Caturra que faz FFF com o bico ( parece um gato)

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
pcastelao
Registado: domingo nov 15, 2009 7:46 pm

domingo set 18, 2011 12:19 pm

Boa tarde...
Gostava que me ajudassem, eu tenho um Caturra macho, que simplesmente, sempre que me aproximo da gaiola, faz ( fff, parece um gato e atira se á gaiola para me tentar morder) :cry: , eu li que as caturras são animais dóceis ( mas esta de dócil não tem nada), gostava que me dissessem se é normal isso acontecer e porque é que acontece. Gostava muito que ele fosse mais meigo, será que é por falta de companhia? Acham que devia arranjar outra Caturra?

Obrigado pela ajuda.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo set 18, 2011 4:38 pm

Olá!
As caturras tanto podem ser muito dóceis e carinhosas como autênticas feras! Tudo depende da maneira como foram e são tratadas, manuseadas, criadas, se já passaram por situações traumáticas e sobretudo depende da sua própria personalidade.

Por exemplo, se tiver sido calmamente criada à mão, uma caturra pode ser muito meiga, mas se não tiver sido criada à mão e tiver sido, por exemplo, tirada à força da gaiola muitas vezes, então não irá ser muito amável.

Normalmente, uma caturra quando não é domesticada, costuma fugir e não tentar morder ou ' rosnar '.
Quando é domesticada, mas o dono foi mudado ou não gosta de festas, costuma morder e fazer esses sons.

Se quiser ter uma relação mais amigável com a sua caturra, vá tentando cativá-la. Mude-lhe a água e a comida sempre à mesma hora e sem mostrar medo. Quando a caturra começar a ficar mais calma, tente dar-lhe comida por entre as grades e assim progressivamente.

Mas tenha noção que a personalidade dela pode ser agressiva por natureza e por vezes não adianta muito andar de volta dela a tentar que seja mansa, pois nunca vai ser.

Estes links pode dar umas dicas. São sobre papagaios, mas também se encaixam nas caturras:

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/como_pe ... o_dono/393

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/bicar_a ... pagaio/604

http://arcadenoe.sapo.pt/artigo/papagai ... essivo/544

Boa sorte.
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

quarta set 21, 2011 11:06 am

bom dia
a minha experiencia, é ter um casal de caturras, que nao sao nem nunca vao ser domesticadas, em contrapartida, tenho outra caturra, que é domesticada, anda pela casa toda, livremente, contente da vida, super meiga, carinhosa, e mito mimada.
mas a noite quando esta a dormir, se alguem se aproxima da gaiola faz esse barulho.
de resto janta connosco na mesa, tenho é de ter cuidado, porque senao comia tudo, literalmente tudo, arroz, massa, batata, carne, peixe.....
gosta muito é de pao....
mas ja ta com 7 meses, fui busca-la tinha ela acabado de comecar a comer sozinha
KAYTAY
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2011 5:29 pm

quarta set 21, 2011 11:52 am

jmdcl Escreveu:bom dia
a minha experiencia, é ter um casal de caturras, que nao sao nem nunca vao ser domesticadas, em contrapartida, tenho outra caturra, que é domesticada, anda pela casa toda, livremente, contente da vida, super meiga, carinhosa, e mito mimada.
mas a noite quando esta a dormir, se alguem se aproxima da gaiola faz esse barulho.
de resto janta connosco na mesa, tenho é de ter cuidado, porque senao comia tudo, literalmente tudo, arroz, massa, batata, carne, peixe.....
gosta muito é de pao....
mas ja ta com 7 meses, fui busca-la tinha ela acabado de comecar a comer sozinha
uma pergunta:

ela (e incluo todas as aves domesticadas) são como os gato que so fazem a porcaria no sitio proprios (calculo que seja na gaiola) ou CAGAM a casa toda...

alguém curioso... que gostava de ter uma ave domesticada...
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta set 21, 2011 12:49 pm

KAYTAY Escreveu:
ela (e incluo todas as aves domesticadas) são como os gato que so fazem a porcaria no sitio proprios (calculo que seja na gaiola) ou CAGAM a casa toda...

alguém curioso... que gostava de ter uma ave domesticada...
É mesmo por onde calha :lol:

Não é fácil habituar uma ave a fazer apenas num só sitio... não sei se alguém já tentou/conseguiu.

As aves que tive domesticadas, lá largavam a poiazita onde calhava, boa parte das vezes, nos meus ombros, onde se passeavam.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

quarta set 21, 2011 12:53 pm

Já agora digo que também tive uma caturra lutina domesticada e também comia connosco e andava sempre à solta. Fazia as necessidades onde lhe apetecia e esse comportamento era uma coisinha pequena comparada com o amor e carinho que ela nos dava. Nunca nos importámos.
Muitas vezes, eu acordava cedo com ela a piar muito alto, então trazia-a para ao pé da cama e ela ficava calminha. Quando eu fechava os olhos, ela mordia-me :lol: . Queria que tivesse ali ao pé dela!

Tive óptimas experiências com ela, por isso o sujar a casa com penas, excrementos, etc. nós perdoávamos sempre.
jmdcl
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 2:47 pm

kaytay

peço desculpa por nao me ter exprimido bem.
quando digo q ela anda fora, nao é o tempo todo, ate por causa desses motivos higienicos. ela tem um poleiro, ou a gaiola, e por ha periodos em que a tiro, e a deixo vir ter comigo ou para a mesa. depois volto a colocar no sitio. poleiro ou gaiola.
inclusive muitas vezes toma banho comigo.
mas apesar de estar na gaiola ou poleiro, passa muito tempo fora.
nao é das piores a cagar.
KAYTAY
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 4:33 pm

bom ja me decidi...

nada de animais que possam deixar rastos...

sou muito exigente com isso...

acho bonito quem se predispõe a isso... como ter gatos... cães... passarocos... etc...

(os gatos nao quero nao é por causa de obrarem em qualquer sitio pois sei que vao sempre ao mesmo sitio... mas deixam pelos por todo o lado e estragam sofás, cadeiras.... etc...)

PEÇO DESCULPA SE OFENDI(O) ALGUÉM....

são pontos de vista diferentes....

Friso que elogio quem o consegue.

valeu
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta set 21, 2011 5:37 pm

KAYTAY Escreveu:bom ja me decidi...

nada de animais que possam deixar rastos...

sou muito exigente com isso...

acho bonito quem se predispõe a isso... como ter gatos... cães... passarocos... etc...

(os gatos nao quero nao é por causa de obrarem em qualquer sitio pois sei que vao sempre ao mesmo sitio... mas deixam pelos por todo o lado e estragam sofás, cadeiras.... etc...)

PEÇO DESCULPA SE OFENDI(O) ALGUÉM....

são pontos de vista diferentes....

Friso que elogio quem o consegue.

valeu

São opções ;)

Não ofendem, aliás, até elogio a postura.

É preferível isto, a ter animais e depois andar sempre a choramingar que fez aqui ou fez acolá e que não aguenta e blá blá blá.

;)
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
KAYTAY
Membro Veterano

quarta set 21, 2011 8:32 pm

é....

eu acredito que os animais tem que ter excelentes condições...

e nao entrar em conflito com as nossas...

:lol:
jmdcl
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 10:26 am

aceito todas as opinioes como é obvio.
na minha casa, que tenho a sorte de ter um terraço, coloquei um viveiro com 35 aves de especies diferentes, dentro de casa 1 casal de caturras, mais 1 caturra mansa.
alguns dirao que exagero, outros que nao, que tem mais, e tem, mas no fundo o que nos une é a paixao, hobby, gosto, como quisserem por aves.
nunca foi meu objectivo, ter aves para ser criador, para vender.
logico que gosto, quando as aves tem os filhotes, vejo-os crescer e sair do ninho e serem adultos fortes.
se da trabalho? da muito. paciencia? alguma. mas, tambem ha momentos, que ficam registados e pensamos, como a natureza é bela.
a nivel de especies animais, nao estou a ver aquela, que nao suje as instalacoes, seja aves, caes, gatos, tratarugas. mesmo os peixes......
KAYTAY
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 12:25 pm

jmdcl Escreveu: ha momentos, que ficam registados e pensamos, como a natureza é bela.
a nivel de especies animais, nao estou a ver aquela, que nao suje as instalacoes, seja aves, caes, gatos, tratarugas. mesmo os peixes......
gostava de saber onde é que os peixes sujam...

o aquário sim.... mas basta mudar a água... e ja está... podem cair umas pinguitas de agua no chão... rarissimo... mas tabem quando faço uma tpa é sempre momentos antes da limpeza ao chão

(chamo a isto organização... muitos chamam mesquinhice - fica ao critério de cada um)

não podia deixar de comentar:

estou completamente de acordo...
eu "passo-me" a olhar pros meus amiguinhos peixes... e parece que destresso

ja tive um viveiro com cerca de 40aves de diferentes especies e também me davam muito prazer... mas habitava numa casa com um grande quintal e tinha-os nuns arrumos que ninguém utilizava (afastados da casa)...

hoje como habito num apartamento... que remédio tenho senao só ficar pelos peixes...
jmdcl
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 1:28 pm

em primeiro lugar para que nao restem duvidas, nao estou a tentar entrar em confrontos, ou tentar picar seja de que forma for. que fique bem claro.
claro que temos de adaptar, o nosso gosto por animais, ao especie que habitamos, logico que quando falei nos peixes, falava na necessidade de mudar a agua do aquario.
agora cada um é livre de consoante o espaço e gosto que tiver, comprar e ter os animais que quisser.
é a mesma historia, ha pessoas que tem caes e gatos em casa, e outros que dizem que nunca teriam.
sao gostos. eu ja tive mais aves, agora tenho menos, porque nao compro em quantidade para dizer que tenho muito.
gosto simplesmente.
KAYTAY
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 3:31 pm

jmdcl Escreveu:em primeiro lugar para que nao restem duvidas, nao estou a tentar entrar em confrontos, ou tentar picar seja de que forma for. que fique bem claro.
claro que temos de adaptar, o nosso gosto por animais, ao especie que habitamos, logico que quando falei nos peixes, falava na necessidade de mudar a agua do aquario.
agora cada um é livre de consoante o espaço e gosto que tiver, comprar e ter os animais que quisser.
é a mesma historia, ha pessoas que tem caes e gatos em casa, e outros que dizem que nunca teriam.
sao gostos. eu ja tive mais aves, agora tenho menos, porque nao compro em quantidade para dizer que tenho muito.
gosto simplesmente.
oh jovem...

eu so tava a mostrar o meu ponto de vista...

e também nao quero confrontos...

respeito quem tem.. e quem nao tem....

aqui nao se é preso por ter ou nao ter gato...
jmdcl
Membro Veterano

quinta set 22, 2011 4:51 pm

ok entendidos, obrigado pelo jovem.
alguma especie de aves preferidas? apesar de naoir comprar aves. se pudesse o q teria?
Responder

Voltar para “Aves”