A fala

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior
Registado: segunda abr 28, 2003 9:56 pm

quinta out 16, 2003 9:04 am

Olá a todos!
Gostaria de saber truques ou até maneiras eficazes de ensinar uma caturra a falar(é cinzenta e têm cerca de 3 meses de vida) foi criada há mão, e encontra-se mansa.
Agradecia a vossa ajuda.
Abraço.

Imagem 8)
Aguiaselvagem
Membro
Registado: quinta ago 28, 2003 9:52 pm
Localização: Muitos gatos, duas cadelas, um cãozinho,um papagaio cinzento africano e dois piriquitos ingleses

quinta out 16, 2003 4:32 pm

Grave uma cassete com palavras que quer que ela aprenda e reproduza a cassete várias vezes por dia, pode também deixar o rádio ligado ou a t.v, e tem de ser também persistente, fale com ela todos os dias e tente usar as mesmas palavras por exemplo olá, bomdia...

Boa sorte ;)
Nita3000
Membro
Registado: domingo jun 29, 2003 7:50 pm

quinta out 16, 2003 7:04 pm

A tua Caturra foi criada à mão? ... o criador já tentou ensinar-lhe algumas palavras ou sons?

Teoricamente um passaro ensinado a falar desde a nascença será mais bem sucedido que os outros.

Quanto às aulas de fala só te posso desejar boa sorte.

O meu periquito (de seis meses e adequirido com 2,5/3 meses) aumenta o seu vocabulário de dia para dia, de facto já escrevi neste forum a queixar-me de ele ser lento a aprender a falar... e agora ele está a aprender tão depressa que até fico espantada.
Ele já diz
- "Olá"
- "Kiki"
- "Olá Kiki"
- "Bom dia"
- "Bom dia Kiki"
-"Kiki Bom dia"
- Fazia o ruido de dar beijinhos e tossia de uma maneira tão realista que se tivesse a voz mais alta enganava qualquer um.
- ... Ontem o Kiki disse: "Pequenino" e nem sequer ouve uma tentativa para ensinar-lhe essa palavra. Utilizamos essa palavra quando falamos com ele de forma carinhosa, mas é uma palavra longa e nunca pensamos que ele a aprende-se, agora vamos ver se ele a começa a repetir, isto é: agora é que ele vai começar a ser massacrado com "pequenino", "pequenino".

Espero que o exemplo do Kiki, um periquito, te motive. Teoricamente é mais facil ensinar uma caturra a falar do que um periquito, por isso não percas nunca a esperança e vai sempre insistindo.

Não te esqueces de oferecer liberdade à tua caturra e muito miminho. O Kiki adora-nos e por isso quer aprender a nossa fala.
O passaro tem de querer falar, tu não o podes obrigar.
O Kiki tem a gaiola sempre aberta, as asas nunca foram cortadas e voa por onde quer. Na hora das refeições voa para mesa e tenta a todo o custa assaltos os nosso pratos, imagina levantares o garfo para comeres e de repente veres duas asas brancas na tua frente e já está... o Kiki pousou no garfo.
O Kiki não tem o mínimo medo de nós e isso é fundamental, a tua caturra tem de ter total confiança em ti. Deves fazer com que ela se sinta parte da família, se ela achar que está no meio da sua família irá querer aprender a sua línguagem.

Boa sorte
Nita
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior

quinta out 16, 2003 7:09 pm

Olá nita!
Diz-me como começaste a ganhar confiança com o teu piriquito?
Usas-te algo não "natural"(cassetes gravadas,rádio,etc) para o ensinar a falar?
A minha pelo menos julgo que está mansinha ,não morde, deixa fazer festas, mas o facto de não imitar nem uma palvra ,deixa-me preocupado! :|

Abraço
8)
Nita3000
Membro

quinta out 16, 2003 8:23 pm

Tem calma, o Kiki não começou logo a falar. Para começar foi preciso domestica-lo primeiro, nesse ponto tu levas vantagem, depois levou o seu tempo para que aprendesse a falar. Depois estas coisas levam o seu tempo e não existem promessas.

Mesmo entre as variedades mais falantes de papagaios nem todos chegam a falar, isto apesar dos esforços dos seus donos.
Os passaros também têm a sua personalidade e maneira de ser e este é um factor determinante no que diz respeito ao aprender a falar.

Se o teu passaro quiser aprender a falar primeiro irá começar a fazer sons que não são tipicos de uma caturra, são as suas tentativas para emitar a fala humana. Depois, pouco a pouco irá aprender uma palavra simples que tu lhe irás ensinar. No entanto ele pode decidir que prefere outra palavra. O Kiki depois de ser massacrado com bom dia e olá decidiu que era melhor começar por dizer simplesmente "Kiki".

O teu passaro deve estar sozinho para que se possa identificar com os humanos. Também não lhe deves dar espelhos. Um passaro ao pé de um espelho fica estupido e aparvalhado, no entanto deves oferecer-lhe. Não foram utilizados gravadores com o Kiki, no entanto ele gosta da televisão por isso muitas vezes era deixada ligada só para ele.

Há quanto tempo estás a tentar ensinar a tua caturra?

Nita

PS: A tua caturra deve ter uma alimentação variada, se a alimentares só com ração completa ela vai ter deficiências vitaminicas.
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior

quinta out 16, 2003 9:07 pm

olá de novo Nita! ;)
Em relação aos sons, ela produz de vez em quando uns sons baixinhos, quando recebe miminhos na cabeça, penso que será de satisfação ,visto fechar os olhos e tudo.
A alimentação que recebe é a mistura para caturras, mais fruta e legumes( maça, espinafre,pera).
Vamos lá ver como decorre a aprendizagem, porque vai-me dar um gozo tremendo ter a minha linda caturra bem domesticada e acima de tudo feliz da vida.
Não referi no post anterior,ao facto de ela se encontrar em poleiro, solta durante todo o dia.

Abraço.
8)

EDIT: Estou a ensina-la sensivelmente há cerca de 1 mês.Ela têm 3 meses de idade.
Nita3000
Membro

quinta out 16, 2003 9:58 pm

Tens sorte em relação ao contacto. O Kiki gosta de ser ele a fezer-nos festas e a dar-nos beijinhos, ele gosta de estas colado a nós, pousando onde pode. No entanto quando tentamos fazer-lhe festas com a mão ele geralmente retrai-se. Deixa que o toquemos nas patas e no peito "odeleve", mas se ubusar-nos levanta vou. No entanto nunca é agressivo, nunca morde. As bicadas que dá são na brincadeira e não carrega.
No entanto aceita ser tocado em contexto. Se estivermos a brincar com ele, por exemplo quando está pousado cima do polegar e simulamos uma luta entre ele e o meu indicador, eu posso toca-lo à vontade e fingir que o empurro enquanto ele finge que me dá bicadas, o meu dedo chega a estar parcialmente dentro do seu bico , mas ele sabe a pressão a exercer para nunca me magoar. Devias ver, é um expectáculo. Para não cair do dedo quando o enpurro ele agarrasse com força ao dedo e bate as asas.
No entanto não me posso queixar porque geralmente os periquitos não gostam nada de contacto humano e o Kiki à sua maneira muito especial até vai gostando.

No que diz respeito ao teu poleiro... a caturra está completamente livre ou está presa por uma corrente?
Ela costuma voar pela casa?

Nita
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior

quinta out 16, 2003 10:02 pm

Completamente livre, sem corrente.
Voar ainda não voa porque mal se aguenta a grandes distancias no ar, ela tenta mas a falta de pratica não a ajuda.

Abraço 8)
Nita3000
Membro

sábado out 18, 2003 2:47 pm

Para álem de um poleiro uma ave deve ter uma gaiola, é o seu reino, o seu lar. Lá ela pode ir alimentar-se, descansar e dormir à noite. Não sei onde tens o teu poleiro, mas deve estar perto da gaiola, já que a ave ainda voa pouco.

Nita
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

quinta out 23, 2003 2:33 pm

olá!!

Acho fantástico ter ensinado um periquito a falar!! é realmente uma maneira de o passarito dizer k vos ama!! E é aí k está a verdadeira questão! primeiro temos k nos mentalizar que nem todos os psitacideos aprendem a falar! eles ou falam porque realmente gostam das pessoas e querem ser como elas ou porque estão com tanta gente mas na verdade n se sentem amados mas querem chamar a atenção (caso de papgaios nos cafés).

Eu tenho 2 papagaios e um deles ainda n tem 2 anos foi criado há mão e fala pelos cotovelos! mesmo frases muito grandes como " tou zangado contigo".
O outro veio para a minha casa por um acto de solidariedade pois ele era muito mal tratado pelo antigo dono e eu pedi ao senhor para mo vender! quando veio nem uma unica pena tinha porque se depenava todo de tar tanto tempo sozinho ao escuro e a comer apenas sementes de girassol, era tb muito bravo!! Esse pouco fala mas tb n podemos exigir muito de um animal que teve uma viada tão dificil nos 1ºs anos da sua vida! Mas agora é muito mansinho.

Acho que mais importante do que o bichinho falar é que ele realmente goste de nós e se sinta bem quando estamos por perto! o falar será uma consequencia disso e não devemos desesperar pelo nosso passaro não falar! ate porque há uns que nunca o chegam a fazer!

boa sorte para a sua caturrinha!!
LeThAlPoIsOn
Membro Júnior

quinta out 23, 2003 9:56 pm

Como já tinha referido, para mim é mais importante a saude e felicidade da minha caturrinha, que a sua aptidão para a fala.
A fala vêm por si só como bonus, não como prioridade. 8)

Abraço
LeThAlPoIsOn :)
Responder

Voltar para “Aves”