Periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Nicky2
Membro
Registado: segunda jun 20, 2011 3:03 pm

quarta set 07, 2011 2:07 pm

Olá foristas :D

Estou a pensar em comprar um casal de periquitos 8)

Gostaria que procriacem, eu tenho uma gaiola rectangular (de tamanho medio) um ninho que comprei numa pet shop (ninho de madeira mesmo para piriquitos) e gostava de saber se é preciso alguma ''coisa'' especial , como por exemplo pelo de cabra (uma coisa que os canarios usam para o ninho) ou se é so o ninho :lol:

Obrigado aqueles que responderem :D
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta set 07, 2011 2:22 pm

Olá!
Os periquitos não fazem ninho ( é extremamente raro os casos em que fazem ) e por isso pode colocar um pouco de serradura sem arestas afiadas no fundo do ninho, mas eu já fiz criação de periquitos sem colocar a serradura, por isso, acredito não ser totalmente necessário.
É necessário haver calma suficiente ao redor da gaiola. Não podem haver barulhos muito altos ou muita agitação e não se deve mexer na gaiola a não ser quando é estritamente necessária ( para alimentar, dar água e limpar ).
Tenha também a certeza que o casal é compatível ( não se observam lutas ou outras interacções violentas ).
Boa sorte.
Nicky2
Membro

quarta set 07, 2011 2:26 pm

muito obrigado pela resposta, eu ja tive um periquito, e mudava agua todos os dias, devo continuar assim certo?
Nitara
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 2:27 pm

Sim, sim. A água deve ser mudada todos os dias, para se manter fresca.
Nicky2
Membro

quarta set 07, 2011 2:29 pm

outra pergunta (peço desculpa por ser tão chato :oops: )

Eu devo comprar os periquitos jovens ou adultos?
Nitara
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 3:30 pm

Não faz mal :wink: .
Tente comprar um casal que não seja demasiado novo nem demasiado velho, por isso acho que deva comprar um adulto sim.
Mas também se levanta outra questão: Vai comprar e iniciar logo a criação ou vai dar tempo para o casal conviver e verificar realmente se são compatíveis ?
Se for a segunda opção pode comprar o casal jovem ( mas não demasiado ) e esperar até para o ano para o casal fazer criação, dando assim tempo para conviverem.
Mas se porventura deseja por algum motivo adquirir o casal e partir logo para a criação, pode comprar um casal já adulto.
Nicky2
Membro

quarta set 07, 2011 3:35 pm

por mim é igual , mas gostaria que fizesem logo reproduçõ
Nitara
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 3:42 pm

Então nesse caso, compre um casal adulto e se possível já estabelecido ( a não ser que queira escolher por si as cores e padrões dos pais ). Nalgumas lojas encontram-se casais já estabelecidos o que facilita a reprodução, pois o casal já se conhece e já conviveu.
Se quiser escolher mesmo os pais ( devido às suas características, cores ou marcas ou ainda personalidade, etc. ) então compre uma fêmea e um macho do seu agrado e junte-os.
Nicky2
Membro

quarta set 07, 2011 3:44 pm

se poder ser, vou escolher um ja estabelecido
Nitara
Membro Veterano

quarta set 07, 2011 3:54 pm

Ok. Mas tenha atenção para se certificar que o casal não tem ligações de parentesco ( o que por vezes resulta em filhotes com malformações físicas e às vezes, mas mais raramente, distúrbios psicológicos e comportamentos de auto-mutilação, etc. ).
Convém que o casal seja saudável ( isto nota-se pelas penas brilhantes e dispostas de uma forma regular, respiração sem qualquer ruído, excrementos sem sangue ou demasiado líquidos, etc. ) e pode sempre pedir para pegar na ave para verificar alguma coisa que ache importante, como a disposição do externo, o facto da região circundante do ânus estar limpa, etc.
Responder

Voltar para “Aves”