problema que a ave pode ter.
Boa sorte.
Palmira
Membro
Registado: sexta jul 11, 2003 9:54 am
3 Cadelas_ YARA, TARI, MAGUIE (falecidas)
3 cadelas Tari II, NINA e Tweety

quinta ago 25, 2011 5:36 pm

Nitara Escreveu:Normal não é.
Os pais têm relação de parentesco ? Por vezes, criar aves com os pais a terem algum tipo de parentesco causa deformações físicas e às vezes até psicológicas ( mais raramente ).
Mas não sei se é esse o caso.
Dê-lhe osso de choco ou pedras de cálcio ( que afia e desgasta o bico, para além de fornecer cálcio ) para ver se o bico fica direito.
Essa deformação impede-o de comer ou limpar-se ? Se sim, pode sempre levá-lo ao veterinário, onde o tratarão e farão um diagnóstico correcto do problema que a ave pode ter.
Boa sorte.
:lol: Não, o casal não tem qualquer tipo de parentesco....até tenho cuidado com esse aspecto, e já faço criação há largos anos e nunca tal me tinha acontecido!
Osso de choco, de momento não coloquei nas gaiolas, mas têm sempre os bloquitos de cálcio, e, ele come bem, só que tem o bico diferente.
Obrigada pela intervenção, e, tb acho que não será normal, mas a minha preocupação seria as consequências futuras...ou se já havia acontecido com outros criadores!
Obriagada
<strong>MiraMartins</strong>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quinta ago 25, 2011 5:42 pm

Pois, a mim nunca me aconteceu pelo que não poderei ajudar mais.
De qualquer maneira, nunca vi periquitos, mas já tive uma caturra que tinha um crescimento do bico desuniforme, pelo que tinha de lhe cortar o bico de tempos a tempos. Isto foi aconselhado pelo veterinário, porque se eu não lho cortasse, a parte superior do bico espetava-se na garganta.
Por isso, se esse problema não for resolvido com as pedrinhas de cálcio ou com o tempo, aconselho a ir ao veterinário. Não deixe passar muito tempo se vir que o periquito está em sofrimento ou não consegue fazer a sua vida normal ( comer, beber, fazer a higiene das penas, etc. ).
Boa sorte para o passarinho!
Responder

Voltar para “Aves”