diamantes gould

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
jmdcl
Membro Veterano
Registado: segunda set 07, 2009 8:24 am

domingo out 09, 2011 5:12 pm

tenho um viveiro no terraço, e notei que uma das femeas sempre que um dos machos se aproximava, abanava a cauda sem parar, para alem de andarem sempre a espreitar para dentro dos ninhos, talvez por estarmos a chegar a sua epoca de reproducao. pensei em por esse casal ca dentro de cas numa outra gaiola q tenho, a ver se da alguma coisa. aconselham?
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo out 09, 2011 5:30 pm

Se quiser fazer criação e a dita gaiola estiver preparada para tal, não vejo qualquer problema.
O facto da fêmea fazer isso é um sinal de que quer ser galada.

Mas tenha noção que os diamantes de Gould não são conhecidos por serem fáceis de criar e muitos deles abandonam os ovos ou os filhos.
Se tiver bengalins estes são muito aconselhados para criarem os ovos de outras aves e são particularmente usados para chocarem e criarem os filhos dos demais diamantes.

Boa sorte.
jmdcl
Membro Veterano

domingo out 09, 2011 6:15 pm

pois, eu tou indeciso desde os deixar la fora no terraco no viveiro, a ver se da, ou traz-lhos para casa. no viveiro tenho mandarins, bengalins, sparows, mas acho que como eles sao muito desconfiados, nao entram nos ninhos, por desconfinca, tirando uma femea gould, que ta sempre a entrar para um ninho de periquito.
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

domingo out 09, 2011 6:25 pm

Eu tenho criação de mandarins, e desde já é um passaro que acasala quase o ano todo, eu ja em 4 meses talves? Vou na 3/4 ninhada.
Pode leva-los para dentro sem problema, desde que a gaiola tenha o ninho, e material para eles o fazerem, em pouco tempo terá ovos.

Ofereci um casal á minha namorada, e em menos de um mes teve 4 ovos, nasceram 3 e ja estao quase independentes.
jmdcl
Membro Veterano

domingo out 09, 2011 8:00 pm

mas eu tava a falar de diamantes gould, eu com os mandarins tambem sao sempre a andar.... os goulds sao mais complicados, entao num viveiro ainda mais
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça out 11, 2011 1:57 am

O Gould não costuma criar bem(abandona com relativa facilidade a ninhada), contudo há casais que criam bem.
Mudar um casal para um local mais aquecido tem a vantagem de as crias não sofrerem tanto(não morrerem) com o frio caso eles decidam começar a dormir fora do ninho com os pequenos ainda não cobertos de penas.
Além disso controla-se melhor a alimentação estando separados dos demais pássaros.

A desvantagem é eles demorarem a adaptar-se à gaiola interior(caso a diferença de tamanho for grande) e não criarem.

O melhor seria mesmo separar uns casais de bengalins e por-lhes os ovos que os Goulds puserem no viveiro exterior.
Deeadman
Membro Veterano
Registado: quarta set 14, 2011 7:36 pm

terça out 11, 2011 10:01 am

nao sao assim tantos os gould que abandonam, o pessoal usa bengalins para os gould serem vacas parideiras, isto é, ao retirar os ovos dos gould estes estarão sempre a repor os ovos
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

terça out 11, 2011 12:31 pm

É verdade sim, a maioria das pessoas de facto não os deixa criar, tira-lhes os ovos logo para o bengalim, nem os deixam sequer chocar. É mais seguro e prático.
Por isso muitos pássaros já nem têm uma "postura normal", fazem posturas enormes, com dias de intervalo, e com pouco tempo de intervalo entre posturas. Parecem galinhas de postura.

Tenho conhecimento de alguns(poucos) casos em que foi permitido aos goulds tratar da sua ninhada.
Os que nunca tinham criado antes, fizeram uma postura normal, chocaram e criaram bem os filhos.
Os que já tinham estado em postura-intensiva começaram a normalizar a postura e chocar, contudo parece-me abandonarem com maior facilidade.
Se por várias vezes seguidas a ninhada não der certo, eles parece que "desanimam" e são mais negligentes na próxima... :?
Pelo que tenho visto criam melhor em viveiro do que em gaiola.

O problema que observei mais foi os pais deixarem de dormir no ninho(à noite) muito cedo, com os filhos ainda só com "canudos", ainda sem a protecção térmica das penas. Invariavelmente de manhã estão gelados e mortos. Mas se resistirem ao frio, eles continuam a tratar normalmente deles até estes se tornarem autónomos. Vi isto tanto no Gould como no Estrela... chocam bem, alimentam bem, são muito cuidados na limpeza do ninho, na defesa das redondezas do ninho chegando a ser muito agressivos(agarrar pássaros pelas patas ou ponta das asas e ficar com eles pendurados a chiar até não aguentarem mais com o peso e soltam :o ), o problema parece ser a particularidade de deixarem de dormir no ninho com a ninhada ainda muito pequena, mas não abandonam.
Num casal de estrela em que os filhos lhe foram mudados para um casal de bengalins no mesmo viveiro... pelo chamar dos pequenos eles continuaram a ir alimentá-los, mas ao ninho dos bengalins. Agora a agressividade era tanta que quando sairam do ninho os bengalins abandonaram os estrelitas... se eles se chegavam perto deles para lhes dar comer, os pais caiam-lhe em cima como setas, só se ouvia uma chiadela e umas penas a voar...
Responder

Voltar para “Aves”